domingo, 31 de agosto de 2014

Monstrinhos de pedras

Eduardo criando monstrinhos de pedras. 
Foi uma atividade interessante pois Dudu demonstrou interesse e autonomia ao escolher a tinta no armário, usar e lavar o pincel, escolher onde colar os olhinhos, bem como a cor e o formato das boquinhas. A única participação minha foi colocar a cola quente no local escolhido por ele para colar os olhinhos.
Ao final de cada aula, vamos para o computador e Eduardo faz o registro da atividade usando o programa AraWord, (software de comunicação aumentativa/alternativa que permite a utilização de pictogramas enquanto a criança digita o texto)
Na próxima aula daremos os últimos retoques e depois levaremos os monstrinhos para o jardim da escola.




quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Pirâmide das cores


Eliã brincando com a pirâmide das cores.
O jogo foi feito com quadrados de compensados medindo 20x20 (mas pode ser feito com papelão grosso) e tubos de papelão, desses que vem em rolos de TNT ou de tecidos.
Pintei os tubos usando seis cores diferentes. Desenhei círculos nos quadrados e pintei usando as mesmas cores dos tubos.
Para jogar, a criança deverá equilibrar os tubos nos círculos desenhados nos quadrados, pareando tubo e círculo da mesma cor.
O material desenvolve noção de quantidades,  atenção, percepção, concentração, equilíbrio,  e melhora a coordenação motora; além de a criança se divertir brincando com as cores e montando uma bonita torre .

Clique aqui para visualizar outras imagens do material.

A seguir quatro imagens de Eliã montando a pirâmide das cores.



Lucas e Vinícius trabalhando com a tabela de dupla entrada

Entre outras atividades, trabalhamos com a tabela de dupla entrada, utilizando cartas de baralho. O jogo consiste em cruzar o número/letra da vertical, com o naipe da horizontal e colocar a carta no lugar correto.
Como Lucas ainda apresenta dificuldades para identificar número/numeral, a atividade auxiliou também na identificação dos algarismos e quantidades.
Aqui você encontrará detalhes do material.
A seguir 11 imagens mostrando Vinícius e Lucas trabalhando com o jogo.



Caça bichos

Caça bichos era um encarte de alguma revista que estava guardado entre meus materiais há muito tempo.
Certo dia, mexendo em meus papeis, encontrei este material cheio de figurinhas de animais. Resolvi colar em um papelão para ficar mais firme, peguei várias tampinhas de nascau, digitei os nomes dos animais e colei em cada tampinha. 
Uso o material da seguinte maneira: as crianças escolhem uma tampinha, leem as palavras e colocam sobre o animal correspondente.
Lucas e Vinícius estão em processo de alfabetização. Os nomes dos animais escritos com sílabas simples, já estão conseguindo ler; os que envolvem sílabas complexas, ainda encontram um pouco de dificuldade, mas um acaba auxiliando o outro e todos conseguem encaixar suas tampinhas.
Clique aqui para conhecer detalhes do jogo.
A seguir seis imagens de Lucas e Vinícius, jogando "caça-bichos" ( ainda vou mudar o nome do jogo rs)


domingo, 24 de agosto de 2014

Roda de multiplicar

Visitando o site Actiludis, encontrei este material e amei. A roda de multiplicar consiste em 10 círculos, que depois de preenchido pelos alunos devem  ser unidos e manuseado sempre que tiverem dúvidas em relação a tabuada. Uma maneira diferente de trabalhar a tabuada com as crianças.
O material estava em espanhol. Passei para o português mas preservei a fonte no rodapé.
Logo após as imagens você encontrará alguns links de outros modelos para baixar.
 

Curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia.

REPASSANDO

Novas oportunidades no Polo-UAB/Santos:
Universidade Federal do ABC (UFABC) para o Curso de pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
Público alvo: Professores em exercício, com vínculo nos sistemas públicos de  ensino e formação em nível superior nas seguintes áreas: Bacharelado e/ou Licenciatura em Matemática; Química; Biologia; Física; Ciências e áreas interdisciplinares afins.
Período de inscrição: até 29/08/2014, exclusivamente pelo endereço eletrônicohttp://uab.ufabc.edu.br/index.php/processos-seletivos/processosy-seletivos-alunos.
Taxa de Inscrição: Isento            Número de vagas: 30
Duração: 370 horas.          Inicio do curso: 08 de Novembro de 2014
O edital e demais informações sobre este processo seletivo podem ser acessados no endereço eletrônico: http://uab.ufabc.edu.br/

sábado, 23 de agosto de 2014

Jogo: O Pequeno Empresário

Recentemente comprei este jogo (O Pequeno Empresário, da Pais e Filhos) para meus aluno. Através do jogo é possível trabalhar sistema monetário, juros/porcentagem e estimular a educação financeira. É uma versão mais simples do banco imobiliário, mas que atrai as crianças.
O jogo contém um tabuleiro, 4 cartelas, 1 roleta, 84 notas, 12 pinos e 1 dado. Resolvi fazer algumas adaptações: nas quatro cartelas colei miniaturas do nosso dinheiro e substituí as 84 cédulas por "dinheirinho" para trabalhar o nosso sistema monetário.
A seguir, três imagens do jogo. Na primeira mostrando a caixa do jogo e o tabuleiro. Na segunda, as cartelas já modificadas,  a roleta, os pinos e o dado, e na última imagem, as regras do jogo.


Matix adaptado

O jogo Matix é um jogo que estimula o pensamento matemático, promove o desenvolvimento do raciocínio, exercita e estimula um pensar com lógica e com critério, ensinando o aluno a interpretar informações e buscar soluções. 
Fiz o jogo em relevo para que Kelli ( Nossa aluna DV) pudesse jogar como os outros alunos. Como não foi possível fazer um tabuleiro, em razão do tamanho das peças, distribuí as peças sobre a mesa redonda e isa fazendo umas adequações durante a partida.
Para fazer o jogo usei 64 círculos de madeira (cortei com serra copo), cobri com contact preto e colei os números de EVA. (Clique aqui para conhecer as regras do jogo e baixar a tabela de números).
Kelli não enxerga; para ficar todos na mesma condição, Leticia e Gabriel participaram da jogada com os olhos vendados. A seguir oito imagens mostrando Kelli, Gabriel e Leticia, em volta da mesa redonda, jogando Matix na Sala Multifuncional.
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sábado, 9 de agosto de 2014

Multiplicação- Método chinês

Este método consiste em  colocar feixes de retas paralelas (palitinhos)  que se cruzam de acordo com a  multiplicação pedida. O total dos pontos de  encontro das retas será o  resultado da multiplicação.
A seguir seis imagens do material e no final, um vídeo explicando como se multiplica usando o método chinês.



Jogo de somar com caixas de fósforos e palitinhos coloridos







Essa ideia encontrei no Gente Miúda. Um jogo simples feito com caixas de fósforos vazias, cartões com operações e respostas para colar nas caixinhas. Optei por usar também palitinhos de duas cores, representando cada parcela da operação para facilitar o processo de contagem antes de verificar o resultado.
Clique aqui para conhecer o jogo forme palavras feito com caixinhas de fósforos.
A seguir, seis imagens mostrando o jogo de somar com caixinhas de fósforos.


