terça-feira, 29 de maio de 2012

CECOGRAMA


Serviço Postal destinado aos deficientes visuais que utilizam o Braille para sua comunicação escrita.

O que é?

Objeto de correspondência impresso em relevo pelo sistema cecográfico (BRAILLE).
São considerados, também, como Cecograma placas gravadas em relevo (clichês) e os registros sonoros expedidos por instituições de cegos, oficialmente reconhecidas, ou endereçados a elas.

Características
· Quando da postagem, os objetos deverão ser apresentados abertos, para verificação das condições de aceitação;
· Deverá ser aposta no canto inferior esquerdo do objeto a palavra "CECOGRAMA";
· A correspondência deverá ter no máximo 7(sete) kg.;
· A postagem poderá ser realizada em regime nacional e internacional.
Quanto custa?
O cliente é isento do pagamento do preço de franqueamento. No âmbito nacional, também, é isento do pagamento do preço dos serviços adicionais.
www.correios.com.br/produtos_servicos/catalogo/mensagens/cecograma.cfmv

Síndrome X-Frágil - Sinais e Sintomas


www.xfragilsc.com.br
Quer saber mais? Então entre em nosso site: www.xfragilsc.com.br
00:02:41
Adicionado em 02/02/2012

domingo, 27 de maio de 2012

Jogo para alunos com síndrome de down‏

Mundo encantado
Dentro do Jecripe a criança viaja por um mundo encantando e colorido com Betinho - personagem com Síndrome de Down - realizando diversas atividades em três casas diferentes, narradas por uma voz feminina que encoraja o jogador.A primeira é a Casa das Bolhas, onde a criança tem apenas que arrastar o mouse, estimulando a motricidade fina. Na Casa da Música, o exercício é imitar as coreografias feitas por Betinho ao som de músicas folclóricas. A última é a Creche da Vovó, onde o bebê Samuca, que também tem a síndrome, pede que a criança pegue brinquedos, desenvolvendo a aptidão de clicar e arrastar o mouse ao mesmo tempo.As atividades, a voz amigável da narradora que elogia os acertos e a despedida no fim do jogo foram pensadas de modo a adequar-se ao público-alvo, que fica sempre convidado a retornar ao jogo. A identificação é o elemento fundamental na composição do Jecripe: desde personagens com as mesmas características até a mão de dedos curtos e grossos (característica do Down) como símbolo do jogo, reforçam a idéia de inclusão.
O  JECRIPE já está disponível para download nos seguintes endereços:
Opções para versão Mac:
Alternativa Mac OSX 2
Alternativa Mac OSX 3
Opções para versão Windows:
Alternativa 1
Acesse também o Baixaki para informações, opiniões e compare o JECRIPE com outros jogos.
Abaixo algumas imagens tiradas diretamente da versão disponível:
(clique nas imagens para uma melhor visualização)
Jecripe-01 Jecripe-02 Jecripe-03
Jecripe-04 Jecripe-05 Jecripe-06
Jecripe-07

sábado, 26 de maio de 2012

APLICAÇÃO DE PROGRAMAS DE ESTIMULAÇÃO VISUAL NA ESCOLA




... considerando que os professores não contam geralmente com formação 
específica e, além disso, nem sempre dispõem do tempo que a estimulação
visual muito individualizada exige, entendemos que a aplicação dos programas
voltados ao desenvolvimento da eficiência visual devem estar a cargo dos 
especialistas em crianças com baixa visão.

Não obstante, os professores devem estimular o uso da visão em todas as 
ocasiões que se lhes apresentem, ao longo da jornada escolar, que são muitas.
E promover na sala de aula tarefas como as apresentadas a seguir, nas quais o
deficiente visual grave deve participar ativamente.



RELAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO VISUAL PARA O CICLO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL


 ENSINO DO MOVIMENTO DOS OLHOS
- Avançar da esquerda para a direita.
- Aumento da visão periférica.
- Focalização com a cabeça em movimento.
- Seguir movimentos regulares.
- Seguir movimentos irregulares.

b) ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO VISOMOTORA
- Recortar.
- Colagem livre.
- Localização e colagem.
- Traçar com os dedos.
- Passar contas por fios.
- Traçar e colorir.
- Habilidades de autonomia:
- abotoar/desabotoar;
- amarrar/desamarrar cadarços;
- uso de ferramentas simples;
- transportar objetos;
- verter líquidos em recipientes.
- Brincadeira:
- tocar e bater;
- lançar e receber;
- corrida;
-salto/impulso/sucessão de saltos.

COMO FUNCIONA NOSSOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS

Observe a imagem, diga em voz alta a cor... NÃO A PALAVRA.



