Tamanho da Fonte

A+ a-

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Jogo dos Pontinhos











Jogo semelhante ao "jogo da cerca", onde o primeiro jogador deverá unir dois pontos vizinhos no tabuleiro, em seguida, seu adversário fará outra linha, unindo dois pontos, no mesmo tabuleiro.
O jogo continua até que um dos jogadores consiga fechar um quadrado. Quando fechá-lo, deve escrever a letra inicial de seu nome dentro do quadrado, e jogar mais vez.
Quando todos os quadrados do tabuleiro estiverem fechados, cada jogador soma os pontos dos quadrados que formou.
O vencedor é aquele que somar mais pontos.

Optei por colocar no tabuleiro para que, ao fazer a contagem dos pontos, seja trabalhado adição, multiplicação, números positivos e negativos.
A seguir, sete imagens: a primeira mostrando o tabuleiro do jogo e as outras seis mostrando Sara e Ingrid trabalhando com o jogo dos pontinhos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogo dos Círculos

Para esse jogo será necessário um tabuleiro para cada grupo de dois ou três alunos. 10 tampinhas para cada aluno (procure usar cores diferentes). O primeiro a jogar terá a opção de colocar uma tampinha em um círculo qualquer ou duas tampinhas em dois círculos que estejam lado a lado. O outro aluno fará a mesma coisa. O jogo segue alternadamente. Ganha o aluno que colocar sua tampinha no último círculo.
Neste jogo, aparentemente simples, o aluno terá que criar estratégias para conseguir colocar sua tampinha no último círculo disponível, sendo dessa forma, o vencedor.
A seguir, quatro imagens do jogo. Na primeira mostrando um tabuleiro feito de papelão, com os círculos em EVA. As outras três imagens, mostrando Sara e Ingrid jogando o jogo dos círculos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 28 de setembro de 2014

Buscando somas iguais

Material: 1 tabela para cada aluno e 1 dado (de tantas faces quiser)
O objetivo do jogo é obter, após cada rodada, o maior número de somas iguais.

Como jogar?
*O aluno deve jogar o dado 4 vezes e escrever os números obtidos um em cada coluna (a partir da 2ª coluna).
*Depois jogar o dado mais 4 vezes e anotar os números na 1ª coluna (2ª linha), e em seguida, escrever cada um deles em uma coluna de sua escolha (sempre um só número por coluna) e soma-se ao número anterior da coluna.
*As rodadas seguintes se desenvolvem da mesma maneira: a cada novo número de uma coluna adiciona-se o número anterior.
*Os pontos são contados da seguinte maneira:
— Para duas somas iguais: 1 ponto
— Para três somas iguais ou duas vezes somas iguais: 5 pontos
— Para quatro somas iguais: 10 pontos
*Vence aquele que depois da rodada final obtiver maior número de pontos.

A seguir um exemplo utilizando um dado de 12 faces: 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogo das expressões numéricas









Material necessário: Cartões com expressões numéricas. Clique aqui para fazer o download do arquivo com as fichas das expressões numéricas.
Como jogar:
*. Dividir a turma em dois times.
*. Os cartões devem ficar embaralhados, dispostos em duas pilhas sobre uma mesa, sendo 21 em cada pilha.
*. Os jogadores (1 de cada time por vez) devem ir até a mesa, pegar um cartão da pilha,  ir ao quadro, colocar e resolver a expressão matemática.
*. Ganhará 2 pontos da rodada o jogador que retornar primeiro à mesa com a resposta correta e 1 ponto o jogador que retornar depois com a resposta correta.
*. Se o jogador chegar primeiro mas a resposta estiver errada, não leva ponto. Se o adversário estiver com a resposta correta, leva o ponto mesmo tendo chegado por último.
*. Se os dois jogadores chegarem juntos, e ambos estiverem com a resposta correta, ambos levam 2 pontos. Se ambos errarem, ninguém leva o ponto.
*. A equipe que soprar perderá um ponto.
*. Vence o time que tiver mais pontos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogos Didáticos

