sábado, 1 de dezembro de 2012


Aqui vai uma lista de conteúdos (do AEE) para ser desenvolvido com o aluno Baixa Visão 



Objetivo Geral

     Desenvolver de forma positiva nos educandos baixa visão a autonomia e independência ressaltando suas potencialidades visuais, fortalecendo a auto-estima através das interações, bem como ampliar sua capacidade funcional da visão explorando ao máximo seu potencial visual útil para a execução de tarefas.

Objetivo específico

     Ampliar o funcionamento visual até o mais alto grau possível de eficiência, com ou sem auxílio óptico através de um processo sequencial sistemático e gradativo de estimulação visual, conduzindo à aprendizagem visual.

Conteúdos a serem trabalhados com educandos Baixa Visão

  • Luminosidade – fixação/segmento visual 
  • Papel picado
  • Mosaico
  • Recorte com tesoura (livre, linhas, formas, gravuras)
  • Bordado
  • Alinhavo
  • Desenho livre
  • Contorno colorido
  • Pintura com pincel
  • Jogo dos 7 erros
  • Modelagem a partir de miniaturas
  • Réplica de pintores
  • Pontilhado/tracejado/ labirinto
  • Figura-fundo
  • Projeção de figuras através do retroprojetor
  • Uso da luz artificial da lanterna em diversos segmentos (sempre partindo do centro)
  • Esquema corporal – identificação/lateralidade/imitação de gestos simples e complexos
  • Cores
  • Percepção de linhas
  • Percepção de formas geométricas
  • Percepção de gravuras
  • Percepção de detalhes
  • Relação de igualdade e diferença
  • Sequência lógica
  • Coordenação viso motora
  • Motricidade ampla e fina
  • Discriminação figura-fundo/sombras
  • Orientação espacial/temporal/espaço-temporal
  • Grafismo: limite/traçado/ritmo
  • Colagem
  • Leitura
  • Orientação de mobilidade
  • Expressões faciais
  • Expressões de sentimentos
  • Conceito de imagem através do espelho
  • Atividades da vida diária
  • Estimulação dos sentidos remanescentes
  • Treino do recurso óptico
  • Uso da lupa eletrônica
  • Preensão (movimento de pinça)
  • Encaixe (enfiar, enroscar, abotoar, atar, perfurar, alinhar)
  • Cópias de objetos e gravuras 

Nenhum comentário:

Postar um comentário