Neste exercício, observamos o funcionamento dos nossos hemisférios 
cerebrais e como entram em conflito. Enquanto o hemisfério direito do 
cérebro, que recebe todos os estímulos visuais, cores, imagens, desenhos
 tenta dizer a cor, o hemisfério esquerdo, especializado na linguagem e o reconhecimento das palavras, insiste em ler a palavra.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

PEQUENO LEITOR - Um site de gente pequena com grandes ideias

"Pequeno Leitor é um site criado para incentivar o interesse pela leitura em crianças de 5 a 10 anos por meio da internet. Para isso, cada área oferece um mundo virtual onde a força de interação da web, somada ao poder de encantamento da palavra, criarão juntas um universo mágico nas suas mais variadas formas. Seja por meio de histórias ilustradas e livrinhos virtuais, seja com poemas, brincadeiras rimadas, piadinhas, espaços para usar a imaginação, criando suas próprias histórias e outras atividades que estimularão a criatividade e a sensibilidade de cada criança.


Com este estímulo, a criança desenvolverá o hábito de ler por prazer e pela identificação. Para aqueles que têm interesse, mas ainda estão engatinhando na leitura, o ambiente letrado somado ao áudio das histórias, ajudará a consolidar um pouquinho mais o processo de alfabetização, já que a aproximação com este universo estimula a curiosidade e cria nos pequenos a vontade de entender como funciona o mundo à sua volta."


domingo, 20 de maio de 2012

JOGO DA MULTIPLICAÇÃO COM DOMINÓ

Jogo de multiplicação encontrado no blog do professor Phardal.
Material Usado: 20 peças de dominó, um tabuleiro e algumas pecinhas de borracha.
Assista ao vídeo e conheça as regras desse jogo:

sábado, 19 de maio de 2012

JOGO DO SOBE E DESCE

Jogo encontrado no blog do Professor Phardal. Durante a brincadeira, a criança faz diversas operações de adição e subtração com os números inteiros.  
O material do jogo consiste em um tabuleiro, dois dados de cores diferentes e  seis tampinhas. Durante o jogo, cada criança em sua vez,  lançará os dois dados e com os resultados obtidos, ela deverá subir ou descer uma determinada quantidade de casas. 
 Tabuleiro, 6 tampinhas e dois dados
Posição inicial dos jogadores
Movimentação das peças durante o jogo
Assista ao vídeo e veja os detalhes:

FECHE A CAIXA - RECICLADO

O feche a caixa é um antigo jogo, que foi muito usado pelos marinheiros da Normandia e regiões litorâneas da França e Inglaterra. É um jogo que exige um pouco de sorte e habilidade com a soma dos números. 
Para jogar o feche a caixa será necessário 9 tampinhas de refrigerante, 2 dados e um pequeno tabuleiro.
O jogo permite um ou mais jogadores
 Assista ao vídeo e veja os detalhes:
http://professorphardal.blogspot.com.br/search/label/Jogos%20Matem%C3%A1ticos

PESCA SÍLABA RECICLADO

Um jogo onde a criança se diverte numa emocionante pescaria magnética e brinca de formar palavras com as sílabas pescadas.

 Cercadinho feito com tubos de pvc
Veja as medidas do jogo

Material usado na construção do jogo
Tampinha sendo pescada
Assista ao vídeo e veja os detalhes
Sugestões encontradas no blog do Professor Phardal
http://professorphardal.blogspot.com.br/search/label/Jogos%20Reciclados

JOGO DA MEMÓRIA : ESTADOS E CAPITAIS


Veja como podemos trabalhar com os nomes dos Estados e das Capitais brasileiras, num interessante jogo da memória com tampinhas de refrigerantes.

Material Necessário:
27 tampinhas (para os Estados e o Distrito Federal)
27 tampinhas (para as Capitais)
1 mapa do Brasil (tamanho grande)

Tampinhas viradas com os nomes dos
Estados e das Capitais do Brasil
Tampinhas colocadas de acordo
com as suas posições geográficas
Lista com os nomes dos Estados
e das Capitais do Brasil
Assista ao vídeo e veja os detalhes:
http://professorphardal.blogspot.com.br/search/label/Jogos%20Reciclados

SILABOL - JOGO DAS SÍLABAS

Veja mais um jogo que envolve a formação de palavras através das sílabas. Trata-se do Silabol, um jogo onde as crianças se divertem ao lançar as bolas dentro de uma caixa com diversas sílabas e em seguida tentam formar palavras com as sílabas sorteadas.
Material do jogo:
- Uma caixa quadrada de 45cm de lado
- Três bolas de ping-pong
- Cem peças quadradas de EVA de 4,5cm de lado
- 50 cédulas pequenas (quinze de  R$ 1,00 - quinze de R$ 2,00 - dez de R$ 5,00 - quatro de R$ 10,00 - duas de R$ 20,00 - duas de R$ 50,00 - duas de R$ 100,00)
Regras do Jogo:
O jogador que começa a partida, lança as três bolas dentro da caixa. As sílabas sorteadas serão retiradas da caixa e o jogador tentará formar o nome de uma fruta. Durante a formação da palavra o jogador poderá retirar sem sorteio mais uma sílaba da caixa para completar a palavra. Caso o jogador consiga formar uma ou mais palavras, ele receberá R$ 2,00 por cada sílada da palavra formada.
Jogadores em uma partida do Silabol 
Sílabas sortedas após o lançamento das bolas
Jogador retirando as sílabas sorteadas 
Quem forma palavra recebe pagamento 

Mais jogos



Clique na imagem.