01 - JOGO DA SOMA
O objetivo deste jogo é fazer a soma com o resultado que é pedido, no canto direito. Neste jogo você tem que ter uma boa memória e um raciocínio rápido. Excelente jogo para exercitar o cálculo mental.
 02 - JOGO DA SOMA - 2
Muito semelhante ao anterior, mas um pouco mais difícil, pois aparecem números decimais. Faça calculos rápidos pois o tempo é pequeno. Clique nos números para efetuar a soma.
 03 - QUATRO EM LINHA
Jogo de multiplicação que tem como objetivo colocar quatro em uma mesma linha, coluna ou diagonal
 04- OPERAÇÕES LEGAIS
Neste jogo são apresentados, aleatoriamente, as operações fundamentais. São três níveis de dificuldade. Digite o resultado das operações.
05- JOGO DA MEMORIA- MULTIPLICAÇÃO
Você tem um tempo limitado para descobrir as combinações. Não perca tempo.
06- JOGO DA MEMORIA - ADIÇÃO
Você tem um tempo limitado para descobrir as combinações. Não perca tempo.
07- JOGO DA MEMORIA- SUBTRAÇÃO
Você tem um tempo limitado para descobrir as combinações. não perca tempo.
08- JOGO DA MEMORIA - DIVISÃO
Você tem um tempo limitado para descobrir as combinações. Não perca tempo.
09-JOGO DA MEMORIA - 4 operações
Você tem um tempo limitado para descobrir as combinações. Não perca tempo.
10- FECHE A CAIXA-
Jogo normando secular, , que tem por objetivo fechar o maior número de caixas,perdendo o mínimo de pontos. É uma excelente atividade para estimular o cálculo mental.
http://profjosecarlos.no.comunidades.net/index.php?pagina=1907252062

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 27 de setembro de 2014

Dicas de fontes




No site Dafont. encontramos fontes manuscritas, góticas, estrangeiras, temáticas e também fontes do tipo dingbats (onde cada letra corresponde a um desenho)
Para baixar as fontes você deve descompactar os arquivos ZIP dando dois cliques sobre ele. Para instalar no seu computador dê dois cliques sobre o arquivo e depois clique na opção "instalar". Pronto, agora é só verificar no word se sua nova fonte está instalada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

1° encontro de pais, alunos e professores do AEE de Içara.

Evento realizado no dia 25/09 na escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti. 
Participaram do encontro pais, alunos, professores do AEE , coordenadores e diretores das Escolas Maria Arlete Lodetti, Quintino Rizzieri, Paulo Rizzieri e Lúcia De Lucca, onde funcionam as Salas de AEE, a coordenadora da Educação especial, o secretário de educação, o prefeito e vice-prefeito.
Foi um momento de muita emoção, reflexão e conscientização, pois segundo Marlene Casagrande, coordenadora da Educação Especial da rede municipal de ensino, "independentemente da condição de ser ou não deficiente, quando temos objetivos definidos em nossas vidas enfrentamos as barreiras e “atravessamos as pontes”. 
Entre outras apresentações, tivemos a honra de conhecer e ouvir Lucas Peruchi e Patrícia da Rosa Milanez, alunos da APAE de Criciúma, cantando para os presentes. Ouvimos também o relado de vida da Elizabete Gonçalves Barbosa, deficiente visual (cegueira total) desde a infância. Superou dificuldades, estudou e atualmente trabalha na UNESC de Criciúma. Ela nos mostrou que com determinação, é possível vencer os obstáculos. Seu esposo também é deficiente visual e ambos tem uma filhinha de dois anos.
Ao final das apresentações os pais e alunos foram recepcionados com um delicioso coquetel e puderam apreciar a exposição de fotos das ações desenvolvidas com os alunos do AEE.
A seguir sete imagens mostrando o evento, as professoras do AEE e os painéis com as fotos dos alunos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Jogos pedagógicos

