sábado, 14 de fevereiro de 2015

VAMOS CUIDAR DA NOSSA ÁGUA

Estes últimos meses o Estado de São de Paulo vem sofrendo com a falta d’água em muitas cidades. Porém, esta situação não atinge apenas a região metropolitana de São Paulo, é também uma preocupação que todos nós, usuários, devemos ter, evitando o desperdício de água. Daí a importância da mudança de alguns hábitos. A redução do consumo de água requer uma nova postura e conscientização das pessoas. Algumas dicas de manutenção podem ser eficazes em nossa residência e que podem ajudar, e muito, a economizar este bem tão precioso que é a água. 


Dica 01- Tubulação. Um furo na tubulação pode desperdiçar cerca de 3.200 litros de água por dia, tendo a base de 15mca de pressão e um furo de 2mm. Verifique vazamentos: fechar todos os produtos que consomem água e esperar a caixa d´água encher. Depois de cheia, e com todas as torneiras fechadas, caso o hidrômetro continue girando é quase certo que haja vazamento na tubulação ou em algum produto.

Dica 02- Banho. Fechar o registro enquanto se ensaboa, pode reduzir o consumo de 300 litros para 160 litros por banho. Número suficiente para 80 pessoas beberem água durante um dia, com base de 15 minutos, com vazão média de 20l/min.

Dica 03- Higiene bucal. Fechar a torneira durante a escovação dos dentes e ao fazer a barba também economiza o equivalente a seis garrafas PET de dois litros, por dia. Pense nisso!

Dica 04- Vaso Sanitário. A bacia sanitária é que consome água e não a válvula de descarga, como muitos pensam. As bacias fabricadas até 2002 podem gastar mais de 12 litros de água por fluxo; a partir desta data os fabricantes só podem comercializar bacias com consumo de 6 litros. O ideal é fazer a troca pela bacia mais econômica.

Dica 05- Válvula de descarga. Escolha a opção com meia descarga e descarga, o que já representa uma redução de 60% do consumo de água.

Dica 06- Pinga-pinga da torneira. Uma torneira pingando o dia todo pode desperdiçar até 46 litros. Quanto mais forte é fechada a torneira, mais danificado fica o vedante. O certo é chamar a autorizada do produto para fazer o conserto.



Dica 07- Cozinha. Durante 15 min, ao lavar a louça com a torneira aberta, é possível gastar em média 180 litros de água. Antes de lavar os pratos, remova os restos de comida e jogue-os no lixo, e mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça. Assim não se desperdiça água.

Dica 08- Máquina de lavar. Procure ligar a máquina quando estiver com a capacidade máxima de roupa a ser lavada.

Dica 09- Lavagem do carro. Substitua a mangueira pelo balde. Uma mangueira aberta pode encher uma piscina de 1000 litros durante 20 minutos. Com um balde, este número reduz para 100 litros.

Dica 10- Torneiras. Escolha produtos que misturem jato de ar com água, pois proporciona uma mistura de jato abundante, sem deixar a economia de lado. Pesquise.


Aqui são apenas algumas dicas simples que podem ajudar bastante a economizar água, e reduzir o valor da nossa conta também. São pequenas atitudes, mas que em grande quantidade, que fazem toda diferença!

Material Castilha Deca Vamos Cuidar da Água.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário