sábado, 31 de maio de 2014

Minhas miniaturas de animais

Aumentei minha coleção rsrs
Amo miniaturas, sejam elas de animais, alimentos ou carrinhos. Elas enriquecem as aulas e são meios atrativos de representar os objeto reais, principalmente para aqueles alunos que têm dificuldade em visualizar detalhes em fotos ou figuras.

A seguir, 13 imagens mostrando os animais da coleção.
Insetos e aracnídeos
Insetos e aracnídeos
Animais marinhos

quarta-feira, 28 de maio de 2014

FAZENDO A DIFERENÇA COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL: O EDUCACENSO E A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESP...

Olhem que interessante esse material que encontrei no blog FAZENDO A DIFERENÇA COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL, são resumos e orientações, inclusive com os CIDs, que vão nos ajudar na  identificação dos alunos público-alvo do AEE. Vale a pena visitar e guardar a apostila para pesquisas futuras .

Para conhecer o material clique no link a seguir:

O EDUCACENSO E A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

terça-feira, 27 de maio de 2014

Corrida de Pitágoras

Esse jogo está em fase de teste rsrs, feito por mim e pela  minha filha Bruna, inspirado no jogo que encontramos no Portal do Professor.
O jogo trabalha de maneira lúdica e mais atrativa o conteúdo visto em sala de aula, que no caso é o Teorema de Pitágoras. 

Para fazê-lo usamos um pedaço de papelão (bem firme), a parte de dentro da tampinha de garrafa pet e colamos em forma de um triângulo retângulo. Como na sala em que eu trabalho tem uma aluna cega, foi colado linhaça, fibra de trigo, sagu, feijão e arroz para que ela consiga diferenciar e identificar as "casinhas". É usado também, dois dados e pinos (um para cada participante).



















As regras foram feitas de maneira bem simples para que haja uma boa compreensão dos alunos.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Desenhos para colorir no computador

Diversas imagens para a criança colorir diretamente no computador.
Clique aqui ou na imagem para acessar a página, escolher o desenho e colorir




Colorir bichinhos

Seis lindas imagens para a criança colorir diretamente no computador.
Clique aqui ou na imagem para acessar a página, escolher o bichinho e colorir















Jogo das cores

Para fazer o jogo usei diversos quadrinhos de EVA ( 6 cores diferentes), um dado de cores, com as mesmas cores usadas nos quadrinhos, 1 dado de quantidades ou 1 dado de algarismos.
Como jogar: A criança joga os dois dados ( de cores e de quantidades). Depois pega os quadrinhos referentes à cor e à quantidade tirada nos dados.
Encerrada a partida, os alunos devem separar seus quadrinhos por cores. Contar e registrar no caderno a quantidade e a cor correspondente e depois anotar a quantidade total de peças tiradas.
Através desse jogo é possível trabalhar cores, quantidades, adição, subtração, pares e ímpares, entre outros.
A seguir, oito imagens de Lucas e Vinícius brincando com o jogo das cores.
Na última imagem alinhamos lado a lado todas as peças de cada jogador e comparamos quem fez a "linha" mais curta e mais comprida; quem eles achavam que tinha mais peças e por quê?

Sugestões de sites

Sites que trabalhei essa semana com o meu aluno.
Eliã é um menino com TEA e adora computador; porém, quando gosta de uma atividade só quer fazer a mesma:)  Para eu conseguir realizar alguma trabalho com ele preciso "negociar": Ele faz a atividade que peço e depois deixo ele "brincar" com o "jogo do mágico"(formas geométricas) por um determinado tempo. Depois nova atividade e novamente "jogo do mágico" ( é assim que ele se refere ao jogo)
A seguir, nove imagens mostrando Eliã realizando atividades no computador.
Nas duas primeiras, Eliã joga Formas Geométricas (jogo do mágico),
Na terceira e quarta imagem, joga Color Game (jogo das cores),
Na quinta e sexta imagem, joga Alfabeto Animado,
Nas três últimas imagens, Eliã brinca de Completar a Joaninha.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Apostila de Matemática-nível inicial

Descrição: Apostila de matemática adaptada para um aluno com DI. Contém 155 páginas e trabalha o sistema de numeração até 100, as quatro operações, tabuada, probleminhas, tabelas, sistema monetário, uso da calculadora, entre outros. 

Você pode clicar aqui para baixar a apostila em pdf ou aqui para baixar a apostila no formato doc.
A seguir, nove imagens de atividades retiradas da apostila.

Trabalhando adição

Nove imagens mostrando Eliã "brincando" com o jogo Matemática divertida: adição. Neste jogo a criança deve jogar os dois dados, somar os resultados obtidos, identificar o resultado no tabuleiro e depois procurar a tampinha com o mesmo número para cobrir o círculo correspondente.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Atividades com palitos de fósforos

Hoje trabalhamos com um dos modelos de atividades que a colega, Marília Darc postou no nosso grupo do Face "Sala Multifuncional-professora Bel". Atividade que estimula o pensamento, orientação espacial, discriminação visual, atenção e concentração

Nessa atividades trabalhamos com 12 palitos de fósforos. Na primeira etapa, Eduardo deveria passar cola sobre as linhas do modelo e, cuidadosamente, colar os palitos sobre as linhas, observando a posição dos mesmos. 
Na segunda etapa trabalhamos com mais 12 palitos. Dudu escolheu uma folha de papel preta e foi pedido para que reproduzisse o desenho, só que sem a linha modelo.O primeiro e o segundo eu colei e os restantes ele colou sozinho. Interessante que, como eu usei o lápis para marcar o segundo palito, Eduardo fez o mesmo. Traçava um risco com o lápis, usando o palito como régua, cobria com cola e depois colocava o palito.
Finalizamos assinando o trabalho e colocando para secar. 

A seguir, doze imagens de Eduardo, concentrado na atividade. :)

Clique aqui para conhecer outros modelos de atividades com palitos de fósforos.





quinta-feira, 8 de maio de 2014

Apostila para trabalhar textos diversos

Apostila com 127 páginas para trabalhar textos diversos como: fábulas,  músicas, propagandas, anúncios, histórias em quadrinhos, lendas e histórias com contas .
Materiais que recebi de colegas, coletei na internet e que havia preparado em outros anos para meu alunos. Reconfigurei, passei tudo para letra bastão, aumentei a fonte para usar também com meus alunos em alfabetização
Para baixar a apostila, clique aquiVai abrir a página do "onedrive", basta clicar nos 3 pontinhos, na parte superior direita ( do lado de uma lupa), procurar o ícone "baixar" e baixar o material completo no computador.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Eloísa, Vitória e Júlia jogando matix











Aproveitamos o jogo matix para trabalharmos atenção, cálculo mental, multiplicação e adição de números positivos e negativos. Vitória demorou um pouco mais para compreender "o segredo" do jogo, mas Júlia e Eloísa compreenderam rapidinho :)
A medida que, por falta de atenção ou de opção, as meninas tiravam um número negativo (adquiriam uma dívida), logo se preocupavam em "pagar", colocando um ou mais números positivos sobre a tampinha do número negativo, afastando estes do  seu montante. No final da atividade, somaram seus pontos para verificar se ficaram com mais números positivos ou negativos. Segundo elas, "se tiveram lucro ou ficaram devendo"...rs

Clique aqui para conhecer as regras do jogo.

A seguir, onze imagens da Vitória, Eloísa e Ana Júlia jogando Matix.
 

ABA e Autismo: Deixar a criança fazer do jeitinho dela?

Crianças com autismo possuem dificuldades para realizar algumas atividades na escola. Devemos fornecer ferramentas para que elas superem estas dificuldades ou devemos deixar a criança fazer "do jeitinho dela"?

