sábado, 13 de dezembro de 2014

Dislexia

Encontrei esse importante material na página da Associação Brasileira de Dislexia - ABD.
Vale a pena curtir e acompanhar a página. ;)

Legislação de apoio para atendimento ao disléxico


LDB 9.394/96

Art. 12 - Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I - elaborar e executar sua Proposta Pedagógica.
V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
Art. 23 - A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
Art. 24 - V, a) avaliação contínua e cumulativa; prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período.

Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA)

Art. 53, incisos I, II e III
“a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – direito de ser respeitado pelos seus educadores;
III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.”

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sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Materiais para o AEE

Esses são alguns dos materiais que adquirimos, na Clik Tecnologia Assistiva, com a verba da acessibilidade. Falta chegar o Vocalizador GoTalk 20+ que estava em falta mas já foi postado no correio.
De todas as empresas pesquisadas, a Clik foi a que tinha os preços mais acessíveis. A entrega foi super rápida: compramos no dia 04 e dia 10 já havíamos recebido.
Como atendemos alunos baixa visão, optamos por estes tipos de teclados para que seja usado tanto na Sala de AEE quanto no laboratório de Informática da escola.
Acredito que na próxima semana a parte física (banheiros, rampas e corrimão) também estará OK rsrs
O Programa Escola Acessível disponibiliza recursos para ações de acessibilidade na escola,  como construção de rampas, alargamento de portas e passagens, adaptação de banheiros,  instalação de corrimãos, aquisição de itens como cadeiras de rodas, bebedouros, mobiliários acessíveis e  tecnologia assistiva.
Para saber se sua escola foi contemplada em 2012, clique aqui ou em 2013, clique aqui 


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Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

DIA 2 DE DEZEMBRO DE 2014 foi promulgado O DECRETO Nº 8.368, que Regulamenta a Lei nº 12.764, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Presidência da República
Casa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos
Regulamenta a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012,
DECRETA:
Art. 1o A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
Parágrafo único.  Aplicam-se às pessoas com transtorno do espectro autista os direitos e obrigações previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, promulgados pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, e na legislação pertinente às pessoas com deficiência.
Art. 2o É garantido à pessoa com transtorno do espectro autista o direito à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, respeitadas as suas especificidades.
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terça-feira, 2 de dezembro de 2014

JOGO: COMPLETE A SEQUENCIA

Mais um material feito com pedaços de papelão, números em EVA e velcro para trabalhar sequencias até 20. 
Com esse material é possível trabalhar: sequência numérica; antecessor e sucessor ; pares e ímpares e leitura dos algarismos. 
Nessa atividade optei por colar alguns números no tabuleiro e deixar outros espaços vazios para que Vitor completasse com os números faltantes. Ele pegava os círculos, falava o nome do algarismo e depois procurava o lugar correto para encaixá-lo no tabuleiro
A seguir, seis imagens mostrando Vitor encaixando os números no tabuleiro.


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Pareando letras do alfabeto.





Nessa atividade a criança procura as letras do alfabeto na caixa sensorial, identifica-as em voz alta e depois coloca no tabuleiro, sobre a letra correspondente. É uma atividade simples, mas que exige da criança atenção, concentração, coordenação motora e perseverança para concluir a atividade.



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