"...onde houver turmas de alunos enfileirados em salas-celas, não haverá inclusão. Onde houver séries de aulas assentes na crença de ser possível ensinar a todos como se de um só se tratasse, não haverá inclusão." José Pacheco
domingo, 31 de maio de 2015
Dicas de Softwares
Festisite : software para formatar um texto.
Worksheetworks.com : é um gerador de dezenas de atividades (sudoku, quebra-cabeças, exercícios de matemática, geográfica, cartão de magia praças, calendário ....) em Inglês!
Desmoulins.fr : é um gerador de folhas de escrita . Pode-se criar diferentes tipos de páginas, como páginas em grade de papel de música, papel de ponto, calendários, lista de compras ...
Jogo das velas
Jogo para trabalhar noção de quantidade, operações matemáticas, sequência lógica, atenção e concentração.
Material: Cada criança escolhe o seu bolo e 16 velinhas cada ( se quiser, pode aumentar a quantidade de velas).
O jogador joga o dado, fala em voz alta o número sorteado, logo após coloca, sobre o bolo, a quantidade de velas de acordo com o número sorteado.
Material: Cada criança escolhe o seu bolo e 16 velinhas cada ( se quiser, pode aumentar a quantidade de velas).
O jogador joga o dado, fala em voz alta o número sorteado, logo após coloca, sobre o bolo, a quantidade de velas de acordo com o número sorteado.
Ganha o aluno que conseguir completar, o mais rapidamente possível, o bolo com todas as velinhas.
sexta-feira, 29 de maio de 2015
quinta-feira, 28 de maio de 2015
Quebra-cabeça ilustrado
Olhem que legal este quebra cabeça que a Keila, nossa parceira de AEE compartilhou em nosso grupo do Face.
As imagens estão em tamanho A4. Basta imprimir, plastificar, recortar na linha demarcada e deixar as crianças se divertirem :)
segunda-feira, 25 de maio de 2015
Fichas para trabalhar quantidades
Baixei essas fichas do Face de alguma colega, mas não consigo lembrar de quem foi (assim que lembrar, darei os devidos créditos).
As fichas estão em tamanho A4 e como pretendo trabalhar com alguns alunos que ainda não se apropriaram do conceito de numero e numeral, optei por colocar uma tabela com os algarismos de 1 até 10 no final de cada ficha (as fichas originais não tinham essa tabela numérica).
A seguir, três imagens do material.
Clique aqui para baixar as 8 fichas em PDF, ou aqui para baixarem formato Word.
GCompris é um software educacional livre
GCompris é um software livre de aplicativos educacionais que compreende diversas atividades lúdicas e educacionais para crianças.
Abaixo, você pode encontrar uma lista de categorias com das atividades disponíveis. Clique, explore e divirta-se.
sábado, 23 de maio de 2015
Costura Botões
Olhem que atividade legal encontrei no site play to learn preschool para trabalhar habilidades motoras finas, cores, tamanhos e melhorar a coordenação mão-olho.
Vale apena visitar. Tem muitas dicas interessantes para enriquecer nosso trabalho. http://www.playtolearnpreschool.us/
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios
No site inclusão AEE, encontramos dicas maravilhosas para enriquecer nosso trabalho.
Compartilho esta tabela com dicas para preencher relatórios, usando expressões que descrevem os comportamentos das crianças sem deixar os pais constrangidos com expressões "pesadas".
Compartilho esta tabela com dicas para preencher relatórios, usando expressões que descrevem os comportamentos das crianças sem deixar os pais constrangidos com expressões "pesadas".
Você pensa
|
Você escreve
|
O aluno não sabe
|
O aluno não
adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.
|
Não tem limites
|
Apresenta
dificuldades de auto-regulação, pois…
|
É nervoso
|
Ainda não
desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois…
|
Tem o costume de
roubar
|
Apresenta
dificuldade de autocontrole, pois…
|
É agressivo
|
Demonstra
agressividade em situações de conflito; usa meios físicos para alcançar o que
deseja
|
É bagunceiro,
relaxado,
|
Ainda não
desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences.
|
Não sabe nada
|
Aprendeu algumas
noções, mas necessita desenvolver…
|
É largado da
família
|
Aparenta ser
desassistido pela família, pois…
|
É desobediente
|
Costuma não aceitar
e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir
regras.
|
É apático,
distraído
|
Ainda não demonstra
interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se
desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
|
É mentiroso
|
Costuma utilizar
inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas
|
É fofoqueiro
|
Costuma se
preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
|
É chiclete
|
É muito afetuoso;
demonstra constantemente seu carinho…
|
É sonso e
dissimulado
|
Em situações de
conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está clara a sua
participação.
|
É preguiçoso
|
Não realiza as
tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo parte para as
brincadeiras e outras atividades.
|
É mimado
|
Aparenta desejar
atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas
vontades.
|
É deprimido,
isolado, antissocial
|
Evita o contato e o
diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não
desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
|
É tagarela
|
Costuma falar mais
que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de
silêncio.
|
Tem a boca suja
|
Utiliza-se de
palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
|
Possui distúrbio de
comportamento
|
Apresenta
comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais
como…
|
É egoísta
|
Ainda não sabe
dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.
|
terça-feira, 19 de maio de 2015
Coleção Clássicos em braile e em fonte ampliada
Olhem que coleção maravilhosa
que recebemos da Fundação Dorina Nowill. São 10 livros impressos em braille e fonte ampliada,
com relevos nas imagens, muito colorido e ainda cada livro vem acompanhado do
CD com a leitura da história com audiodescrição.
Os exemplares são: Chapeuzinho
Vermelho, Branca de Neve, Bela Adormecida, Cinderela, João e Maria, João e o Pé
de Feijão, Os Três Porquinhos, Peter Pan, Robi Hood e Rapunzel.
Clique aqui para baixar a ficha
cadastral. Depois de preencher o cadastro da escola basta encaminhar para o
e-mail leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br
e aguardar :)
sábado, 16 de maio de 2015
Sala Multifuncional_ 2015 :)
Este ano ando um tanto afastada do blog em razão das ampliações dos livros didáticos e paradidáticos para nossos alunos baixa visão. Os dias estão passando tão rápidos que registro as atividades trabalhadas com os alunos, os materiais construídos e esqueço de compartilhar porque a máquina acaba sempre ficando esquecida na escola rsrs.
Faz tempo que queria compartilhar aqui um pouquinho da minha sala depois de algumas mudanças feitas este ano. Troquei a cor da parede, pintei as portas dos armários e forrei as cadeiras com TNT colorido e plástico (desses usados como forração de mesa). Procurei colocar algumas cores para deixar o ambiente mais alegre :)
Em breve estarei compartilhando os materiais e as experiências vivenciadas com nossos alunos.
A seguir, 11 imagens da Sala em que trabalho na E. M. Maria Arlete Bitencourt Lodetti.