Trabalhando com crianças com autismo no nosso dia-a-dia percebemos que elas possuem dificuldades para realizar algumas atividades, tanto em casa quanto na escola. Muitas delas não conseguem ou não sabem como interagir com outras crianças, outras tantas têm dificuldades nas tarefas de sala de aula como colorir, desenhar e escrever. Para que nossas crianças possam se desenvolver e superar suas dificuldades precisamos fornecer ferramentas para ajudá-las com essas tarefas.
Mas... quais ferramentas?!
Um dos preceitos básicos do método ABA e que pode nos ajudar a resolver essa questão é a aprendizagem sem erros. A ideia é que devemos garantir que a criança apresentará a resposta correta (não cometerá muitos erros) e ficará motivada para realizar as atividades. Consequentemente as chances dela fugir das situações de aprendizagem diminuirão.
(Continue lendo...)


terça-feira, 6 de maio de 2014

Jogo da melancia: quantidades

Jogo da melancia para trabalhar número/numeral
Nessa atividade, as "fatias" ficaram viradas com a parte vermelha para baixo. As crianças escolhiam uma "fatia de melancia", identificavam o algarismo e depois colocavam a quantidade de sementes correspondente, sempre contando em voz alta.
A seguir, cinco imagens de Lucas e Vinícius trabalhando com o jogo na Sala Multifuncional.
Clique aqui para conhecer mais sobre o jogo
  




PNAIC - Alfabetização Matemática

Os cadernos de Alfabetização Matemática já estão disponíveis 
no Portal do PACTO -

São compostos de caderno de apresentação e oito cadernos
de formação. Além destes, também há um caderno de 
educação matemática no campo,  educação matemática inclusiva 
e um caderno de jogos de alfabetização matemática (disponíveis 
no encarte).

Cadernos de Alfabetização Matemática
Apresentação capa / miolo
1. Organização do trabalho pedagógico capa / miolo
2. Quantificação, registros e agrupamentos capa / miolo
3. Construção do sistema de numeração decimal capa / miolo
4. Operações na resolução de problemas capa / miolo
5. Geometria capa / miolo
6. Grandezas e medidas capa / miolo
7. Educação estatística capa / miolo
8. Saberes matemáticos e outros campos do saber Capa / miolo
Educação matemática no campo capa / miolo
Educação matemática inclusiva capa / miolo
Jogos na alfabetização matemática capa / miolo
Encarte dos jogos na alfabetização matemática capa / miolo

Trabalhando com o jogo da melancia

O jogo da melancia é um jogo simples, mas que trabalha noções de quantidade, relação número/numeral, sequência numérica e adição de quantidades.
Nessa atividade usei dois dados. Como um dos alunos ainda não reconhece os algarismos e tem pouca noção de quantidade, cada vez que ele sorteava um algarismo no dado, eu mostrava para ele a mesma representação em quantidades, para que conseguisse pegar as sementes correspondentes. 
A seguir, cinco imagens de Lucas e Vinícius trabalhando com o jogo na Sala Multifuncional.
 Clique aqui para conhecer mais sobre o jogo

  

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Trabalhando com massinha

Adoro trabalhar com massinha de modelar, principalmente com este material da Xalingo, que é um encanto :)
Com os cartões que acompanham o material é possível fazer 13 animaizinhos ou  misturar as peças e criar vários "personagens malucos".
Sugiro que plastifiquem todos os cartões para deixar o material mais firme e resistente.
Olhem que gracinhas os animais que o Eduardo fez hoje.
Caixa do material "Massinha meus bichinhos"
cartões para montar os animais (cabeça, patas, cauda, ...)
Eduardo montando seu primeiro animal
  
Cachorro

Peças para montar o hipopótamo

Dados matemáticos

Mais uma ideia compartilhada no grupo Sala Multifuncional-professora Bel. Estes dados foram sugestão da colega Tania Rodrigues e confeccionados pela minha irmã Alissa.
São três dados: 1 com numeração de 1 a 6, outro com os símbolos das 4 operações e outro com numeração de 2 a 7. Mas você pode modificar as numerações de acordo com as necessidades das turmas.

Variação do jogo: Para os maiores, você pode usar 3 dados numéricos e dois dados com os símbolos das 4 operações para formar sentenças matemáticas.

