Atividade 1:
Material: Fotografias, recorte de revistas, folhas de
papel, canetinhas, cola.
Faça um caderno dobrando as folhas de papel. Ajude então
a criança a colar nas folhas as figuras. Peça para que ela identifique o que
está colando, e registre logo abaixo.
Atividade 2:
Material: Sala escura e lanterna.
Com a lanterna acesa, ilumine objetos e partes do corpo
da criança e do seu, chamando a atenção dela sobre o que está sendo iluminado.
Peça para nomear o que vê.
Atividade 3:
Material: Canudos de papel toalha ou higiênico e papéis
celofane de cores diferentes.
Use os canudos como lunetas e mostre objetos para a
criança pedindo que olhe-os através delas. Depois cole o celofane em uma das
pontas e peça para olhar de novo. Comparem o que viram.
Atividade 4:
Material: óculos escuros.
Saia com a criança na luz do dia e depois coloque os
óculos escuros nela. Conversem sobre as diferenças observadas.
Atividade 5:
Material: papéis celofane de cores diferentes.
Num local iluminado, coloque em frente aos olhos da
criança, papéis celofane de diferentes cores, para que ela perceba as mudanças
que acontecem, relacionadas a cor.
Atividade 6:
Material: Bijuterias, chapéus, perucas,óculos, roupas
extravagantes.
Apresente-se à criança vestido normalmente. Saia da sala
e escolha um dos apetrechos selecionados e coloque-o. Apresente-se novamente à
criança e peça para ela mostrar o que há de diferente em você.
Atividade 7:
Material: água e sabão.
Faça bolhas de sabão para que a criança as observe e siga
seu trajeto. (Caso a criança também vá fazer as bolhas, cuidado para que não haja
ingestão do líquido com sabão!!!!)
Atividade 8:
Material: Dois ou mais brinquedos ou outros objetos.
Apresente os brinquedos à criança. Tape-lhe os olhos.
Retire um deles.peça para a criança tentar adivinhar que brinquedo está
faltando. Inverta os papéis e peça que ela esconda para que você adivinhe.
Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de
Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no
Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo
Horizonte: Atheneu 2005, 183p
Fonte:http://paralisiacerebral.webnode.com.br/orienta%C3%A7%C3%B5es%20fonoaudiologicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário