"...onde houver turmas de alunos enfileirados em salas-celas, não haverá inclusão. Onde houver séries de aulas assentes na crença de ser possível ensinar a todos como se de um só se tratasse, não haverá inclusão." José Pacheco
domingo, 20 de setembro de 2015
Álbum de animais
Organizando minhas pastas, encontrei este álbum dos bichos com 36 figurinhas coloridas. Não lembro a fonte de onde baixei, se alguém souber, dê um toque, por favor.
Fico imaginando a diversão das crianças ao montar este álbum :)
Com certeza, aprendizagem de uma forma mais divertida.
Clique aqui para baixar outro álbum de animais para colorir
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Jogo "Leia, olhe e leia" para trabalhar leitura
Para baixar o arquivo com as imagens e texto, clique aqui
Algumas pessoas perguntaram como trabalhamos com esse jogo.
São 28 cartelas numeradas e mais uma caixa com 28 números recortados e plastificados.
Acompanhe aqui a construção do material junto com alguns alunos
Cada cartelinha tem o nome de um animal na frente.
Quando o aluno abre a cartela, encontrará uma curiosidade sobre o animal e a ilustração.
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
Blocos de montar_ Ligue os números
Comprei este jogo recentemente para trabalhar com meus alunos. São peças grandes, cores vibrantes que estimulam a criatividade, o raciocínio lógico e auxiliam no trabalho da sequencia numérica e das quatro operações.
Neste dia optei por não trabalhar com as operações.
As crianças tiveram que montar cubos usando somente peças com números. No inicio tiveram um pouco de dificuldade para montar, mas aos poucos foram tomando jeito e montaram vários cubos.
No final da atividade contamos quantos cubos cada aluno havia feito. Trabalhamos noção de "a mais" e "a menos".
Depois cada aluno descreveu em seu caderno a atividade, registrando quantos cubos fizeram "a mais" ou "a menos" que o colega.
domingo, 13 de setembro de 2015
Pareamento palavra x imagem
Arthur trabalhando com o jogo "Relação palavra/imagem".
Nesta atividade ele recebeu algumas cartelas com seis imagens (animais ou alimentos). No centro da mesa foram distribuídas diversas fichas contendo o nome das figuras (em letra de forma ou cursiva).
Arthur escolhia uma ficha, lia a palavra em voz alta e verificava se correspondia a algumas das imagens da sua cartela. Se a resposta fosse positiva, colocava a ficha com a palavra sobre a imagens da cartela, caso contrário, devolvia a ficha para a mesa.
Clique aqui para baixar as imagens
Arthur escolhia uma ficha, lia a palavra em voz alta e verificava se correspondia a algumas das imagens da sua cartela. Se a resposta fosse positiva, colocava a ficha com a palavra sobre a imagens da cartela, caso contrário, devolvia a ficha para a mesa.
Clique aqui para baixar as imagens
A seguir, quatro imagens mostrando Arthur jogando "Relação palavra/imagem".
Livros em Daisy
Esses são os livros em formato Daisy que recebi do CAP da FCEE.
São 28 livros de literatura infantil, que com certeza, vai encantar meus alunos.
Os livros em formato Daisy podem ser lidos em voz sintética, voz gravada ou em texto, além de oferecerem uma série de vantagens facilitando a vida tanto dos alunos cegos, com baixa visão e até mesmo daqueles alunos que apresentam dificuldade na leitura e poderão ter acesso aos livros através do áudio.
Aqui você encontra mais informações e como instalar o programa MecDaisy
Jogo: Corrida da Porcentagem
Olhem que material interessante para trabalhar porcentagem a partir de um jogo simples, com cálculos que são necessários no cotidiano da maioria das pessoas.
O jogo consiste em: 2 dados, 1 tabuleiro para o percurso (48cm x 66cm), 1 roleta,dois imãs (grande e pequeno), pinos ou tampinhas e cartelas para registro dos pontos.
Como jogar:
* O tabuleiro fica no centro da mesa;
* Cada jogador terá um pino ou tampinha;
* Decide-se quem iniciará o jogo;
* O primeiro jogador, joga os 2 dados, soma o resultado. Por exemplo saiu 5 e 6, somando o resultado será 11, andará 11 casas, vai colocar seu pino na casa;
* Cada casa que passou vai somar de 10 em 10, tendo 110 pontos no total e vai marcar em sua folha branca ou na tabela;
* Depois deve girar a roleta (no inicio comece somente pela fileira de fora (10%, 20%...);
* Por exemplo, caiu em 40%, o jogador vai multiplicar 110 pontos por 40 e dividir 100, assim ele vai ter o resultado 44 pontos. O aluno somente vai pegar 40% dos 110 pontos;
* Em cada jogada, ele joga dois dados soma os resultados e gira novamente a roleta, faz o cálculo na folha, o resultado marca numa tabela de pontos, como modelo nas fotos:
sábado, 12 de setembro de 2015
Avaliação adaptada de Língua Portuguesa_alfabetização
Mais uma avaliação, agora de Língua Portuguesa, adaptada para nosso aluno do 5º ano, com DI.
Observação: As imagens foram retiradas da sequencia didática da Professora Ana Lúcia Antunesquarta-feira, 9 de setembro de 2015
terça-feira, 8 de setembro de 2015
Avaliação de ciência
Avaliação de ciência, adaptada para aluno do 5º ano, com DI.
Clique aqui para visualizar e baixar a atividade em formato Word ou aqui para baixar em PDF.Avaliação de Ciência_água e lixo
Avaliação de ciência, adaptada para aluno com DI.
Clique aqui para visualizar e baixar a atividade em PDF ou aqui em formato word.
domingo, 6 de setembro de 2015
sábado, 5 de setembro de 2015
Teste de visão de longe e de perto
A Escala de Snellen, utilizada para fazer pré-diagnóstico da acuidade visual (para longe) de pessoas em todo o mundo, é muito simples de ser aplicada, dando um indicativo se a pessoa precisa ou não procurar um oftalmologista.
O teste funciona da seguinte maneira: a uma distância de 6 metros, com um dos olhos coberto, a pessoa lê cada linha. Depois faz isso com o outro olho e novamente com os dois abertos.
Para testar a visão de perto encontrei a escala de Jaeder e a tabela de Nieden. Consistem em cartões que devem ser colocado a uma distância de 35 cm da pessoa (encontrei informações que diziam ser 30 cm e outras 40 cm). A visão deve ser testada em cada olho separado e depois em conjunto. Os olhos devem ser vendados. Caso se detecte uma insuficiência na capacidade para discriminar os símbolos menores, é aconselhável consultar o oftalmologista.