domingo, 29 de março de 2015

Atividades pedagógicas:Língua Portuguesa

Mais atividades do site Camaleão Camaleoa,  para fazer downloads
Não deixe de visitar, pois tem muitas outras atividades legais para usarmos com nossos alunos
  
DOC.01.pdf
Visualizar Download
Cruzadinha - Campo Semântico: Animais 
Josiane Amorim
DOC.02.pdf
Visualizar Download
Pintar o nome das figuras - Campo Semântico: Animais 
Josiane Amorim
DOC.03.pdf
Visualizar Download
Descubra os enigmas 
Josiane Amorim
DOC.04.pdf
Visualizar Download
Lista de Cores 
Josiane Amorim
DOC.05.pdf
Visualizar Download
Decifrar os enigmas - Campo Semântico: Animais 
Josiane Amorim
DOC.06.pdf
Visualizar Download
Caça-Palavras - Campo Semântico: Animais 
Josiane Amorim
DOC.07.pdf
Visualizar Download
Pintar apenas os nomes masculinos 
Josiane Amorim
DOC.08.pdf
Visualizar Download
Pintar apenas os nomes de objetos da cozinha 
Josiane Amorim
DOC.09.pdf
Visualizar Download
Pintar apenas os nomes de objetos e vestuários femininos 
Josiane Amorim
DOC.10.pdf
Visualizar Download
Parlenda: O macaco foi à feira 
Josiane Amorim
DOC.11.pdf
Visualizar Download
Parlenda: Sete dias a semana tem 
Josiane Amorim
DOC.12.pdf
Visualizar Download
Pintar o nome das figuras - Campo Semântico: Materiais Escolares 
Josiane Amorim
DOC.13.pdf
Visualizar Download
Alfabeto minúsculo de imprensa - organizar  
Josiane Amorim
DOC.14.pdf
Visualizar Download
Caça palavras - Campo semântico: Nomes próprios 
Josiane Amorim
DOC.15.pdf
Visualizar Download
Música: O sapo não lava o pé 
Josiane Amorim
DOC.16.pdf
Visualizar Download
Lista: Nomes próprios 
Josiane Amorim
DOC.17.pdf
Visualizar Download
Pintar o nome das figuras - Campo Semântico: Alimentos 
Josiane Amorim
DOC.18.pdf
Visualizar Download
Parlenda: Segunda, te amo. 
Josiane Amorim
DOC.19.pdf
Visualizar Download
Caça palavras - Campo semântico: Personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. 
Josiane Amorim
DOC.20.pdf
Visualizar Download
Caça-Palavras - Campo Semântico: Brinquedos 
Josiane Amorim
DOC.21.pdf
Visualizar Download
Animais - Letras justas 
Josiane Amorim
DOC.22.pdf
Visualizar Download
Caça-Palavras - Campo Semântico: Animais / Ordem Alfabética  
Josiane Amorim

Atividades pedagógicas: Matemática

Visitando o site Camaleão Camaleoa, encontrei diversas atividades maravilhosas para fazer downloads
Não deixe de visitar, pois tem muitas outras atividades legais para usarmos com nossos alunos
DOC.13.pdf
Visualizar Download
Números por extenso  
Josiane Amorim
DOC.14.pdf
Visualizar Download
Pirâmides da Adição 
Josiane Amorim
DOC.15.pdf
Visualizar Download
L.Port/Mat: Números por extenso - Associação Número/palavra 
Josiane Amorim
DOC.16.pdf
Visualizar Download
Completar sequências com adições 
Josiane Amorim
DOC.17.pdf
Visualizar Download
Pintar o maior número de cada par 
Josiane Amorim
DOC.18.pdf
Visualizar Download
Sugestão de Avaliação 
Josiane Amorim
DOC.19.pdf
Visualizar Download
Adições com e sem reserva.  
Josiane Amorim
DOC.20.pdf
Visualizar Download
Sequências Numéricas - Tema gerador: Páscoa 
Josiane Amorim
DOC.21.pdf
Visualizar Download
Adição sem reserva - Tema gerador: Páscoa 
Josiane Amorim

sábado, 28 de março de 2015

Apostila Tangram

Olhe que material maravilhoso que encontrei no blog Libras Ceada, criado pela professora surda  Zanúbia Dada.
Ela organizou uma apostila,com 54 páginas, para trabalhar com o jogo Tangram.
Para conhecer e baixar o material, clique aqui





