Meu município tem somente uma
Sala de Recursos Multifuncionais que atende 18 alunos de cinco escolas da
região e de um CEI. Está sendo agilizada, pela nossa coordenadora da Educação
Especial, a implantação de mais três Salas de Recursos e acredito que nos
próximos dias duas delas já estarão atendendo nossas crianças.
Como é tudo “novo” para os professores e equipe diretiva das escolas, surgem muitas dúvidas quanto ao
perfil dos alunos que devem ser atendidos e a organização dos atendimentos na SRM.
Segundo a Política Nacional de Educação Especial, na
Perspectiva Inclusiva SEESP/MEC (2008)
São alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado)
- Alunos com deficiência: aqueles com
impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial
que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na
sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em
igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).
- Alunos com transtornos globais do
desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no
desenvolvimento psicomotor, comprometimento nas relações sociais, na
comunicação ou esteriotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos
com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno
degenerativo da infância (psicose infantil) e transtornos invasivos sem
outra especificação (MEC/SEESP, 2008).
- Alunos com altas
habilidades/superdotação: estes alunos devem ter a oportunidade de
participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no
âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino
superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa,
das artes, dos esportes, entre outros.
O que faz o Atendimento Educacional Especializado - AEE?
* Apoia o desenvolvimento do aluno com
deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação;
* Disponibiliza o ensino Libras, o sistema
Braille e o Soroban, a comunicação alternativa, o enriquecimento curricular,
dentre outros.
* Oferece
Tecnologia Assistiva - TA;
* Faz adequações e produz materiais didáticos
e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas dos alunos;
* Oportuniza o enriquecimento curricular
(para alunos com altas habilidades/superdotação).
O AEE deve se articular com
a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das
realizadas em salas de aula de ensino comum.
Organização do atendimento na nossa Sala de AEE
* Nossos alunos frequentam o
AEE no período contrário ao que está frequentando a classe comum.
* O atendimento é realizado
por cronograma, podendo ser individual (como é o caso de um de aluno DV que
está aprendendo a usar o Dosvox, reforçando o estudo do Braille e soroban) ou
em grupos, de acordo com as necessidades educacionais do aluno. (no máximo 4
alunos para ter um bom rendimento)
* Nosso cronograma de
atendimento é flexível, organizado e reorganizado sempre que necessário de
acordo com as necessidades educacionais dos alunos.
* O horário de atendimento
varia de uma a duas horas, dependendo do aluno.
* No cronograma deixo dois
períodos para estudo de caso, observação, confecção de materiais, adaptações de
atividades e avaliações, conversão de livros, textos e atividades para o
sistema Dosvox, estudos...
Como são muitas atividades
para somente dois períodos, procuro administrar as “janelas” que surgem durante
a semana quando um aluno falta ao atendimento e aproveito este tempo para modificar
planos de atendimento, confeccionar materiais, adaptar atividades e avaliações,
estudar sobre as deficiências, levar sugestões para os professores, observar
alunos em sala e principalmente estudar o soroban e o Manual do Boardmaker (esses
dois últimos estão complicados rs).
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