terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jogo dos Pontinhos











Jogo semelhante ao "jogo da cerca", onde o primeiro jogador deverá unir dois pontos vizinhos no tabuleiro, em seguida, seu adversário fará outra linha, unindo dois pontos, no mesmo tabuleiro.
O jogo continua até que um dos jogadores consiga fechar um quadrado. Quando fechá-lo, deve escrever a letra inicial de seu nome dentro do quadrado, e jogar mais vez.
Quando todos os quadrados do tabuleiro estiverem fechados, cada jogador soma os pontos dos quadrados que formou.
O vencedor é aquele que somar mais pontos.

Optei por colocar no tabuleiro para que, ao fazer a contagem dos pontos, seja trabalhado adição, multiplicação, números positivos e negativos.
A seguir, sete imagens: a primeira mostrando o tabuleiro do jogo e as outras seis mostrando Sara e Ingrid trabalhando com o jogo dos pontinhos.







Imprimi o tabuleiro, colei em papelão e plastifiquei para ficar mais resistente
























6 comentários:

  1. professora Bel, não entendi o fechar quadrinho. tenho de fazer alguma soma ou subtração. qual o segredo para se fechar o quadro.

    ResponderExcluir
  2. Ildeane, o primeiro jogador deve colocar uma cerquinha por vez, ou seja, unir dois pontinhos, depois é a vez do outro jogador. Se um dos jogadores conseguir fechar o quadrado (cerquinha), coloca a letra inicial do seu nome para marcar território. Deve em seguida, anotar numa folha, o valor do seu cercado (ex: 5). O jogo prossegue até todos os quadrinhos estiverem fechados. No final, cada aluno soma seus pontos e vence aquele que conseguir maior pontuação.
    Vou deixar o link de um jogo online, só que sem a numeração. É bem legal de jogar e as crianças adoram.
    http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?jogo-cerca.swf
    Um abraço
    Bel

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por compartilhar sua ideia! Fantástica com certeza vou usar! Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Adorei a ideia é vou utilizá-la em minhas aulas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia. Vou utilizá-la em minhas aulas. Depois conto como foi. Abraços.

    ResponderExcluir