sexta-feira, 31 de julho de 2015

Livro: Comigo não, camaleão! (ampliado)










Mais um livrinho para nossos alunos baixa visão. Foi todo digitalizado e adaptado em fonte ampliada. 
Clique aqui para baixar o livro ampliado no formato pdf oaqui para baixar em formato word para futuras modificações.

Observação: O livro já está configurado para imprimir em formato brochura (livrinho)

domingo, 12 de julho de 2015

Sala de AEE- algumas mudanças

Estou sempre mudando algum detalhe em minha sala para torná-la mais atrativa aos meus alunos. 
São pequenos detalhes como a forração de uma cadeira, um tapete diferente, a disposição de uma caixa de jogos, uma almofada colorida...Penso ser importante, de tempos em tempos, fazermos essas pequenas mudanças para "renovar as energias" do ambiente :)




Sobre uma mesa branca, pode-se ver diversos materiais, como ábaco de tampinhas, bingo, dicionário de Libras, jogo visiomotor, entre outros. Embaixo da mesa, uma caixa azul com os instrumentos da bandinha.

Pareando frases x figuras

Esse é mais um material que confeccionei com a ajuda dos alunos. As imagens encontrei na net faz muito tempo (e não lembro a fonte) e as frases, os alunos criaram, digitaram e formataram no computador, durante as aulas de estimulação. 
Cada aluno escolhia algumas imagens e criava as suas frases.
Depois imprimi em cartolina A4 , plastifiquei com contact e colei em papel kraft 420g ,para ficar mais resistente.
Como jogar: As imagens ficam espalhadas no centro da mesa e as fichas com as frases ficam viradas, num determinado espaço, combinado com os alunos. Decide-se quem começa o jogo.
O primeiro aluno pega uma ficha com a frase, lê em voz alta (se necessário o colega ou a professora podem auxiliar na leitura) e procura, entre as imagens, aquela que melhor se identifica com a sua frase.  Encontrando, forma par (frase x imagem) e coloca do seu lado da mesa.
O outro aluno faz o mesmo processo até terminar todas as fichas.
A seguir, seis imagens dos alunos jogando e logo após, mais seis imagens dos dois montando um quebra-cabeça, jogo escolhido por eles para encerrar as atividades do dia .