Tamanho da Fonte

A+ a-

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Jogo: Figuras e letras

Jogos Educacionais: Nesse jogo a criança deve formar o nome dos objetos arrastando letra por letra. Para escolher novas figuras, basta pressionar a tecla "F5" .

Clique aqui para jogar também. 

A seguir, quatro imagens/fotos do Dudu (Eduardo), formando palavras no computador.


 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mosaicos

Hoje trabalhamos mosaicos, na sala de AEE. Um jogo muito legal da Disney Color que comprei numa viagem que fiz a SP. O material é formado por pinos coloridos de diversos tamanhos, uma tela para encaixar as peças e uma maleta para armazenar os pinos. Minhas crianças amaram! 
Com este material é possível trabalhar  cores, tamanhos, quantidades, fazer contas, além de estimular a criatividade, coordenação motora e a imaginação das  crianças.

Eduardo quis montar um carro. Ele olhava o modelo na cartela e queria fazer igual :) Foi necessário uma ajudinha para fazer as rodas, mas logo pegou o jeito e conseguiu montar um carrinho bem bonitinho. Como é muito organizado, depois do trabalho pronto, fez questão de desmontar tudo para guardar.
  



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de abril de 2014

Palitos de fósforos: Construindo formas e descobrindo quantidades

Atividades com palitos de fósforos:
Uma colega, Marília Darc postou estas atividades no nosso grupo Sala Multifuncional-professora Bel.
Com estas sugestões é possível identificar formas geométricas; estabelecer contagens que envolvam adição e subtração, multiplicação e os alunos poderão criar formas diferentes, usando quantidades de palitos propostas pelo professor. 
Duração das atividades


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 27 de abril de 2014

DISCALCULIA: Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica


A Discalculia, como os demais distúrbios, é uma disfunção neuropsicológica que interfere na aprendizagem da aritmética e gera dificuldades para lidar com cálculos e tudo que envolve sequência lógica. A matemática é uma ferramenta essencial para a sobrevivência do homem na sociedade cuja prática está inserida em nossa rotina, (VYGOTSKY apud SILVA, 2008, p. 11). Para o discalcúlico, a incapacidade aritmética acarreta prejuízos significativos por fracassos em tarefas diárias que revelam seu déficit e fazem emergir problemas sócios afetivos.
A discalculia é observada em indivíduos cuja inteligência é normal ou acima da média e que não apresentam deficiência auditiva, visual ou física, mas que falham no raciocínio lógico-matemático que se apresenta inferior à média esperada para sua idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade. 
Os portadores desta desordem podem apresentar o comprometimento de outras habilidades importantes como:
    Habilidade Linguística (compreensão através da leitura e Conceitos escritos),
   Habilidade Perceptiva (reconhecimento de símbolos numéricos e discriminação de conjunto),
     Habilidade Atentiva (cópia correta e observação dos sinais na operação matemática) e
    Habilidade Matemática (cálculos em geral, capacidade de lidar com números no cotidiano, noção de espaço e tempo, e sequenciação como, por exemplo, os meses do ano e dias da semana). 

A Discalculia, por apresentar diferentes características relacionadas aos transtornos matemáticos, foi classificada em seis subtipos, pelos teóricos Johson e Myklebust (apud SILVA, 2008, p. 18):

Discalculia Verbal – dificuldades para nomear quantidades matemáticas, números, termos, símbolos e relações;
Discalculia Practognóstica - dificuldade para enumerar, comparar e manipular objetos, reais ou em imagens, matematicamente;
Discalculia Léxica – dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
Discalculia Gráfica – dificuldades na escrita de símbolos matemáticos;
Discalculia Ideognóstica – dificuldade em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos;
Discalculia Operacional – dificuldades na execução de operações e cálculos numéricos. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Feche a caixa (duplo)

Gosto muito de trabalhar com este jogo, pois além de trabalhar adição ele é excelente para estimular o cálculo mental.Material: 
Usei uma caixa de papelão ( dessas para docinhos e salgadinhos); feltro, 9 bolinhas de isopor cortadas ao meio, duas varetinhas para dividir e 18 tampinhas de refrigerantes (de duas cores diferentes) e números de 1 a 9 para colar nas tampinhas. Optei por fazer o fecha a caixa duplo, para que duas crianças pudessem jogar juntas.

Como jogar: Lança-se dois dados e segundo o resultado dos mesmos, "fecha-se" casas que somem o mesmo resultado dos dados. Fechadas as casas 7, 8 e 9, passa-se a lançar somente um único dado. Segue-se assim até que fique impossível fechar-se mais casas.
Ao terminar a jogada, somam-se as casas abertas , quem fechar o maior número de casas, perdendo o mínimo de pontos, vence a jogada.

Clique aqui para jogar feche a caixa diretamente no seu computador.

A seguir, cinco imagens do aluno Daniel jogando fecha a caixa. Hoje foi o dia de sorte dele, por duas vezes conseguiu fechar todas as casas..rsrs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quatro em linha com caixas de ovos

O quatro em Linha é um jogo simples, mas desafiador e as crianças adoram. Além de trabalhar a atenção, desenvolve  inteligência, habilidade e capacidade de observação.
O objetivo do jogo é fazer uma linha de quatro peças seguidas na horizontal, vertical ou diagonal antes que o adversário o faça primeiro.
Material: 1 bandeja de ovos ( dessas de 36 ovos) e 36 tampinhas de refri de duas cores diferentes
Clique aqui para jogar quatro em linha diretamente no computador.

