"...onde houver turmas de alunos enfileirados em salas-celas, não haverá inclusão. Onde houver séries de aulas assentes na crença de ser possível ensinar a todos como se de um só se tratasse, não haverá inclusão." José Pacheco
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Dicas ortográficas do Blog do Gramaticando
- Acender ou Ascender?
- "A dentro" ou "Adentro"?
- Afim ou a fim de?
- Aonde ou onde?
- Através ou por meio?
- Benvindo ou bem-vindo?
- Côco ou coco?
- Como se escreve 600 e 60 por extenso?
- Como se escreve de repente?
- Como se escreve "infraestrutura"?
- Comprimento e Cumprimento
- Costas ou Costa?
- De baixo ou debaixo?
- Denovo ou de novo?
- Dia-a-Dia ou Dia a Dia?
- Docente ou Discente?
- Em baixo ou embaixo?
- Emigrar, imigrar ou migrar?
- Espectador ou expectador?
- Este ou esse? Nesse ou neste?
- "Esteje" ou "Esteja"?
- Excessão ou exceção?
- "Há" ou "a"?
- Horas (problemas gerais de grafia)
- Infligir ou Infringir?
- In Memorian ou In Memoriam?
- Mau ou mal?
- Mussarela ou muçarela?
- Onde ou aonde?
- Por ora ou por hora?
- Por que, porque, por quê ou porquê?
- Porventura ou por ventura?
- Possui ou Possue?
- Senão ou se não?
- Sessão, seção, secção ou cessão?
- Tampar ou tapar?
- Têm ou tem?
- Tencionar ou Tensionar?
- "Todo o" ou "Todo"?
- Ver ou vir?
- Viagem ou viajem?
- FONTE: http://blogdogramaticando.blogspot.com.br/2011/09/serie-ortografia-menu.html
Dicas de Caligrafia
Encontrei estas dicas no blogdogramaticando.blogspot.com.br. Vale a pena
visitar e seguir.
visitar e seguir.
Letra feia é uma coisa. Letra bonita é outra coisa. Letra legível é outra coisa. Letra
ilegível é outra coisa.
Qual é o tipo de letra que você precisa usar na redação? Resposta: letra LEGÍVEL,
que possa ser lida. Isso independe de beleza.
ilegível é outra coisa.
Qual é o tipo de letra que você precisa usar na redação? Resposta: letra LEGÍVEL,
que possa ser lida. Isso independe de beleza.
Você pode escrever de modo torto e feio, mas se eu puder ler o que você escreveu
então quer dizer que a letra é "legível".
Dicas gerais de caligrafia.
1ª) O "i" e o "j" tem pingo sim. Não adianta ficar teimando e ignorando o maldito
pingo.
2ª) O til é isso: ~. Pronto. Apenas um "s" deitado e esticado. Às vezes, por simples
preguiça, acabamos transformando o til num traço horizontal.
3ª) Diferencie o "a" do "o". Lembre que o "o" é cortado e o "a" tem a perninha.
4ª) Diferencie o "r" do "s". Essa é, sem dúvida, o maior problema da caligrafia.
Na letra cursiva,
dependendo do modo que a gente escrever, nós acabamos transformando o "r"
e o "s" na mesma letra. "Como fazer então?" Dê o seu jeito: pegue uma folha de
papel e vai treinando. Depois mostre pra tia, pra vizinha, pra mãe ou pra qualquer
um e veja se eles conseguem diferenciar as duas letras. Caso contrário, será
melhor treinar mais.
5ª) Diferencie as letras maiúsculas das minúsculas. Pode parecer simples, mas tem
gente que coloca as letras maiúsculas e minúsculas na mesma altura e no mesmo
modelo de modo inconsciente, sem perceber.
então quer dizer que a letra é "legível".
Dicas gerais de caligrafia.
1ª) O "i" e o "j" tem pingo sim. Não adianta ficar teimando e ignorando o maldito
pingo.
2ª) O til é isso: ~. Pronto. Apenas um "s" deitado e esticado. Às vezes, por simples
preguiça, acabamos transformando o til num traço horizontal.
3ª) Diferencie o "a" do "o". Lembre que o "o" é cortado e o "a" tem a perninha.
4ª) Diferencie o "r" do "s". Essa é, sem dúvida, o maior problema da caligrafia.
