Crianças com autismo possuem dificuldades para realizar algumas atividades na escola. Devemos fornecer ferramentas para que elas superem estas dificuldades ou devemos deixar a criança fazer "do jeitinho dela"?
Trabalhando com crianças com autismo no nosso dia-a-dia percebemos que elas possuem dificuldades para realizar algumas atividades, tanto em casa quanto na escola. Muitas delas não conseguem ou não sabem como interagir com outras crianças, outras tantas têm dificuldades nas tarefas de sala de aula como colorir, desenhar e escrever. Para que nossas crianças possam se desenvolver e superar suas dificuldades precisamos fornecer ferramentas para ajudá-las com essas tarefas.
Mas... quais ferramentas?!
Um dos preceitos básicos do método ABA e que pode nos ajudar a resolver essa questão é a aprendizagem sem erros. A ideia é que devemos garantir que a criança apresentará a resposta correta (não cometerá muitos erros) e ficará motivada para realizar as atividades. Consequentemente as chances dela fugir das situações de aprendizagem diminuirão.
(Continue lendo...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário