domingo, 28 de julho de 2013

APOSTILA FOLCLORE

Descrição: Apostila em forma de slide, com 37 páginas, (montada  para ser impressa em frente e verso) com breve resumo sobre o folclore (O que é o folclore; para que serve; Seres fantásticos, Superstições e crendices; Músicas, Trava línguas; Brincadeiras populares e adivinhas). A apostila contém ilustrações em forma de álbum de figurinhas com trinta e seis figurinhas para recortar, colar e colorir. Tem também adivinhas e algumas atividades referentes ao tema. 
Todo o material foi recebido dos colegas e/ou retiradas da internet.
Para baixar a apostila clique aqui





Apostila de matemática_básica

Descrição: Apostila adaptada em fonte ampliada, com 137 páginas, abordando o sistema de numeração, as quatro operações, probleminhas, tabelas, calendário, sistema monetário entre outros. 
Entre as atividades há varias questões de assinalar, pintar, recortar e colar. Devido a necessidade da aluna, nas atividades aparecem pequenas  imagens incentivando o uso de materiais concretos ou da da calculadora.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Avaliação diagnóstica 2º e 3º ano

Descrição: Apostila de Língua Portuguesa  para avaliação diagnóstica de alunos do 2º e 3º ano.
São 14 páginas , somando 41 questões,  com atividades  de múltipla escolha,  interpretação de textos, interpretação de imagens e  tirinhas,  ditado, entre outras.


Obs: Não lembro a fonte.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis

Logos dos apoiadores

O curso a distância em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é oferecido, gratuitamente, pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), e desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a coordenação do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) e o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED).

Com abrangência nacional, o curso de Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis tem como objetivo formar professores de escolas públicas na perspectiva da Educação Inclusiva, auxiliando-os no uso das tecnologias da informação e da comunicação acessíveis e na construção de ações pedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), apoiando processos de aprendizagem e de desenvolvimento de alunos com deficiências, em suas respectivas unidades de ensino.
Coord. Pedagógica do curso: Profª Drª Lucila Maria Costi Santarosa

Coord. Administrativa: Profª Drª Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Nível: Curso de extensão
Modalidade: Curso a distância
Carga-horária: 180 horas

Acesse ao Edital nº 02/2013 – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS (FNDE/UFRGS ) – PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSISTA: clique aqui.
Link de acesso ao formulário de inscrições: clique aqui.
Período de inscrição: 17 de julho – 16 de agosto de 2013

Atalhos para o leitor de telas jaws e dosvox

Descrição: Documento com três páginas contendo atalhos para o leitor de telas Jaws e Dosvox



Orientação do MEC aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 2.764/2012 de proteção aos Autistas.

4 de maio de 2013 às 15:56

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Diretoria de Políticas de Educação Especial - NOTA TÉCNICA Nº 24 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE Data: 21 de março de 2013.

Assunto: Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 2.764/2012

A Lei nº 12.764/2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, atendendo aos princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) e ao propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD (ONU/2006), definidos no seu art. 1º, nos seguintes termos:

Apostila Braille para estudo

Para que as atividades com os pontos Braille (em tinta) apareçam corretamente, é necessário ter a fonte BrailleKiama  instalada no seu computador.



Resumo dos Pontos braille

Descrição: Documento com três páginas contendo resumo dos principais pontos Braille para pontuação, acentuação, sinais usados na matemática e sinais exclusivos do Braille.




Livro: Dez amigos

História com Símbolos pictográficos para a comunicação

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Eloísa jogando cilada

Gosto muito deste quebra-cabeça, pois  exige raciocínio e permite inúmeras combinações de jogada.
No inicio parece fácil,  jogador deve encaixar todas as peças no tabuleiro sem deixar nenhum espaço no tabuleiro. 


Eloísa

Eloísa fixando palavras com j/g através de jogos no computador



terça-feira, 16 de julho de 2013

Síndrome de Irlen - o que é?




A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A
Síndrome tem caráter familiar, com um ou ambos os pais também portadores em graus e intensidades variáveis. Suas manifestações são mais evidentes nos períodos de maior demanda de
atenção visual, como nas atividades acadêmicas e profissionais que envolvem leitura por tempo prolongado, seja com material impresso ou computador.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Brincando de "Faz de conta"

Sete imagens mostrando o Mateus "brincando" de preparar sanduíche. 
Tinha queijo, presunto, tomate, alface, maionese, ketchup...e até suco, tudo de brincadeirinha. :)


Cores e formas geométricas

Este é um dos jogos que recebi recentemente da Secretaria de Educação.
Com ele trabalho cores, formas geométricas, coordenação motora, percepção visual, ...
O Mateus adorou. Ele encaixava as peças que eu pedia e ficava observando elas descerem, girando, até chegar no círculo lá embaixo. :)


Pareamento de números

Com esta atividade é possível trabalhar pareamento de números, sequência numérica, sucessor e antecessor,  cores, tamanhos...


quinta-feira, 11 de julho de 2013

Programa Escola Acessível 2013

Objetivo: Promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.

Ações: 

  • O Programa disponibiliza recursos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, às escolas contempladas pelo Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. No âmbito deste programa são financiáveis as seguintes ações:
  • Adequação arquitetônica: rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora;
  • Aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistiva, bebedouros e mobiliários acessíveis;

Como acessar: As escolas contempladas, conforme relação anual publicada em Resolução FNDE/PDDE – Escola Acessível, efetivam cadastro no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação - SIMEC, onde inserem o plano de atendimento contendo o planejamento de utilização dos recursos.

Documentos: 

domingo, 7 de julho de 2013

A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação

Volume 2: Atividades de Estimulação de Alunos
Clique na imagem abaixo para baixar a apostila completa



Apostila Alfabetização 1

Mais uma apostila que adaptei para nosso aluno com DI.
A maioria das atividades foram coletadas da internet e reorganizada para nosso menino.
Baixe a apostila completa AQUI ,  AQUI.
ou
Clique na imagem abaixo para abrir a página do shared e depois clique no retângulo azul para baixar a apostila
 

sábado, 6 de julho de 2013

Apostila para alfabetização

Apostila que adaptei baseada no método das 28 palavras para um aluno com DI
Baixe a apostila completa AQUI (em pdf) ou AQUI (em docx) .
Aqui outra apostila, em fonte ampliada, baseada no método das 28 palavras.


sexta-feira, 5 de julho de 2013

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), ratificada pelo Brasil como Emenda Constitucional, por meio dos Decretos 186/2008 e 6949/2009, “pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas” (Artigo 1º).     
                                                        
- Alunos com deficiência: são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. São deficiências:
Conforme o Decreto 5296/2004:

1. Deficiência Auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de 41 dB até 70 dB, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. O aluno que utiliza o Aparelho de Amplificação Sonora Individual – AASI (prótese auditiva) pode, ou não, processar informações lingüísticas pela audição e, conseqüentemente, tornar-se capaz de desenvolver a linguagem oral, mediante atendimento fonoaudiológico e educacional.
Surdez - perda auditiva acima de 71 dB, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. O aluno com essa surdez, em geral, utiliza a Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Para comprovar essa deficiência deve-se fazer o exame de audiometria e este exame deve comprovar a perda auditiva superior a 41 decibéis, nas freqüências 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz, e 3.000Hz, e em ambos os ouvidos. Ou seja, o médico não deve considerar a média aritmética, mas sim a perda em todas as freqüências.
Vejam os principais CID desta modalidade de deficiência:
Surdez Congênita Neurossensorial H.90: (perda da audição causando transtorno da fala)
H.90 - Perda da audição bilateral por problema de condução
 H.90.1 - Perda da audição unilateral por transtorno da condução sem restrição de audição contralateral
H.90.2 - Perda não especificada de audição devido a transtorno de condução – Surdez de condução
H.90.3 - Perda de audição bilateral neurossensorial
H.90.4 Perda da audição unilateral neurossensorial sem restrição de audição contralateral
H.90.5 Perda da audição neurossensorial não especificada,
 DPAC - Déficit no Processamento Auditivo Central: Para alunos com déficit no processamento auditivo central, se eles apresentarem perda auditiva, deve ser classificado como alunos com deficiência auditiva. Se o déficit gerar dificuldades de leitura, escrita etc, trata-se de um transtorno funcional específico, e neste caso não é público alvo da Educação Especial e não é coletado pelo Censo Escolar.

Mais jogos para a Sala Multifuncional

Hoje recebemos mais materiais para a Sala Multifuncional. Entre os diversos materiais estão esses jogos.

 

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A ao Z Galinha Pintadinha

Este é mais um jogo que recebemos da Secretaria de Educação. Ele é composto por 26 quebra-cabeças, totalizando 78 peças em madeira.
A criança deve associar a figura à palavra e sua letra inicial.
Como Dudu ainda não está alfabetizado, eu ia mediando a atividade e ele procurando as letras e palavras. Depois ele viu uma lupa  perto do computador e queria saber o que era. Mostrei para ele, explicando para que servia. Ele começou a identificar, com a lupa, os quebra-cabeças montados na caixa e dali em diante continuou a atividade praticamente sozinho. Olhava a figura, ia na caixa com a lupa e procurava a letra e a palavra para formar seu quebra-cabeça. ( bem espertinho rsrs)