O jogo "Troca letras" faz parte do kit de 10 jogos educativos, enviados pelo Ministério da Educação para as escolas públicas. 
mec
Este jogo é composto de 20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras são semelhantes, com diferença apenas em relação a uma das letras) e um alfabeto móvel. No kit vem também um quadro de pregas pequeno, mas optei por fazer um maior e colei em um papelão para que ficasse mais resistente.
Nessa atividade deixei Eduardo livre para escolher 6 cartelas com figuras. Ele organizou no quadro de pregas e depois começamos a procurar as letras para formar as palavras. A medida que ia formando novas palavras eu ia perguntando se tinha letras iguais e qual letra estava diferente. Na palavra bolo e bola, por exemplo, ele notou que somente a última letra estava diferente, as outras três letras se repetiam. Percebeu que a letra O apareceu em todas as palavras, mas o T, C e o P apareceu somente uma vez.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 13 de setembro de 2014

Braille Virtual










Pessoas que tenham interesse em aprender a usar o sistema Braille poderão fazê-lo gratuitamente, pela internet. O material pode ser acessado em português, inglês e espanhol através do site www.braillevirtual.fe.usp.br.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Softwares educacionais

Projeto Participar Softwares educacionais de apoio ao ensino de deficientes intelectuais e autistas
Clique nas imagens a seguir para conhecer cada software educacional do Projeto Participar.





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Caça palavras com tampinhas






Nesta atividade, Vinicius tinha que ler as palavras na cartela e depois procurar no caça-palavras.
Minhas crianças adoram este caça-palavras. Ideia retirada do blog do professor phardal! O legal no material é que você pode reaproveitar a base com as tampinhas e somente mudar as letras de maneira a formar novas palavras, de acordo com o tema trabalhado.
A seguir, nove imagens do Vinicius brincando com o caça-palavras.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Duelo de tampinhas com números

Semelhantes às regras do jogo "Duelo de tampinhas 1", , o jogador joga os dados ou retira uma peça de dominó e realiza a operação de multiplicação entre os resultados. Se acertar, deverá pegar as tampinhas dos outros jogadores.
Lembrando que o jogador só poderá pegar quantidades iguais de cada um dos oponentes, portanto, o aluno terá que analisar quais são as possibilidades que ele tem para juntar a quantidade obtida, porém, como as tampinhas são numeradas, deverá pegar e somar valor de cada tampinha para obter o resultado obtido. Pegar a mesma quantidade de tampinhas de cada jogador.
Clique aqui para conhecer as regras do jogo "duelo de tampinhas"



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Duelo de tampinhas

Usei 1 tabuleiro papelão, 80 tampinhas e 2 dados ou 1 jogo de dominós.


Regras:
* Grupo de 4 alunos. 
* 20 tampinhas para cada jogador.
* Jogam-se os dados ou retira-se uma peça de dominó e realiza-se a operação (multiplicação) entre os resultados.
* Se acertar o resultado, o jogador deverá pegar as tampinhas dos outros jogadores.

O legal desse jogo é que o jogador só poderá pegar quantidades iguais de cada um dos oponentes, portanto, o aluno terá que analisar quais são as possibilidades que ele tem para juntar a quantidade obtida. Veja o exemplo:

Dado A: 6 Dado B: 6 -Resultado: 6 X 6 = 36 
O aluno pode pegar 36 Tampinhas de apenas um jogador;
- Pegar 18 Tampinhas de apenas dois dos 3 oponentes;
- Pegar 12 Tampinhas de cada oponente.

Dado A: 3 Dado: 8 Resultado: 3 X 6 = 18 .
- O aluno pode pegar 18 Tampinhas de apenas um jogador ;
- Pegar 9 Tampinhas de apenas dois dos 3 oponentes;
- Pegar 6 Tampinhas de cada oponente.

