Tamanho da Fonte

A+ a-

domingo, 13 de setembro de 2015

Jogo: Corrida da Porcentagem

Olhem que material interessante para trabalhar porcentagem a partir de um jogo simples, com cálculos que são necessários no cotidiano da maioria das pessoas.

O jogo consiste em: 2 dados, 1 tabuleiro para o percurso (48cm x 66cm), 1 roleta,dois imãs (grande e pequeno), pinos ou tampinhas e cartelas para registro dos pontos.
Como jogar:
* O tabuleiro fica no centro da mesa;
* Cada jogador terá um pino ou tampinha;
* Decide-se quem iniciará o jogo;
* O primeiro jogador, joga os 2 dados, soma o resultado. Por exemplo saiu 5 e 6, somando o resultado será 11, andará 11 casas, vai colocar seu pino na casa;
* Cada casa que passou vai somar de 10 em 10, tendo 110 pontos no total e vai marcar em sua folha branca ou na tabela;
* Depois deve girar a roleta (no inicio comece somente pela fileira de fora (10%, 20%...);
* Por exemplo, caiu em 40%, o jogador vai multiplicar 110 pontos por 40 e dividir 100, assim ele vai ter o resultado 44 pontos. O aluno somente vai pegar 40% dos 110 pontos;
* Em cada jogada, ele joga dois dados soma os resultados e gira novamente a roleta, faz o cálculo na folha, o resultado marca numa tabela de pontos, como  modelo nas fotos:

A seguir quatro imagens de Eloisa e Jonatans jogando "Corrida da Porcentagem" e logo em seguida, três imagens das peças do jogo.










Fonte: Jogos Educativos de Matemática
Jogo elaborado pelo licenciado Angelito Márcio ramos do projeto SAAM - Pibid
/ Capes – 2012 / 2013.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários :

  1. Respostas
    1. Olá, Odete, no centro do tabuleiro é colado o imã maior. O menor, que vai girar, você "encaixa" do lado do menor que eles vão se atrair (não sou boa em física rsrs). Quando você der um peteleco no menor, ele vai girar e parar em um número.
      Depois que os alunos pegarem o jeito do jogo, você poderá usar dados com mais faces ou modificar os números do tabuleiro.

      Excluir