Treine quantas vezes for necessário até acertares as etiquetas.


http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Jogos&ID=23


Dona galinha foi... à discoteca!!!

É fim-de-semana!!!
Dona galinha foi... à discoteca!....
Não acreditas?? Então, espia
 [aqui]ou clica sobre a imagem...
Descubra como podes comandar os seus movimentos.

http://theclayman.com/fun/fun_stuff.html

A tabuada retangular




Cartilha Turma da Mônica - Educação

O gibi-cartilha da Turma da Mônica está fazendo o maior sucesso!
Responsável por ajudar a alfabetizar muitas crianças, a turma mais amada do Brasil agora também apoia uma Educação de qualidade!

Capa da revista Turma da Mônica ' Educação começa em casa"
A cartilha completa está disponível para download.
 Clique aqui para visualizá-la e aqui, se preferir fazer o download. 
Do site Educar para crescer. Baixe, imprima e passe adiante!

sábado, 12 de maio de 2012

Ideias para alfabetizar

Use a sua criatividade e promova jogos e atividades que ampliarão as possibilidades de LEITURA e ESCRITA das crianças.
Tome nota das seguintes dicas e procure colocá-las em prática, fazendo as devidas adaptações, conforme a sua realidade:


-Use jogos educativos nas suas aulas.
- Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos.
- Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente.
-Mude a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula.
-Faça os alunos participarem das aulas.
- Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola, por exemplo.
-Explore cartazes, vídeos, filmes.
-Traga jornais e revistas para a sala de aula.
-Aproveite todo o ambiente escolar.
-Crie aulas diferentes e divertidas.
-Elabore situações problemas para os seus alunos resolverem.
-Busque auxílio nos meios de comunicação.
-Troque experiências com os colegas.
-Valorize as opiniões de seus alunos.
-Peça sugestões aos seus alunos quando for preparar suas aulas.
-Faça trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos.
-Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.
- Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos.
- Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu trabalho.

Atividades diversas

Encontrei esta atividade visitando o blog http://universoinclusivo.blogspot.com.br/

CHAVEIRINHO DAS EMOÇÕES

 
Este material propõe a estimulação do aprendizado das emoções e sentimentos.
 Fica muito bonito em forma de chaveirinho ou pode ser feito em forma de fichinhas e colocar num envelope.Cartões recortados e plastificados. Ainda é possível fazer um cartaz das Emoções e fixar na parede da sala para visualização constante da criança.
Como brincar:
Um a um, vamos identificar e imitar cada uma das emoções.
É um jogo divertido, e ajuda a criança a identificar expressões faciais.
É engraçado porque passamos muito tempo fazendo caretase trejeitos para exemplificar a imagem! 
disponivel para imprimir em
http://www.mediafire.com/?0diw280jypcebq0

Atividade numerais até 10

 Como construir:
Imprimir colorido e plastificar.
Colocar pedacinho de velcro autoadesivo - vendem esse velcro nesses lugares que vendem artigos como linhas e botões -atrás do nome de cada número e embaixo das figuras dos números.

Encadernar  para utilizar  várias vezes.
Depois é só trabalhar as várias imagens relacionando com a quantidade.
Ideal para aprender o número em todos os níveis: quantidade, numérico e a caligrafia dos mesmos.
É muito bom de trabalhar por se tratar de material bonito e atraente.
disponível para IMPRIMIR
http://www.mediafire.com/?z88sklaucaj53n5

CORPO HUMANO





 JOGO DO CORPO HUMANO
As crianças com necessidades educativas especias de aprendizagem necessitam visualizar várias vezes o mesmo conceito para aprendê-lo. Este material propões exatamente isso, a visualização dos nomes das partes do corpo humano, juntamente com sua respectiva imagem.
É importante que este material seja plastificado  para maior durabilidade.
Não esquecendo de colocar velcro autoadesivo atrás dos nomes do corpo humano e em cima junto as imagens para a junção das mesmas.
  Disponível para imprimir em

ALFABETIZANDO COM CAIXA DE FÓSFOROS


Esta ideia é ótima e fácil de fazer, basta colocar as imagens na parte da frente da caixinha de fósforo e a palavra dentro da caixinha separado em sílabas e plastificada com fita adesiva para maior durabilidade.
Depois, basta brincar com a criança de olhar as imagens e aprender a palavra.
Use sua criatividade e amor que tudo fica perfeito