A seguir, quatro imagens do aluno Daniel jogando quatro em linha. Ele ficou feliz porque não me deixou ganhar nenhuma vez..rsrssr

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Jogo das argolas

Tenho uma compulsão por brinquedos..rs Adoro visitar essas lojas "a partir de 1,99" e mercadinhos pequenos. Sempre encontro um jogo que me interessa e que pode contribuir com meu trabalho. O último que encontrei foi esse "jogo das argolas". Gostei tanto que comprei os dois últimos que havia na prateleira :)
O jogo exige habilidade e estratégia para controlar a pressão da mão e acertar as argolas nos pinos.
Para que o jogo ficasse firme na mesa, colei um pedacinho de madeira, do tamanho da base, dessa maneira as crianças tiveram mais firmeza na hora de encaixar as argolas e lançar sobre os pinos.
Estou pensando em colocar pontuações nos pinos para trabalhar com os maiores.
A seguir, oito imagens: A primeira uma foto da caixa mostrando três crianças brincando com o jogo das argolas. As outras sete imagens, mostrando Eduardo e Ricardo brincando com o jogo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de abril de 2014

Dominó de quantidades e numerais até 9

A seguir você encontrará outro jogo de dominó para auxiliar no desenvolvimento da relação entre quantidade e numeral até 9.
Clique aqui para baixar  o jogo diretamente no seu computador. São 10 folhas, totalizando 30 peças para você imprimir, colar em papel resistente e/ou plastificar.
Aqui você encontrará outro jogo de dominó gigante para baixar e imprimir



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 15 de abril de 2014

Santa Ceia

A professora de Artes, do 9° ano, está trabalhando o Renascimento. Os alunos deverão fazer uma releitura da obra de  Leonardo da Vinci: A Santa Ceia.
Como temos uma aluna cega, procuramos fazer uma montagem com sobreposição de imagens, de maneira que possibilitasse à menina ter noção da posição de cada apóstolo . 
Posteriormente ela e os colegas deverão fazer a releitura da obra através de argila ou massinha de modelar.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Resta um com caixa de ovos








Hoje Julia, Eloísa e Vitória, trabalharam, entre outros jogos, o resta um (feito com caixa de ovos e bolinhas de isopor). Um jogo simples mas que estimula e desenvolve  a capacidade de abstração, desenvolvendo a memória, atenção, concentração, noções de tempo, espaço e raciocínio lógico. 
A seguir, três imagens das meninas jogando "resta um"
DICA: Clique aqui para jogar o Resta um com sapos no seu computador (jogo online)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Jogo: Percepção visual

Eloísa, Vitória e Ana Júlia trabalhando com o jogo "percepção visual" (não lembro onde encontrei o jogo para dar os devidos créditos). 
As meninas tinham que observar uma cartela por um tempo determinado e depois deveriam colocar cada objeto no seu lugar correto.
Aqui você encontrará mais detalhes sobre o material e o link para baixar as fichas no seu computador.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eliã trabalhando pareamento de número x numeral

Nove imagens mostrando Eliã trabalhando com o Jogo Pareamento de número x numeral.
Aqui você encontrará outras maneiras de trabalhar com o material.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fichas para colorir e recortar

Atividade para desenvolver a motricidade fina.
Treze fichas para imprimir, colorir e recortar


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 6 de abril de 2014

Sugestões de avaliações diagnósticas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sugestões de valiações diagnóstica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

PROBABILIDADE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tábua dos números

Fiz este material utilizando dois pedaços de compensados que foram unidos por duas dobradiças, de modo que eu pudesse usar o material inteiro ou somente uma metade. Dividi cada metade em cinco partes e colei cartelas representando números de 1 a 10 através de mãozinhas e de algarismos (cinco em cada parte).
O objetivo do material é fazer com que a criança identifique o algarismo e fale oralmente, depois represente a quantidade através dos dedinhos das mãos e utilizando os palitinhos coloridos.
A seguir, seis imagens mostrando Eliã trabalhando com a tábua dos números.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quebra-cabeça das vogais

Encontrei esse e outros materiais maravilhosos no Blog  Alfabetizando Iara Medeiros.
Fiz uma pequena modificação, tirando as imagens de cinco cartelas para que servissem de base do quebra-cabeças.
Vocês podem colocar nomes nas imagens para que a criança vá associando imagem com palavra
Clique aqui  para baixar os materiais.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Recortes

Olhem que legal essas atividades para trabalhar habilidades de recortar que encontrei no blog Mil Maneiras Estimulação Pedagógica. 

Não deixem de visitar, pois encontrarão estas e muitas outras dicas importantes.

1- Rasgar o papel com as mãos - Quando se oferece um papel para que as crianças pequenas e deficientes o recorte com as mãos, a tendência é que puxem. Mas, o ato de rasgar o papel exigem movimentos contrários. Uma das mãos vai para a frente enquanto a outra, vem para trás. E isto precisa ser bastante praticado para que percebam esse movimento e se torne automático.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. PROTEJA nossas crianças e ad...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...