A seguir, oito imagens mostrando possíveis operações que podemos obter ao jogar os dados.

Vinícius e Lucas

Hoje Vinícius e Lucas trabalharam com o jogo Matemática divertida: adição.
Neste jogo as crianças tinham que jogar os dois dados, somar os resultados obtidos, identificar o resultado no tabuleiro e depois procurar a tampinha com o mesmo número para cobrir o círculo correspondente.
A seguir, seis imagens de Vinícius e Lucas jogando.



Matemática divertida: multiplicação

Outra versão do jogo encontrado no site learn with play at home, só que agora para auxiliar na memorização da tabuada.
Para fazer o jogo usei  18 tampinhas de garrafas de várias cores, 18 círculos (usei aqueles plásticos que vem dentro da tampinhas de refrigerante), números 1,2,3,4,5,6,8,9,10,12,15,16,18,20,24,25,30,36 nos círculos e os mesmos no interior das 18 tampas de garrafa, dois dados e palitos de picolé ou ábaco da tabuada para auxiliar na contagem.

Como jogar:
A criança joga os dois dados, multiplica a quantidade de pontos e coloca a tampinha correspondente sobre o número do tabuleiro.
O jogo termina quando a imagem estiver totalmente coberta pelas tampinhas.


Matemática divertida: adição

Encontrei essa atividade no site learn with play at home. É um jogo simples que trabalha reconhecimento de números, adição básica e cálculo mental.
Para fazer o jogo usei uma prancheta, contact preto, 11 tampinhas de garrafas de várias cores, 11 círculos  (usei aqueles plásticos que vem dentro da tampinhas de refrigerante), números de 2 a 12 nos círculos e os mesmos no interior das 11 tampas de garrafa, dois dados e palitos de picolé para auxiliar na contagem.

Como jogar:
A criança joga os dois dados, soma a quantidade de pontos e coloca a tampinha correspondente sobre o número do tabuleiro.
Se necessário, usar os palitos para auxiliar na contagem.
O jogo termina quando a imagem estiver totalmente coberta pelas tampinhas.

Obs: Quando sobrar  os números 2,3,4 e 5, usar somente 1 dado. 
Variações do jogo:

*Adicionar um dado extra para trabalhar com números maiores
*Transformá-lo em multiplicação.





sábado, 3 de maio de 2014

Jogo cubra e descubra

Ideia compartilhada por Fabricia Helena Biaso Campos, uma colega maravilhosa que faz parte do grupo Sala Multifuncional-professora Bel. 
Este jogo é semelhante ao "fecha a caixa" pois além de trabalhar adição ele é excelente para estimular o cálculo mental. 

Para fazer o jogo usei uma base de compensado (dessas que vem com torta rs. Forrei com feltro vermelho. Coloquei duas barras marrons, uma em cada lateral onde vai os números. Para abrir/fechar os números, usei uma tira de feltro branca, cortada em 10 tirinhas. Optei por usar essa maneira para cobrir os números, mas você pode usar 22 tampinhas de refri ou retângulos de EVA.

Ah! você vai precisar também de 2 dados

Objetivo do jogo: Descobrir os números do tabuleiro, usando a soma dos
pontos nos dados.


Como jogar:


*Cobrir todos os numerais do tabuleiro;

* O primeiro jogador lança os dois dados e conta o total de pontos; retira a tampinha da casa correspondente a esse total. 

*O segundo jogador faz o mesmo. 
*O primeiro torna a jogar, e assim por diante;
* Quando as casas 7, 8, 9 e 10 forem descobertas, passa-se a jogar somente um dado. Segue-se assim até que fique impossível abrir mais casas.
Ao terminar a jogada, somam-se as casas fechadas (quem descobriu o maior número de casas, perdendo o mínimo de pontos, vence a jogada).
*Ganha quem descobrir primeiro todas as casas.

A seguir, seis imagens mostrando o tabuleiro do jogo "cubra e descubra".
Na imagem aparece 1 dado, mas são necessários dois dados para realizar as jogadas.