sábado, 24 de agosto de 2013

Um pouquinho sobre a Kelli


Durante todo o mês de agosto estaremos trabalhando sobre Folclore com pesquisas na internet, entrevistas com os pais, cantigas, lendas, trava-língua, frases de caminhões, brinquedos e brincadeiras, etc.
Os pequenos vão trabalhar cantigas, brinquedos e brincadeiras. Os alunos maiores ficaram responsáveis de fazer as pesquisas na internet sobre as lendas, trava línguas e frases de caminhões ( cada um escolhia o que pesquisar, porém todos optaram por  assistir vídeos sobre as lendas e pesquisar trava línguas e frases de caminhões).  
Kelli, que perdeu a visão aos sete anos, não quis pesquisar. Ela queria saber como as crianças viam os personagens do folclore e pediu para tirar uma cópia de cada personagem e contornar para ela sentir a forma. As crianças escolheram as imagens na internet, imprimi e contornei com cola quente. Algumas imagens eles pintaram e recortaram e outras deixamos para Kelli porque ela queria colorir também.
Foi muito interessante a felicidade dela ao receber as folhas com as imagens contornadas. Ela tocava cada imagem e falava: “ Nossa, eu não lembrava mais como era...eu era muito pequena quando estudei folclore”. Logo ela pediu para pintar e perguntou se eu a ajudava com as cores. Enquanto pintava cantava uma música muito bonitinha sobre folclore. Perguntei de onde ela conhecia aquela música e ela disse que cantava na escola quando estudava na primeira série.
Naquele momento compreendi porque ela só quer ler livros infantis com figurinhas, porque pede tanta folhinha, papelzinho com desenho; porque fala como uma menininha; se comporta como uma criança, apesar de já ter 17 anos. Em razão do tumor cerebral e das várias cirurgias que a deixou sem visão (passou por sete), ela perdeu aquela fase dos livrinhos ilustrados, coloridos; dos cadernos enfeitadinhos, dos lápis de cor, das brincadeiras de crianças...
Ela perdeu uma importante fase da sua vida e quer vive-la. Fico pensando como ajuda-la a dar vida a essa criança que continua dentro dela e ao mesmo tempo ajuda-la a se tornar uma mulher, seguir com os estudos, ter uma profissão, se tornar independente e lutar por sua felicidade.

Que Deus nos ilumine!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário