Tamanho da Fonte

A+ a-

domingo, 28 de julho de 2013

APOSTILA FOLCLORE

Descrição: Apostila em forma de slide, com 37 páginas, (montada  para ser impressa em frente e verso) com breve resumo sobre o folclore (O que é o folclore; para que serve; Seres fantásticos, Superstições e crendices; Músicas, Trava línguas; Brincadeiras populares e adivinhas). A apostila contém ilustrações em forma de álbum de figurinhas com trinta e seis figurinhas para recortar, colar e colorir. Tem também adivinhas e algumas atividades referentes ao tema. 
Todo o material foi recebido dos colegas e/ou retiradas da internet.
Para baixar a apostila clique aqui





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostila de matemática_básica

Descrição: Apostila adaptada em fonte ampliada, com 137 páginas, abordando o sistema de numeração, as quatro operações, probleminhas, tabelas, calendário, sistema monetário entre outros. 
Entre as atividades há varias questões de assinalar, pintar, recortar e colar. Devido a necessidade da aluna, nas atividades aparecem pequenas  imagens incentivando o uso de materiais concretos ou da da calculadora.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Avaliação diagnóstica 2º e 3º ano

Descrição: Apostila de Língua Portuguesa  para avaliação diagnóstica de alunos do 2º e 3º ano.
São 14 páginas , somando 41 questões,  com atividades  de múltipla escolha,  interpretação de textos, interpretação de imagens e  tirinhas,  ditado, entre outras.


Obs: Não lembro a fonte.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Matemática_fixação


Obs: Infelizmente não lembro a fonte 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Avaliação Língua Portuguesa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Avaliação de Geografia: Coordenadas Geográficas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Coletanea de atividades matemática

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostila Libras Básico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Passando da letra bastão para a cursiva

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Primeiras frases em Libras

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis

Logos dos apoiadores

O curso a distância em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é oferecido, gratuitamente, pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), e desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a coordenação do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) e o Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED).

Com abrangência nacional, o curso de Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis tem como objetivo formar professores de escolas públicas na perspectiva da Educação Inclusiva, auxiliando-os no uso das tecnologias da informação e da comunicação acessíveis e na construção de ações pedagógicas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), apoiando processos de aprendizagem e de desenvolvimento de alunos com deficiências, em suas respectivas unidades de ensino.
Coord. Pedagógica do curso: Profª Drª Lucila Maria Costi Santarosa

Coord. Administrativa: Profª Drª Liane Margarida Rockenbach Tarouco
Nível: Curso de extensão
Modalidade: Curso a distância
Carga-horária: 180 horas

Acesse ao Edital nº 02/2013 – CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS (FNDE/UFRGS ) – PROCESSO DE SELEÇÃO DE CURSISTA: clique aqui.
Link de acesso ao formulário de inscrições: clique aqui.
Período de inscrição: 17 de julho – 16 de agosto de 2013
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 21 de julho de 2013

Uso de textos na alfabetização

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostila com sugestões de materiais

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atalhos para o leitor de telas jaws e dosvox

Descrição: Documento com três páginas contendo atalhos para o leitor de telas Jaws e Dosvox



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Orientação do MEC aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 2.764/2012 de proteção aos Autistas.

4 de maio de 2013 às 15:56

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Diretoria de Políticas de Educação Especial - NOTA TÉCNICA Nº 24 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE Data: 21 de março de 2013.

Assunto: Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 2.764/2012

A Lei nº 12.764/2012 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, atendendo aos princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) e ao propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência – CDPD (ONU/2006), definidos no seu art. 1º, nos seguintes termos:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostila Braille para estudo

Para que as atividades com os pontos Braille (em tinta) apareçam corretamente, é necessário ter a fonte BrailleKiama  instalada no seu computador.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Resumo dos Pontos braille

Descrição: Documento com três páginas contendo resumo dos principais pontos Braille para pontuação, acentuação, sinais usados na matemática e sinais exclusivos do Braille.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Matemática com números até 100

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades Matemática/Língua Portuguesa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades com músicas infantis


Obs: Não lembro a fonte
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostila para alfabetização

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 20 de julho de 2013

Caderno de atividades

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostila de matemática

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro: Dez amigos

História com Símbolos pictográficos para a comunicação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

O sapo apaixonado



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cartazes método 28 palavras



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogo Profissões - Associações/memória

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 16 de julho de 2013

Síndrome de Irlen - o que é?




A Síndrome de Irlen (S.I.) é uma alteração visuoperceptual, causada por um desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz que produz alterações no córtex visual e déficits na leitura. A
Síndrome tem caráter familiar, com um ou ambos os pais também portadores em graus e intensidades variáveis. Suas manifestações são mais evidentes nos períodos de maior demanda de
atenção visual, como nas atividades acadêmicas e profissionais que envolvem leitura por tempo prolongado, seja com material impresso ou computador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 15 de julho de 2013

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Caixa de classificação de cores



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cores e formas geométricas

Este é um dos jogos que recebi recentemente da Secretaria de Educação.
Com ele trabalho cores, formas geométricas, coordenação motora, percepção visual, ...
O Mateus adorou. Ele encaixava as peças que eu pedia e ficava observando elas descerem, girando, até chegar no círculo lá embaixo. :)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Trabalhando com massinha

As crianças adoram esta brincadeira :)


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VIVIANA RAINHA DO PIJAMA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pareamento de números

Com esta atividade é possível trabalhar pareamento de números, sequência numérica, sucessor e antecessor,  cores, tamanhos...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cartelas de encaixe para trabalhar número e numeral

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Programa Escola Acessível 2013

Objetivo: Promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.