*. Se o jogador tirar um número grande e não pegar tampinhas em nenhuma das possibilidades da regra do jogo, não pega e perde sua vez para o oponente.
*. Se errar o resultado obtido nos dados perde uma tampinha que passa para o oponente que estiver com menor número de tampinhas no jogo, se um dos oponentes falar o resultado e opinar na jogada do jogador adversário perde também uma tampinha.
*. Após dez rodadas (ou quando acabar os dominós), quem estiver com mais tampinhas, ganha o jogo.

Como meu objetivo é que elas aprendam, permito que usem lápis e papel para resolver as continhas de multiplicação e divisão.

A seguir, 10 imagens de Eloisa, Vitória e Julia jogando.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Para refletir

Trecho do texto :"O BOM E O JUSTO" de Manuel Vazquez Gil

"Se você for um professor, por exemplo, e der um tratamento diferenciado a uma criança porque ela é autista, você estará fazendo o certo e praticando o bem, e essa criança terá um bônus, mas não esqueça que estará sendo injusto com as demais. Já disse e repito: um bom professor tem que ser, essencialmente, injusto, para que, dando tratamentos diferentes aos diferentes, possa ter uma turma cada vez mais igual no desempenho e na socialização."

Manuel Vazquez Gil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Formando palavras com sílabas móveis















Hoje trabalhamos com um material enviado pelo MEC: O alfabeto móvel e sílabas. Este material é um excelente recurso pedagógico que, por ser todo em letra bastão e em tamanho grande, pode ser utilizado com alunos em processo de alfabetização e também com alunos com Baixa Visão.
Nessa atividade espalhamos algumas sílabas e letras sobre a mesa e a medida que íamos organizando, líamos juntas as sílabas e letras. Depois pedi a Sara que pensasse em uma palavra. Ela falava a palavra e depois procurava as sílabas necessárias, que estavam sobre a mesa. Outras vezes ela escolhia uma sílaba e lia, então eu perguntava que palavra começava com aquela sílaba; Sara falava uma palavra e depois procurava as sílabas que estavam faltando.
A cada nova palavra formada ela organizava num cantinho da mesa e depois fazíamos a leitura da palavras para verificar se estava correta.
Devido a quantidade de peças neste material, podemos trabalhar também a escrita do nome da criança, dos colegas, do professor, da escola, da família, etc, inclusive criar frases e pequenos poemas. Neste caso, é preciso confeccionar algumas fichas com as pontuações. 
A seguir quatro imagens mostrando Sara, concentrada, formando palavras com as sílabas móveis. 





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 7 de setembro de 2014

Vinícius trabalhando com "Soletrando"

Soletrando são 32 cartelas coloridas e atraentes com figuras de animais e seus respectivos nomes. Juntando as letras a criança de diverte e monta os animais correspondentes, ou, montando o animal, a criança monta a palavra. 
Aqui você encontrará as 32 cartela para imprimir.
A seguir, cinco imagens do Vinícius trabalhando com as cartelas do soletrando.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Hexi Cartões

Visitando o site picklebums encontrei, além de outros materiais maravilhosos, esses cartões em forma de hexágonos divididos em várias cores.O objetivo do material é ir pareando os lados de cada peça, de acordo com as cores e formando padrões diversos.
Imprima algumas cópias em papel cartolina, recorte e plastifique para ficar mais resistente. Depois é só deixar as crianças jogarem a vontade.

 clique aqui  ou aqui para baixar o material


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 6 de setembro de 2014

O barquinho amarelo

Em minhas pesquisas pela net encontrei o livro "O barquinho amarelo".
Foi meu primeiro livro e eu amava cada história. Era tudo muito mágico. 
Eu nem sabia  ler direito  e viajava olhando as gravuras.  Olhando as
imagens novamente volto no tempo e viajo....
Se você também se alfabetizou com esse livro e gostaria de relembrar,
clique aqui ou na imagem abaixo para fazer o download.












Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...