Jogo das balas

Jogo para trabalhar noção de quantidade, operações matemáticas, sequência lógica, cores, atenção  e concentração.
Usei três dados  feitos de caixinhas de suco:  Um com números até 6, outro com cores e outro com sinais matemáticos ( + e -) e algumas regras de acordo com o nível dos alunos; três "baleiros" feitos de papelão e a "balas" nas seis cores usadas no dado.
Cada criança deve ter seu baleiro com 18 balinhas cada ( três de cada cor). 
Cada cor de "bala" recebe uma pontuação ( de acordo com o nível dos alunos)
Escolher quem inicia  jogada. 
Jogar primeiro o dado de sinais. Se cair "fique sem jogar", a criança deverá passar a vez. Se cair "multiplique seus pontos por dois", deverá multiplicar a quantidade de balinhas do baleiro por dois e completar com  mais balinhas ( de acordo com as cores que já estão no tabuleiro. Se tinha duas verdes, ficará com quatro...). Se cair o sinal "+" ou "-", deverá jogar, também, o dado de números e o dado de cores e adicionar ou retirar balinhas. Se por acaso o número de "balas" do tabuleiro for menor do que o indicado no dado, o aluno pode "ficar devendo e pagar em uma outra rodada ou retirar outras "balas" até fechar as quantidade correspondente". Ex. se no tabuleiro tem somente 3 vermelha e ao jogar os dados o aluno tira - 6 vermelha. as balas vermelhas valem 3 pontos cada. 3 x 6=18. O aluno, se não quiser ficar devendo, pode ir tirando outras balas de outras cores até somar 18 pontos
Cada nova jogada os pontos devem ser registrados na tabela de pontos. Após cinco rodadas, faz-se a contagem dos pontos.
A seguir, dez imagens do jogo, entre elas a cartela das balas,  o molde do baleiro e a cartela de pontos

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Curso de Atendimento Educacional Especializado - AEE

As inscrições para a 10ª edição do Curso de Atendimento Educacional Especializado - AEE - 250h irão até o dia 12 de agosto de 2014.

O curso é destinado a professores das redes municipal e Estadual de todo o país.
Para se inscrever basta encaminhar e-mail solicitando informações para aeeufsm@gmail.com
A coordenação responderá enviando todos os dados e informações necessárias para se inscrever e tentar uma vaga!!!
O curso é ótimo!!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Quebra- Cabeça Soletrando

Encontrei estas lindas cartelas no blog Espaço Educar.
Imprimir, plastificar e recortar nas linhas demarcadas.
Este material auxilia as crianças que estão iniciando a formação de Palavras, além de desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração e a associação de idéias.





domingo, 3 de agosto de 2014

Jogo da árvore I

Jogo para trabalhar noção de quantidade, operações matemáticas, habilidade manual, sequência lógica, atenção  e concentração.
Usei dois dados - feitos de caixinhas de suco:  Um com números até 6 e outro com sinais matemáticos ( + e -) e algumas regras de acordo com o nível dos alunos; um tabuleiro ( de papelão, compensado ou isopor) e tampinhas.
Cada criança deve ter seu tabuleiro com seis tampinhas cada. 
Escolhe quem inicia  jogada. 
Jogar primeiro o dado de sinais. Se cair "fique sem jogar", a criança deverá passar a vez. Se cair "multiplique seus pontos por dois", deverá multiplicar a quantidade de tampinhas do tabuleiro por dois e completar com  mais tampinhas. Se cair o sinal "+" ou "-", deverá jogar, também, o dado de números e adicionar ou retirar tampinhas.
Cada nova jogada os pontos devem ser registrados na tabela de pontos. Após cinco rodadas, faz-se a contagem dos pontos.
A seguir, oito imagens do jogo, mais a cartela dos dados e a tabela de pontos



Memória das cores








Para fazer este jogo usei tampinhas de caixas de suco/leite, EVA colorido e pedaços de papelão. 
Optei por fazer cartelas com os nomes das cores que servirão como pesquisa e outra cartela com as cores e retângulos brancos plastificados, para as crianças escreverem os nomes das cores, usando pincel para quadro branco
É um jogo simples que pode ser usado para trabalhar as cores, a coordenação motora fina, abrir e fechar,  a função pinça dos dedinhos das crianças e a escrita dos nomes das cores.
A seguir, nove imagens das cartelas do jogo.




sexta-feira, 1 de agosto de 2014

APOSTILA SOBRE DISLEXIA COM ATIVIDADES

Apostila sobre dislexia com atividades, elaborada por Leila Bambino

Clique a imagem abaixo para baixar a apostila