quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Dicas ortográficas do Blog do Gramaticando


      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

      Dicas de Caligrafia

      Encontrei estas dicas no blogdogramaticando.blogspot.com.br. Vale a pena 
      visitar e seguir.
      Letra feia é uma coisa. Letra bonita é outra coisa. Letra legível é outra coisa. Letra
      ilegível é outra coisa. 

      Qual é o tipo de letra que você precisa usar na redação? Resposta: letra LEGÍVEL, 
      que possa ser lida. Isso independe de beleza.


       Você pode escrever de modo torto e feio, mas se eu puder ler o que você escreveu
      então quer dizer que a letra é "legível".

      Dicas gerais de caligrafia.

      1ª) O "i" e o "j" tem pingo sim. Não adianta ficar teimando e ignorando o maldito
      pingo.

      2ª) O til é isso: ~. Pronto. Apenas um "s" deitado e esticado. Às vezes, por simples
      preguiça,  acabamos transformando o til num traço horizontal.

      3ª) Diferencie o "a" do "o". Lembre que o "o" é cortado e o "a" tem a perninha.

      4ª) Diferencie o "r" do "s". Essa é, sem dúvida, o maior problema da caligrafia.
      Na letra cursiva,
      dependendo do modo que a gente escrever, nós acabamos transformando o "r"
      e o "s" na mesma letra. "Como fazer então?" Dê o seu jeito: pegue uma folha de
      papel e vai treinando. Depois mostre pra tia, pra vizinha, pra mãe ou pra qualquer
       um e veja se eles conseguem diferenciar as duas letras. Caso contrário, será
      melhor treinar mais.

      5ª) Diferencie as letras maiúsculas das minúsculas. Pode parecer simples, mas tem
      gente que coloca as letras maiúsculas e minúsculas na mesma altura e no mesmo
      modelo de modo inconsciente, sem perceber. 
      Foto: Letra feia é uma coisa. Letra bonita é outra coisa. Letra legível é outra coisa. Letra ilegível é outra coisa. 

Qual é o tipo de letra que você precisa usar na redação? Resposta: letra LEGÍVEL, que possa ser lida. Isso independe de beleza. Você pode escrever de modo torto e feio, mas se eu puder ler o que você escreveu então quer dizer que a letra é "legível". 

Dicas gerais de caligrafia. 

1ª) O "i" e o "j" tem pingo sim. Não adianta ficar teimando e ignorando o maldito pingo. 

2ª) O til é isso: ~. Pronto. Apenas um "s" deitado e esticado. Às vezes, por simples preguiça, acabamos transformando o til num traço horizontal.

3ª) Diferencie o "a" do "o". Lembre que o "o" é cortado e o "a" tem a perninha. 

4ª) Diferencie o "r" do "s". Essa é, sem dúvida, o maior problema da caligrafia. Na letra cursiva, dependendo do modo que a gente escrever, nós acabamos transformando o "r" e o "s" na mesma letra. "Como fazer então?" Dê o seu jeito: pegue uma folha de papel e vai treinando. Depois mostre pra tia, pra vizinha, pra mãe ou pra qualquer um e veja se eles conseguem diferenciar as duas letras. Caso contrário, será melhor treinar mais. 

5ª) Diferencie as letras maiúsculas das minúsculas. Pode parecer simples, mas tem gente que coloca as letras maiúsculas e minúsculas na mesma altura e no mesmo modelo de modo inconsciente, sem perceber. 

Você tem mais alguma dica? Talvez eu tenha me esquecido de alguma. Faça um comentário e compartilhe a sua dica conosco!

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

      sábado, 8 de dezembro de 2012

      sábado, 1 de dezembro de 2012


      Aqui vai uma lista de conteúdos (do AEE) para ser desenvolvido com o aluno Baixa Visão 



      Objetivo Geral

           Desenvolver de forma positiva nos educandos baixa visão a autonomia e independência ressaltando suas potencialidades visuais, fortalecendo a auto-estima através das interações, bem como ampliar sua capacidade funcional da visão explorando ao máximo seu potencial visual útil para a execução de tarefas.

      Objetivo específico

           Ampliar o funcionamento visual até o mais alto grau possível de eficiência, com ou sem auxílio óptico através de um processo sequencial sistemático e gradativo de estimulação visual, conduzindo à aprendizagem visual.

      Conteúdos a serem trabalhados com educandos Baixa Visão

      • Luminosidade – fixação/segmento visual 
      • Papel picado
      • Mosaico
      • Recorte com tesoura (livre, linhas, formas, gravuras)
      • Bordado
      • Alinhavo
      • Desenho livre
      • Contorno colorido
      • Pintura com pincel
      • Jogo dos 7 erros
      • Modelagem a partir de miniaturas
      • Réplica de pintores
      • Pontilhado/tracejado/ labirinto
      • Figura-fundo
      • Projeção de figuras através do retroprojetor
      • Uso da luz artificial da lanterna em diversos segmentos (sempre partindo do centro)
      • Esquema corporal – identificação/lateralidade/imitação de gestos simples e complexos
      • Cores
      • Percepção de linhas
      • Percepção de formas geométricas
      • Percepção de gravuras
      • Percepção de detalhes
      • Relação de igualdade e diferença
      • Sequência lógica
      • Coordenação viso motora
      • Motricidade ampla e fina
      • Discriminação figura-fundo/sombras
      • Orientação espacial/temporal/espaço-temporal
      • Grafismo: limite/traçado/ritmo
      • Colagem
      • Leitura
      • Orientação de mobilidade
      • Expressões faciais
      • Expressões de sentimentos
      • Conceito de imagem através do espelho
      • Atividades da vida diária
      • Estimulação dos sentidos remanescentes
      • Treino do recurso óptico
      • Uso da lupa eletrônica
      • Preensão (movimento de pinça)
      • Encaixe (enfiar, enroscar, abotoar, atar, perfurar, alinhar)
      • Cópias de objetos e gravuras 
      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

      Estimulação visual!

      Visitando o blog http://cemespi.blogspot.com.br/search/label/AEE encontrei esses vídeos  para estimulação visual. 

      wee see - collection one

       
      Atividade com estímulos mais simples. Para iniciar o trabalho.


      wee see - collection two

      Atividade mais elaborada, mais estímulos.

      Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nn25EUPGL0k&feature=relmfu
      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

      Livros com atividades para alfabetização

      Livro com diversas atividades que podem auxiliar na alfabetização de nossas crianças


      Clique na imagem para baixar

      Volume III Vamos Brincar a Rimar, 4 a 7 anos

      Volume I Promover a Literacia, Da Teoria à Prática Pré-Escolar (4 a 6 anos)

      Volume II Promover a Literacia, Da Teoria à Prática Pré-Escolar  1º Ano  



      Coleção editada pela associação de paralisia cerebral de Coimbra.



      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

      Branca de Neve em PECs


      Historinha da Branca de Neve em PECs. 
      Vale a pena baixar

      Acesse este site  e faça Download: http://pt.scribd.com/doc/96207856/Branca-de-Neve


      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...