domingo, 30 de junho de 2013

Inscrições para mestrado em matemática vão até 5 de julho

Pós-graduação


Professores de matemática das redes públicas de educação básica, com curso de graduação, podem concorrer a 1.570 vagas do programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), oferecido pelo governo federal. A quarta edição do exame recebe inscrições até 5 de julho, pela internet. As provas serão aplicadas em 31 de agosto próximo, e o curso começa em março de 2014
De acordo com o presidente do conselho gestor do Profmat, Marcelo Viana, o mestrado, com duração de 24 meses, prevê três períodos letivos por ano. Um de quatro meses, seguido de intervalo, e outro de mais quatro meses, além de um intensivo nas férias de verão. O formato, explica o coordenador, visa a facilitar a vida dos educadores, uma vez que 80% dos mestrandos combinam o exercício da atividade docente com a pós-graduação.

sábado, 29 de junho de 2013

Experiência da Aprendizagem Mediada

A teoria da EAM (Experiência da Aprendizagem Mediada, de Feuerstein) prevê um trabalho ativo junto ao aluno com deficiência Intelectual e baseia-se em um verdadeiro sistema de crenças. 
Como já fora mencionado, o elemento principal do AEE para o aluno com deficiência Intelectual  é o próprio professor, ou seja, é a prática, a ação pedagógica desse profissional. Neste sentido, para que de fato seja possível implementar esse espaço de apoio é preciso que o professor acredite no trabalho em que propõe realizar:

a) O professor tem que acreditar na modificabilidade cognitiva de seu aluno;

b) Tem que acreditar que ele mesmo, professor, pode ser modificado e se tornar capaz de ensinar esse aluno;

c) Tem que acreditar que esse aluno é capaz de aprender o que está sendo ensinado;

d) E tem que acreditar que o processo educacional efetivo será alcançado;

e) E, sobretudo, deve acreditar que esse processo, do qual ele é o agente mediador mais importante, será de fundamental importância para definir as possibilidades de sucesso no processo de desenvolvimento educacional de seu aluno com deficiência Intelectual.

Caso não haja essa transformação na forma de o professor considerar o processo de ensino/aprendizagem para o aluno com deficiência Intelectual  não haverá recurso tecnológico, instrumento ou organização de trabalho capaz de auxiliá-lo a desenvolver um planejamento pedagógico promotor de processos de construção de conhecimento.

Fonte: Práticas educacionais inclusivas: Deficiência mental.  Drª Claudia Dechichi e MS. Juliene Madureira Ferreira

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Histórias em PECs


Em minhas andanças pela Net  encontrei este endereço  http://pt.scribd.com/ausendanunes com historinhas  em PECs. 
Vale a pena conferir e baixar

Clique nas figuras faça Download

 A Formiga e a Cigarra
  A Galinha Mais o Pato

 A_Bela_e_o_Monstro
 Carochinha
  A árvore

   A Fada Oriana

terça-feira, 25 de junho de 2013

DICA PARA TRABALHAR CORES, MORADIA......

Esta sugestão pode ser aplicada com a turma para falar sobre o tema moradia, habitação, projeto quem sou eu e também cores! A dica é muito fácil e simples!
Para aprender clique no link abaixo:
http://www.pragentemiuda.org/2013/06/dica-para-trabalhar-cores-e-moradia.html


Fonte: http://www.pragentemiuda.org/

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Habilidades viso-motora

Uma atividade simples feita com suporte de isopor ( desses usados em  laboratório) e tampinhas de diferente tamanhos (tipo de creme dental, pomada).
Nessa atividade trabalhamos  atenção, concentração, coordenação viso-motora e discriminação visual. 
As tampinhas maiores deveriam ser colocadas nos orifícios do isopor e as menores deveriam ficar no saquinho.



Multiplicação com material dourado

O Material Dourado é um jogo matemático cujo objetivo é ensinar as crianças a contar e calcular. Com ele é possível e ensinar as classes e as ordens de um número, fazer cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão. 
Cada aluno pegou um tabuleiro ( unidade, dezena e centena simples). Iniciamos fazendo um ditado de números com o material dourado  e tirando as dúvidas que iam surgindo. Logo após fui ditando operações de multiplicação e os alunos iam resolvendo com o material dourado e depois na folha para comparar  os resultados.