Ações: 

  • O Programa disponibiliza recursos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, às escolas contempladas pelo Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. No âmbito deste programa são financiáveis as seguintes ações:
  • Adequação arquitetônica: rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora;
  • Aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistiva, bebedouros e mobiliários acessíveis;

Como acessar: As escolas contempladas, conforme relação anual publicada em Resolução FNDE/PDDE – Escola Acessível, efetivam cadastro no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação - SIMEC, onde inserem o plano de atendimento contendo o planejamento de utilização dos recursos.

Documentos: 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Atividades de fixação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Palavras com G ou J

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 7 de julho de 2013

Livro: Um olhar para as altas habilidades

Clique na imagem para baixar o livro completo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Igualdade não significa justiça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação

Volume 2: Atividades de Estimulação de Alunos
Clique na imagem abaixo para baixar a apostila completa



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Apostila Alfabetização 1

Mais uma apostila que adaptei para nosso aluno com DI.
A maioria das atividades foram coletadas da internet e reorganizada para nosso menino.
Baixe a apostila completa AQUI ,  AQUI.
ou
Clique na imagem abaixo para abrir a página do shared e depois clique no retângulo azul para baixar a apostila
 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 6 de julho de 2013

Apostila para alfabetização

Apostila que adaptei baseada no método das 28 palavras para um aluno com DI
Baixe a apostila completa AQUI (em pdf) ou AQUI (em docx) .
Aqui outra apostila, em fonte ampliada, baseada no método das 28 palavras.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 5 de julho de 2013

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO OU ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), ratificada pelo Brasil como Emenda Constitucional, por meio dos Decretos 186/2008 e 6949/2009, “pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas” (Artigo 1º).     
                                                        
- Alunos com deficiência: são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. São deficiências:
Conforme o Decreto 5296/2004:

1. Deficiência Auditiva: perda bilateral, parcial ou total, de 41 dB até 70 dB, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. O aluno que utiliza o Aparelho de Amplificação Sonora Individual – AASI (prótese auditiva) pode, ou não, processar informações lingüísticas pela audição e, conseqüentemente, tornar-se capaz de desenvolver a linguagem oral, mediante atendimento fonoaudiológico e educacional.
Surdez - perda auditiva acima de 71 dB, aferida por audiograma nas freqüências de 500Hz, 1000Hz, 2000Hz e 3000Hz. O aluno com essa surdez, em geral, utiliza a Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Para comprovar essa deficiência deve-se fazer o exame de audiometria e este exame deve comprovar a perda auditiva superior a 41 decibéis, nas freqüências 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz, e 3.000Hz, e em ambos os ouvidos. Ou seja, o médico não deve considerar a média aritmética, mas sim a perda em todas as freqüências.
Vejam os principais CID desta modalidade de deficiência:
Surdez Congênita Neurossensorial H.90: (perda da audição causando transtorno da fala)
H.90 - Perda da audição bilateral por problema de condução
 H.90.1 - Perda da audição unilateral por transtorno da condução sem restrição de audição contralateral
H.90.2 - Perda não especificada de audição devido a transtorno de condução – Surdez de condução
H.90.3 - Perda de audição bilateral neurossensorial
H.90.4 Perda da audição unilateral neurossensorial sem restrição de audição contralateral
H.90.5 Perda da audição neurossensorial não especificada,
 DPAC - Déficit no Processamento Auditivo Central: Para alunos com déficit no processamento auditivo central, se eles apresentarem perda auditiva, deve ser classificado como alunos com deficiência auditiva. Se o déficit gerar dificuldades de leitura, escrita etc, trata-se de um transtorno funcional específico, e neste caso não é público alvo da Educação Especial e não é coletado pelo Censo Escolar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pareamento número e quantidade



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais jogos para a Sala Multifuncional

Hoje recebemos mais materiais para a Sala Multifuncional. Entre os diversos materiais estão esses jogos.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 4 de julho de 2013

A ao Z Galinha Pintadinha

Este é mais um jogo que recebemos da Secretaria de Educação. Ele é composto por 26 quebra-cabeças, totalizando 78 peças em madeira.
A criança deve associar a figura à palavra e sua letra inicial.
Como Dudu ainda não está alfabetizado, eu ia mediando a atividade e ele procurando as letras e palavras. Depois ele viu uma lupa  perto do computador e queria saber o que era. Mostrei para ele, explicando para que servia. Ele começou a identificar, com a lupa, os quebra-cabeças montados na caixa e dali em diante continuou a atividade praticamente sozinho. Olhava a figura, ia na caixa com a lupa e procurava a letra e a palavra para formar seu quebra-cabeça. ( bem espertinho rsrs)
 




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...