quinta-feira, 30 de maio de 2013

Como Decorar Tabuada Fácil,

 Aprenda a decorar tabuada de forma prática e rápida com o Professor Márcio Barbosa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogos para fixar a tabuada


















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogos para fixar tabuada

Multiplicação
Teste os seus conhecimentos da tabuada. Escolha os números que pretende multiplicar por forma a obter o valor indicado no fundo da tela! Quanto mais rápido for, mais pontos obterá!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tabuada

Uma representação visual de diferentes tabelas de multiplicação de 2 a 50

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Multiplication_table
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogos para fixar tabuada

Tabuada


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quase Gente Grande: Relógio com minutos

Quase Gente Grande: Relógio com minutos: - Relógio para trabalhar com as crianças as hora e os minutos. As crianças adoraram. Acharam que ficou fácil  identificar as horas...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Jogos Educativos: Ciências

             Corpo Humano                       Cinco Sentidos
  
            Coleta Seletiva                       Sistema Solar
  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogos educativos: Matemática



Jogo da Adição


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogos Educativos: Inglês





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogos educacionais





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cantinho para trabalhar estimulação visual


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 28 de maio de 2013

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lei do Espectro Autista

É muito importante o conhecimento dessa lei, pois através dela, muitas crianças com transtornos do espectro autista passam a ter seus direitos de saúde e educação assegurados. Confira a lei na íntegra:


Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos
Mensagem de veto
Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no8.112, de 11 de dezembro de 1990.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
Art. 1o  Esta Lei institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece diretrizes para sua consecução. 
§ 1o  Para os efeitos desta Lei, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica caracterizada na forma dos seguintes incisos I ou II: 
I - deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; 
II - padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos. 
§ 2o  A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DICAS PARA PROFESSORES QUE TRABALHAM COM AUTISTAS

Miguel Higuera Cancino especialista em autismo há 30 anos, publicou seu livro: Mi hijo no habla. Relatando as experiências com seu filho autista, hoje com 10 anos. Miguel é fonoaudiólogo com largo conhecimento sobre o espectro autista. Ele nos deixa 13 valiosas dicas aos professores que atuam com crianças autistas. 

1 - Pedir às famílias um relatório dos interesses, preferências e coisas que causam desagrado a cada criança.

2 - Utilizar preferências e materiais de agrado para a criança na aula o no pátio para estabelecer um vínculo com a escola e as pessoas do ambiente escolar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Avaliação Língua Portuguesa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 26 de maio de 2013

Jogo das Sombras

CLIQUE NA IMAGEM abaixo, ARRASTE A FIGURA COM O MOUSE ATÉ A SUA SOMBRA.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogos de colorir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogos para 1º ano

Manda Letra
Nesse jogo, você deve movimentar o menino para a direita ou para a esquerda, usando as setas do teclado, até o espaço em branco. Depois é só digitar a letra  correspondente para formar a palavra. 

clique sobre a imagem, e você será redirecionado para a página do jogo.

Monte as Palavras

Arraste as letras para formar as palavras, de acordo com a imagem exibida.


Brincando com as vogais

Complete as palavras corretamente com as vogais.

clique sobre a imagem, e você será redirecionado para a página do jogo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de maio de 2013

terça-feira, 21 de maio de 2013

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

· Explorar os objetos com mãos, pés, corpo, descobrindo sua textura e consistência

· Fazer uso de esquemas motores secundários: bater, puxar, sacudir, empurrar e levantar objetos de diferentes texturas e consistências