  

Gibi Maurão e o Bruxinho


Olhem que legal o material que encontrei no blog Libras Ceada. Histórias em quadrinhos criadas pela professora surda Clara Ramos Pedroza juntamente com desenhista surdo Mauro Gondim. São histórias direcionadas para o público surdo com personagens muito divertidos.
A seguir uma pequena amostra do Gibi.

Para conhecer e baixar o material, clique aqui ou na primeira imagem.



quinta-feira, 26 de março de 2015

Lucas

  Um pouquinho das atividades realizadas com o Lucas.
  Quando iniciamos os trabalhos com esse aluno em 2014, após ser transferido da APAE para o AEE; nos deparamos com uma criança agressiva,  sem limites e que não aceitava ser contrariado. Em relação  ao aprendizado, Lucas não reconhecia cores, números/quantidades e nenhuma letra do alfabeto; não sabia escrever seu nome e não tinha coordenação para escrever, pintar ou recortar.
  Após muito trabalho em conjunto com a auxiliar de sala, chegamos ao final do ano de 2014 colhendo os frutos do nosso empenho: Lucas estava mais calmo, respeitando os professores e sua auxiliar, já conseguia escrever seu nome, reconhecia algumas cores e o melhor de tudo, já começava a ler e escrever palavras com sílabas simples.
  Ao iniciar o ano de 2015, ficamos com receio de que Lucas pudesse esquecer o que tinha aprendido no ano anterior, mas para nossa surpresa, ele voltou mais animado, sua coordenação melhorou muito e está com muita vontade de aprender.
 A seguir, oito imagens mostrando duas atividades desenvolvida neste dia. Nas primeiras 4 imagens, trabalhamos com produção de texto a partir de uma fotografia onde aparecia Lucas e seu amigo. Como nosso aluno ainda se perde ao deixar os espaços entre as palavras, fiz uma mãozinha com o dedo indicador levantado para que ele lembre que entre uma palavra e outra deve deixar "um dedinho".
  Nas 4 últimas imagens, Lucas está trabalhando com bingo (atividade que ele escolheu ). Como ele ainda reconhece somente números até 9, falava os algarismos que formavam os números das bolinhas e eu explicava como se lia e quais os algarismos formavam as dezenas.


domingo, 8 de março de 2015

Atividades adaptadas para aluno baixa visão_alfabetização

Atividades adaptadas a pedido da professora para aluno baixa visão
São 36 páginas de atividades adaptadas em fonte Arial, espaçamento expandido e tamanho 28.
Para baixar e imprimir em PDF clique aqui ou no formato Word aqui

domingo, 1 de março de 2015

LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014.

 Plano Nacional de Educação - PNE
Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Estratégias:
4.1) contabilizar, para fins do repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, as matrículas dos (as) estudantes da educação regular da rede pública que recebam atendimento educacional especializado complementar e suplementar, sem prejuízo do cômputo dessas matrículas na educação básica regular, e as matrículas efetivadas, conforme o censo escolar mais atualizado, na educação especial oferecida em instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com o poder público e com atuação exclusiva na modalidade, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007;
4.2) promover, no prazo de vigência deste PNE, a universalização do atendimento escolar à demanda manifesta pelas famílias de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, observado o que dispõe a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;
4.3) implantar, ao longo deste PNE, salas de recursos multifuncionais e fomentar a formação continuada de professores e professoras para o atendimento educacional especializado nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas;

ESPAÇO EDUCAR: Jogo educativo com fichas para imprimir! Atividade...

Olhem que ideia legal para trabalhar quantidades. No ESPAÇO EDUCAR: Jogo educativo com fichas para imprimir! Atividade... vocês encontrarão detalhes do material e as fichas para imprimir.
A atividade consiste em preencher as taças  com tampinhas coloridas, de acordo com o numeral, colocando as quantidades correspondentes...