Na letra cursiva,
dependendo do modo que a gente escrever, nós acabamos transformando o "r"
e o "s" na mesma letra. "Como fazer então?" Dê o seu jeito: pegue uma folha de
papel e vai treinando. Depois mostre pra tia, pra vizinha, pra mãe ou pra qualquer
um e veja se eles conseguem diferenciar as duas letras. Caso contrário, será
melhor treinar mais.
5ª) Diferencie as letras maiúsculas das minúsculas. Pode parecer simples, mas tem
gente que coloca as letras maiúsculas e minúsculas na mesma altura e no mesmo
modelo de modo inconsciente, sem perceber.
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
sábado, 8 de dezembro de 2012
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
sábado, 1 de dezembro de 2012
Aqui vai uma lista de conteúdos (do AEE) para ser desenvolvido com o aluno Baixa Visão
Objetivo Geral
Desenvolver de forma positiva nos educandos baixa visão a autonomia e independência ressaltando suas potencialidades visuais, fortalecendo a auto-estima através das interações, bem como ampliar sua capacidade funcional da visão explorando ao máximo seu potencial visual útil para a execução de tarefas.
Objetivo específico
Ampliar o funcionamento visual até o mais alto grau possível de eficiência, com ou sem auxílio óptico através de um processo sequencial sistemático e gradativo de estimulação visual, conduzindo à aprendizagem visual.
Conteúdos a serem trabalhados com educandos Baixa Visão
- Luminosidade – fixação/segmento visual
- Papel picado
- Mosaico
- Recorte com tesoura (livre, linhas, formas, gravuras)
- Bordado
- Alinhavo
- Desenho livre
- Contorno colorido
- Pintura com pincel
- Jogo dos 7 erros
- Modelagem a partir de miniaturas
- Réplica de pintores
- Pontilhado/tracejado/ labirinto
- Figura-fundo
- Projeção de figuras através do retroprojetor
- Uso da luz artificial da lanterna em diversos segmentos (sempre partindo do centro)
- Esquema corporal – identificação/lateralidade/imitação de gestos simples e complexos
- Cores
- Percepção de linhas
- Percepção de formas geométricas
- Percepção de gravuras
- Percepção de detalhes
- Relação de igualdade e diferença
- Sequência lógica
- Coordenação viso motora
- Motricidade ampla e fina
- Discriminação figura-fundo/sombras
- Orientação espacial/temporal/espaço-temporal
- Grafismo: limite/traçado/ritmo
- Colagem
- Leitura
- Orientação de mobilidade
- Expressões faciais
- Expressões de sentimentos
- Conceito de imagem através do espelho
- Atividades da vida diária
- Estimulação dos sentidos remanescentes
- Treino do recurso óptico
- Uso da lupa eletrônica
- Preensão (movimento de pinça)
- Encaixe (enfiar, enroscar, abotoar, atar, perfurar, alinhar)
- Cópias de objetos e gravuras
Estimulação visual!
Visitando o blog http://cemespi.blogspot.com.br/search/label/AEE encontrei esses vídeos para estimulação visual.
wee see - collection one
Atividade com estímulos mais simples. Para iniciar o trabalho.
wee see - collection two
Atividade mais elaborada, mais estímulos.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nn25EUPGL0k&feature=relmfu
Livros com atividades para alfabetização
Livro com diversas atividades que podem auxiliar na alfabetização de nossas crianças
Clique na imagem para baixar
Volume III Vamos Brincar a Rimar, 4 a 7 anos
Volume I Promover a Literacia, Da Teoria à Prática Pré-Escolar (4 a 6 anos)
Volume II Promover a Literacia, Da Teoria à Prática Pré-Escolar 1º Ano
Coleção editada pela associação de paralisia cerebral de Coimbra.
Clique na imagem para baixar
Volume III Vamos Brincar a Rimar, 4 a 7 anos
Volume I Promover a Literacia, Da Teoria à Prática Pré-Escolar (4 a 6 anos)
Volume II Promover a Literacia, Da Teoria à Prática Pré-Escolar 1º Ano
Coleção editada pela associação de paralisia cerebral de Coimbra.
Branca de Neve em PECs
Historinha da Branca de Neve em PECs.
Vale a pena baixar
Acesse este site e faça Download: http://pt.scribd.com/doc/96207856/Branca-de-Neve