· Explorar os objetos, fazendo movimentos circulares com as mãos para reconhecer o formato e adquirir a noção do todo, associada à indicação visual
· Achar orifícios, detalhes, diferenças nos objetos, através da exploração visual ou tátil
· Oferecer objetos significativos como: talco, desodorante, xampu, embalagens, para reconhecimento e descoberta de uso e função
· Procurar objetos que caíram do lado, embaixo, na frente, atrás do corpo
· Propiciar experiências táteis e auditivas com objetos que façam o aluno sentir-se produtor do som ou do movimento: molas, canudos, bexigas
· Encaixar copos, latas, tampas, empilhar objetos de formatos e tamanhos diferentes, construir formas com esses objetos
· Oferecer objetos para reconhecimento e indicação do seu uso e função: telefone, escova, pente, sapato, carro, boneca, etc.
· Imitar ações e expressões
· Ajudar a descobrir as diferentes maneiras de usar os objetos. Por exemplo: colher serve para comer, sacola serve para colocar compras, brinquedos e roupas
· Explorar simultaneamente a forma, o tamanho e os detalhes dos objetos
· Vivenciar relações espaciais com o corpo e com objetos: entrar e sair de caixa, pneus, tubos
· Puxar, arrastar, empurrar objetos de tamanhos e peso diferentes
· Subir em caixas, cadeiras, mesa, banco, escadas, descobrindo as diferenças de altura, largura, profundidade
· Realizar movimentos atendendo ordens simples: abaixar, subir, pular
· Passar por dentro de arcos, de tubos, de cima para baixo, de baixo para cima, nomeando as posições
· Orientar-se em relação aos colegas: colocar-se à frente do colega na fila, às costas, ao lado
· Deslocar-se em direção ao som, em linha reta, fazendo o trajeto de ir e vir
· Posicionar-se em relação aos colegas, descobrindo pela voz, quem está perto e longe
· Descobrir objetos escondidos em diferentes posições, marcando com som quando está longe ou perto (está frio... está quente .... está esfriando.... está esquentando
· Orientar-se em relação a um objeto: colocar-se ao lado, dentro, fora, em cima
· Localizar e guardar objetos e brinquedos em armário
· Andar sobre cordas em linha reta: cordão de comprimentos diferentes
· Estabelecer sempre os mesmos horários e locais para a rotina desenvolvida, para que a criança possa antecipar, organizar-se e construir o mapa mental
· Vivenciar sequência de ações enfatizando o começo, o meio e o fim
· Andar em passos lentos/ rápidos com marcação rítmica do som
· Caminhar de acordo com duração de apito: curto/longo. Variar com tambor e chocalhos
· Descrever oralmente acontecimentos passados e futuros
· Realizar experiências enfatizando o antes e o depois
· Organizar caixas com sequência de atividades utilizando objetos que representam a ação que vai ser realizada, vivenciando o “agora, antes e depois”
· Familiarização da escola com sondagem do ambiente para identificar “pontos de referências e pistas”
· Utilizar brinquedos como pré-bengala (carrinho de boneca, cavalo de pau, raquete de tênis, etc) para localizar obstáculos
· Localizar janelas, portas e mobiliários da sala
· Caminhar entre os móveis e brinquedos em diferentes direções
· Caminhar no pátio, entre cordas paralelas, colocadas à altura da criança
· Caminhar entre obstáculos (construir caminhos, labirintos, com bloco de madeira, sacos de areia, etc)
· Informar ao aluno se as pessoas, os animais e os carros se aproximam ou se afastam do local comentando o que fazem
· Aproximar-se e afastar-se do aluno falando para que ele perceba se o professor ou colegas estão perto ou longe
· Sentir o calor do sol e os pingos da chuva
· Imitar movimentos e posições do corpo: caminhar, parar, abaixar, levantar, ajoelhar, engatinhar, flexionar braços, mãos e dedos
· Reconhecer objetos por semelhanças e diferenças, fazer pareação
· Separar massas, moedas, pedrinhas, descobrindo atributos semelhantes ou diferentes dos objetos
· Descrever as semelhanças entre os atributos
· Iniciar pequenas “coleções” com todas as crianças criando oportunidades de contagem
· Organizar “sacos surpresas” com objetos variados para que a criança verbalize os atributos desses objetos
· Fazer construções com objetos, sucatas grandes e pequenos
· Vestir e retirar roupas de bonecos de tamanhos diferentes
· Brincar com jogos simbólicos onde a criança vivencie várias situações do cotidiano mudando os papéis (feirinha, supermercado, escola, cabelereira, etc...)
· Preparar a mesa para o lanche, distribuindo os utensílios
· Preparar jogos como: memória com objetos e figuras (diferentes texturas)
· Realizar atividades que permitam à criança nomear objetos, pessoas, animais, plantas, etc...
· Participar de adivinhações simples ( o que é, o que é, através de pistas ou jogos orais)
· Criar histórias a partir de objetos concretos e fatos vividos e ajudar a criança a reproduzi-las
· Cantar músicas que descrevam ações e contenham gestos
· Planejar a rotina diária em conjunto, dando ênfase no que será feito ANTES e DEPOIS
· Fazer massinha de modelar
· Usando as mãos: passar manteiga no pão, torradas, descascar algumas frutas
· Descascar frutas e legumes e identificá-los através de atributos, semelhanças de tamanhos, cores, etc
· Identificar os diferentes tipos de alimentos durante a refeição
· Usar o guardanapo
· Identificar o direito e o avesso das roupas
· Lavar o rosto e pentear os cabelos
· Uso adequado do sanitário
· Aprender a assoar o nariz
· Brincar de tomar banho, ensaboar-se identificando as partes do corpo
· Abotoar e desabotoar botões, colchetes, primeiro em situações lúdicas como despir e vestir bonecos
· Brincadeiras de roda, jogos de tradições orais tais como: cantigas, parlendas, rimas, etc
· Brincadeiras de execução de ordens simples do tipo: O chefinho mandou colocar as mãos no pescoço, cotovelo, joelho, tornozelo, etc...
· Brincar de esconde-esconde onde a criança escondida será identificada por algumas pistas orais
· Jogos com rimas
· Elaborar brinquedos sonoros com sucatas, grãos, sementes .

PS:
- O professor pode indicar algumas destas sugestões para a família como uma forma de participação;
- Utilizar estas sugestões com as outras crianças (videntes), será gratificante para todos;
- O professor pode pedir que as crianças auxiliem o deficiente visual em algumas atividades.
A maioria dessas atividades foram extraídas do livro “O desenvolvimento Integral do portador de deficiência visual da Intervenção precoce a integração escolar" – Marilda Moraes Garcia Bruno


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SITE CIDADE DOS DIREITOS


SITE CIDADE DOS DIREITOS: Na Cidade dos Direitos você aprende brincando sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Balde "abre e fecha"

Balde para guardar pecinhas. Em volta fixei tampas com formatos ,  tamanhos e cores variadas para trabalhar o movimento de abrir e fechar, orientação espacial, cores, conceitos como:maior-menor, em cima - embaixo, ... 
Obs: Meu aluninho de 3 anos chama de  "Balde das tampas". :)



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sequência numérica com tampinhas

Cartela para trabalhar sequência numérica de 1 a 20.
As tampinhas, de frascos variados, têm os números correspondentes à cartela.

Eduardo e Giovana "brincando" de organizar as tampinhas na cartela de números.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quebra-cabeça com caixinhas

Usei caixinhas de creme dental, de tinta para colorir cabelos, de barrinha de cereais e figuras coloridas de animais.
Obs: Não encapei as caixinhas, pois descolei cada uma, virei o lado colorido para dentro, montei novamente e colei com cola quente





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...