Pareamento de cores

Circulo de papelão ( do tamanho de um prato), eva e tampinhas de refrigerante é possível preparar tabuleiros para trabalhar pareamento e sequencia de cores, quantidades, coordenação, atenção e equilíbrio (para não virar os 'pratinhos", colei 4 tampinhas de refrigerantes no fundo, como se fossem pezinhos).


Trabalhando quantidades

Com essa atividades é possível trabalhar ordem numérica,sucessor e antecessor, ordem crescente e decrescente, número, numeral,  seleção de cores...




A joaninha que não tinha bolinhas: Atividades

Joaninha 

Joaninha - aceitando as diferenças
Uma história muito bacana sobre uma joaninha que nasceu sem bolinhas e não era aceita pelas demais. Possibilita um ótimo trabalho sobre a importância do respeito às diferenças. Clique no link para baixar.

- No próximo arquivo, a história vem acompanhada de atividade interativa em power point: A Joaninha - atividades (2).ppt (4 MB)
- Nos arquivos abaixo, você encontrará joguinhos divertidos que seus alunos vão adorar.

sábado, 22 de junho de 2013

Cartelas para trabalhar quantidades

Você pode imprimir as cartelas, colar em papelão e plastificar para ficar mais resistente



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Filme: Como estrelas na terra


Pessoal!

Já assisti esse filme várias vezes. Ele é lindo.
Vale a pena conferir, principalmente quem trabalha com crianças.



É só expandir a tela e assistir!

Sinopse: Taare Zameen Par – filme da produção de Bollywood – conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção…

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Jogo dos pontinhos

Gosto muito de trabalhar esse jogo com as crianças, pois desenvolve habilidades como a atenção, concentração,  raciocínio lógico, percepção visual, além de ser um jogo atrativo, fácil e rápido de fazer.
Trabalhamos primeiro na folhinha e depois as meninas foram para o computador jogar o jogo da cerca, só que contra o computador :)


Jogo dos vizinhos

 O jogo trabalha quantidades, sequência numérica, números até 20, sucessor e antecessor, ordem crescente e decrescente


Jogo dos vizinhos 1

 Eduardo trabalhando com o jogo dos vizinhos. 

 


terça-feira, 18 de junho de 2013

Tabuleiro de Multiplicação








Com esse jogo é possível trabalhar a multiplicação, soma dos pontos e escrita por extenso.
É necessário, no mínimo, 2  jogadores e no máximo 6. Cada grupo deve ter uma cópia do tabuleiro, dois dados, lápis de cores diferentes (ou hidrocor). Os alunos jogam os dois dados e multiplicam, os números obtidos. Em seguida, devem localizar no tabuleiro o resultado da multiplicação e colorir com sua cor escolhida. 
Quando o jogo  estiver completo, todos os participantes somam suas cores e preenchem a tabela. O vencedor é aquele que tiver a maior pontuação

Weslen, Elton e João jogando com o tabuleiro da multiplicação

Como eles ainda tem dificuldades para compreender a tabuada, usamos também o ábaco de cordão (tabuada de tampinhas) e o ábaco da tabuada.


Labirinto

Um joguinho simples mas que desenvolve a capacidade de concentração, estratégia e destreza. Construí com caixinha e palitinhos de picolé.
Coloquei três bolinhas de gude, cobri a caixa com uma lâmina para retroprojetor, colei com cola quente e passei fita em volta ( para evitar perder as bolinhas).
As crianças devem:
*Levar as três bolinhas para o outro lado do labirinto.
* Levar somente a bolinha branca, depois a azul...
.


"Brincando" com tampinhas de amaciante.

Materiais simples que permitem trabalhar atenção, concentração, equilibrio, diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos,sequência, posição e orientação.


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Coordenadas Geográficas

Visitando o Sala de Aula Geografia On line, encontrei algumas atividades sobre coordenadas geográficas.
Clique na imagem  a seguir, leia a história em quadrinhos do Paulinho para conhecer um pouco mais sobre nosso planeta.

Após ler a história, clique na imagem abaixo para jogar