domingo, 28 de junho de 2015

Curso de aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais Acessíveis
















Estrutura Curricular do Curso Tecnologias Digitais Acessíveis


Curso de formação continuada para professores de escolas públicas na perspectiva da Educação Inclusiva, com abrangência nacional, busca capacitar educadores no uso das tecnologias da informação e comunicação acessíveis e na construção de ações pedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o objetivo de apoiar processos de aprendizagem de alunos com deficiência, matriculados nas unidades da rede pública de ensino brasileiro.
Este processo de formação docente encontra-se, em 2015, na 17ª edição, capacitando professores em diferentes contextos educacionais brasileiros que vivenciam os desafios de uma escola inclusiva. Sob a coordenação pedagógica da Profª Drª Lucila Maria Costi Santarosa, a equipe de professores e de tutores propõe um caminhar ao lado dos educadores para impulsionar a apropriação de saberes técnicos e metodológicos, no âmbito da Informática na Educação e da Informática na Educação Especial, para projetar e/ou qualificar movimentos relacionados à tecnologia-escolarização-inclusão escolar e sociodigital.

Curso de aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais Acessíveis, é desenvolvido na modalidade a distância e organiza-se em 180 h/a,  estruturado em 6 disciplinas 

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Curso Técnicas Básicas de Sorobã

Cursos 1º semestre/ 2015

COORDENAÇÃO: Centro de Apoio Pedagógico e Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual - CAP

OBJETIVO: Capacitar profissionais que não possuem o curso básico de sorobã para utilizá-lo como recurso didático.

PÚBLICO ALVO: Professores de SAEDE/DV, das congêneres da FCEE e da Rede Regular de Ensino

PERÍODO: 06 a 10 de julho de 2015.

PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até dia 30 de junho de 2015


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sexta-feira, 26 de junho de 2015

Atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

O atendimento Educacional Especializado (AEE) visa atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público alvo da educação especial, devendo a sua oferta constar no projeto pedagógico da escola, em todas as etapas e modalidades da educação básica. Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes. As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela e é realizado no turno inverso ao da escolarização, prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou de outra escola de ensino regular, podendo, ainda, ser realizado em centros de atendimento educacional especializado.

 Atividades do – AEE:

* Ensino do Sistema Braille: consiste na definição e na utilização de métodos e estratégias para que o estudante se aproprie desse sistema tátil de leitura e escrita.
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terça-feira, 23 de junho de 2015

A ARTE DE APRENDER BRINCANDO: JOGO PREENCHA O QUADRADO

Mais um jogo interessante do professor Evandro.Neste jogo, cada criança tentará preencher uma cartela quadrada, onde se utilizarão de um dado ou da roleta magnética para sortear um número e com o valor obtido nesse sorteio, ela preencherá a sua cartela utilizando uma peça de eva que representa o número sorteado. Vencerá a partida a criança que conseguir preencher completamente o seu quadrado
Veja os detalhes através das imagens e do vídeo.
Assista o vídeo do jogo.

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sábado, 20 de junho de 2015

Público alvo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva

A educação especial integra a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o Atendimento Educacional Especializado aos estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.

Estudantes com Deficiência
Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU 2006), ratificada no Brasil com status de emenda constitucional, por meio dos decretos nº 186/2008 e nº 6.949/2009, “pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas”.
§Deficiência Física: consiste na alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.
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Número/numeral e cores

Tuany é nossa aluna DA.  Ela tem 5 aninhos e está começando a se preparar para iniciar o Ensino Fundamental em 2016.
Bruna, essa mocinha de rosa, é responsável por fazer a interpretação em Libras de nossas atividades.
Neste dia trabalhamos com número, numeral, sequencia numérica e cores.
A seguir, oito imagens de nossas atividades.
 

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quarta-feira, 10 de junho de 2015

Mecdaisy

Tenho dedicado os últimos dias para estudar o programa MecDaisy.
Confesso que pesquisar, instalar e aprender como usar sozinha, não foi fácil. Mas depois de quase arrancar os cabelos, chorar um monte, brigar com o computador...descobri que o Tal MecDaisy não é nenhum bicho de sete cabeças como tinham me falado. rsrs
O programa foi desenvolvido pelo MEC  em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ (O mesma que desenvolveu o DOSVOX). O Mecdaisy é interessante porque permite a produção e reprodução de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy facilitando a vida tanto dos alunos cegos, com baixa visão e até mesmo daqueles alunos que apresentam dificuldade na leitura e poderão ter acesso aos livros através do áudio.
É possível navegar pelo texto com facilidade selecionando e buscando páginas e capítulos; avançando e recuando parágrafos, frases e palavras; soletrando trechos e palavras do livros, pausando leitura; aumentando a fonte e contraste para para maior acessibilidade.

1º   Baixar Programa Mecdaisy  acesse o link abaixo, 
Depois dê um duplo clique no arquivo baixado (executar) e vá clicando em  "avançar", "avançar", "avançar"  até concluir a instalação.
Vai aparecer também uma janela onde será exibida os termos de licença de uso do sintetizador. Basta você pressionar o botão aceitar e pronto

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