O Facebook “surgiu” entre estudantes universitários, mas acabou sendo adotado por todos, indiscriminadamente. Muitos professores estão começando a perceber o seu potencial como uma ferramenta que pode ser usada também em sala de aula.
Mas, para muitos, a resistência ainda é enorme. Por isso, resolvemos mostrar como já vem sendo utilizado. Mas para ter certeza dos resultados só deixando a indiferença de lado e laçando o leão. As novas tecnologias só fazem sentido se o professor sabe aonde quer chegar e sabe que determinados conteúdos curriculares podem ter sua aprendizagem facilitada por meio do uso desse ou daquele recurso digital.
“Trazer o Facebook para a sala de aula pode ser muito divertido e gratificante. Quase todos os alunos já estão familiarizados com a rede social, e a maioria está animada para usar o site de forma colaborativa”, diz Luiz Borboletto, professor do ensino médio. “Usar o Facebook na sala de aula vai fazer com que os alunos prestem mais atenção, assim eles não vão precisar verificar a rede social várias vezes por dia”.
Dicas
Para o professor - recados, datas importantes, eventos interessantes. O professor antenado pode lembrar seu aluno através do Facebook, através do compartilhamento de informações. Postar links no grupo da sala de aula facilita a visualização dos estudantes e, consequentemente, o compartilhamento.
Registre no grupo do Facebook uma atividade diferente por dia, para utilizar como um ponto de aprendizagem, para serem apreciadas em conjunto e citadas em aula.
Os professores podem postar atribuições ou trabalhos extras apenas para os estudantes que estão necessitando, sem que haja uma maior exposição de alunos. Acaba aquela “puxada de orelha” que pode ser confundida com bulling.
Depois de definir as matérias da prova, você pode facilmente selecionar links, fotos, anotações e outros recursos que são essenciais para a revisão. O que é útil tanto para os professores quanto para os estudantes.
Para o aluno. Os alunos podem compartilhar o que aprenderam não apenas com seus colegas, mas com todo o mundo. Os estudantes que faltaram na aula podem ficar atualizados e pegar a matéria com a turma por meio do grupo da sala no Facebook.
Os alunos que participam de atividades extracurriculares podem usar Facebook para manter contato por meio de um fórum de dicussão, deixando todos os estudantes atualizados.
Professor e Aluno. O Facebook estimula a colaboração, uma vez que todos os participantes podem falar e trabalhar juntos na rede. Todos podem, por exemplo, compartilhar aquele filme especial que ajuda na compreensão de uma obra literária. Professores e alunos podem se beneficiar do laço social criado pela interação no Facebook, cria mais intimidade – mas é preciso tomar cuidado sempre com o que se posta para evitar exposições prejudiciais.
Para o sucesso das mídias sociais em sala de aula, é preciso definir e discutir com alunos as formas mais adequadas para utilizar o Facebook.
Mas, para muitos, a resistência ainda é enorme. Por isso, resolvemos mostrar como já vem sendo utilizado. Mas para ter certeza dos resultados só deixando a indiferença de lado e laçando o leão. As novas tecnologias só fazem sentido se o professor sabe aonde quer chegar e sabe que determinados conteúdos curriculares podem ter sua aprendizagem facilitada por meio do uso desse ou daquele recurso digital.
“Trazer o Facebook para a sala de aula pode ser muito divertido e gratificante. Quase todos os alunos já estão familiarizados com a rede social, e a maioria está animada para usar o site de forma colaborativa”, diz Luiz Borboletto, professor do ensino médio. “Usar o Facebook na sala de aula vai fazer com que os alunos prestem mais atenção, assim eles não vão precisar verificar a rede social várias vezes por dia”.
Dicas
Para o professor - recados, datas importantes, eventos interessantes. O professor antenado pode lembrar seu aluno através do Facebook, através do compartilhamento de informações. Postar links no grupo da sala de aula facilita a visualização dos estudantes e, consequentemente, o compartilhamento.
Registre no grupo do Facebook uma atividade diferente por dia, para utilizar como um ponto de aprendizagem, para serem apreciadas em conjunto e citadas em aula.
Os professores podem postar atribuições ou trabalhos extras apenas para os estudantes que estão necessitando, sem que haja uma maior exposição de alunos. Acaba aquela “puxada de orelha” que pode ser confundida com bulling.
Depois de definir as matérias da prova, você pode facilmente selecionar links, fotos, anotações e outros recursos que são essenciais para a revisão. O que é útil tanto para os professores quanto para os estudantes.
Para o aluno. Os alunos podem compartilhar o que aprenderam não apenas com seus colegas, mas com todo o mundo. Os estudantes que faltaram na aula podem ficar atualizados e pegar a matéria com a turma por meio do grupo da sala no Facebook.
Os alunos que participam de atividades extracurriculares podem usar Facebook para manter contato por meio de um fórum de dicussão, deixando todos os estudantes atualizados.
Professor e Aluno. O Facebook estimula a colaboração, uma vez que todos os participantes podem falar e trabalhar juntos na rede. Todos podem, por exemplo, compartilhar aquele filme especial que ajuda na compreensão de uma obra literária. Professores e alunos podem se beneficiar do laço social criado pela interação no Facebook, cria mais intimidade – mas é preciso tomar cuidado sempre com o que se posta para evitar exposições prejudiciais.
Para o sucesso das mídias sociais em sala de aula, é preciso definir e discutir com alunos as formas mais adequadas para utilizar o Facebook.
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