"...onde houver turmas de alunos enfileirados em salas-celas, não haverá inclusão. Onde houver séries de aulas assentes na crença de ser possível ensinar a todos como se de um só se tratasse, não haverá inclusão." José Pacheco
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
sábado, 22 de novembro de 2014
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
domingo, 16 de novembro de 2014
Avaliação de matemática_fração
Avaliação de Matemática adaptada para aluno com DI.
Clique aqui para visualizar e baixara atividade em PDF ou aqui para formato word.
Marcadores:
Avaliações
Avaliação_interpretação
Avaliação de Língua Portuguesa_interpretação, adaptada para aluno com DI.
Clique aqui para visualizar e baixar a atividade em PDF ou aqui em formato word.
Marcadores:
alfabetização
,
Avaliações
Avaliação_matemática1
Marcadores:
Avaliações
Avaliação_matemática
Avaliação de Matemática adaptada para aluno com DI.
Clique aqui para visualizar a atividade em PDF ou aqui para visualizar em formato word.
Marcadores:
Avaliações
sábado, 8 de novembro de 2014
Jogo 30 Coloridos
Um jogo simples, com material barato (canudinhos) e que trabalha, além da socialização, a fixação das cores, a contagem, comparação de quantidades, correspondência e resolução
de problemas.
Pode ser jogado em duplas ou equipes.
Cada aluno receberá 30 canudinhos com cores misturadas
aleatoriamente. O professor deverá ter, em uma caixinha, Um canudinho de cada cor distribuída aos alunos. O professor sorteia um canudo da caixa e mostra aos alunos. Após falarem a cor, cada aluno deverá contar quantos canudinhos possui daquela mesma cor e registrar na sua tabela. ( se os alunos estiverem em duplas ou em grupo, deverão somar o total canudos com cor idêntica ao do canudo sorteado).
Ganha ponto o aluno (ou o grupo) que tiver a maior quantidade de canudinhos daquela cor.
Vence o aluno (ou a equipe)que fizer mais pontos no final da partida
Outra Estratégia:
Com os maiores, pode-se estipular um valor para cada cor. Os alunos deverão, então, contar a quantidade de canudinhos da cor sorteada e depois multiplicar pelo valor correspondente.
Para os menores, pode ser jogado com 10 canudos “dez coloridos” ou 20 canudos “vinte coloridos”.
Marcadores:
Jogos de sucata
,
Nossos Jogos
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Avaliação adaptada_ciências
Avaliação de Ciências adaptada para aluno com DI.
Clique aqui para visualizar a atividade em PDF ou aqui para visualizar em formato word.
Marcadores:
Avaliações
,
Ciências
terça-feira, 4 de novembro de 2014
Avaliação adaptada_Geografia
Avaliação de Geografia adaptada para aluno com DI.
Clique aqui para visualizar a atividade em PDF ou aqui para visualizar em formato word.
Marcadores:
Avaliações
,
Geografia
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Jogo do prato
Jogo para trabalhar adição ou subtração. Usei pratos descartáveis, 60 fichas (pode ser tampinhas ou círculos de E.V.A) e 1 dado.
Observação: O jogo também pode ser realizado com dois dados e pode ser aumentada a quantidade de fichas.
Adição:
Cada jogador recebe um pratinho. No centro da mesa ficará as 60 fichas. O primeiro jogador lança o dado e pega a quantidade de fichas referentes ao número que sair no dado e coloca em seu prato. O próximo jogador joga o dado e assim segue até acaberem as fichas. No final da jogada cada jogador deverá contar as fichas que estão em seu prato. Vence quem tiver mais fichas.
Subtração:
Cada jogador recebe um pratinho e 20 (ou mais) fichas. O primeiro jogador lança o dado e tira do seu prato a quantidade de fichas referentes ao número que sair no dado. O próximo jogador joga o dado e o jogo segue até que um dos jogadores consiga esvaziar o prato. Vence quem primeiro esvaziar o prato.
Nas seis imagens a seguir, Lucas, Vinícius, Willian e Natália estão jogando o "Jogo do prato-adição". A cada nova jogada os alunos registravam numa folhinha a quantidade tirada no dado e somavam para conferir com quantas fichas ficariam.
Marcadores:
Jogos para confeccionar
,
Nossos Jogos
domingo, 2 de novembro de 2014
Relação palavra/imagem
Sara, Ingrid, Lucas, Vinícius e Natália trabalhando com o jogo "Relação palavra/imagem".
Nesta atividade cada criança recebe uma cartela com seis imagens (animais ou alimentos). No centro da mesa estão diversas fichas contendo o nome das figuras(em letra de forma ou cursiva), viradas com as palavras para baixo.
A criança escolhe uma ficha, lê a palavra e verifica se corresponde a algumas das imagens da sua cartela. Se a resposta for positiva, coloca a ficha com a palavra sobre a imagem da cartela, se for negativa, devolve a ficha para o centro da mesa.
O jogo segue até todas as imagens ficarem cobertas.
Clique aqui para baixar as imagens
Nesta atividade cada criança recebe uma cartela com seis imagens (animais ou alimentos). No centro da mesa estão diversas fichas contendo o nome das figuras(em letra de forma ou cursiva), viradas com as palavras para baixo.
A criança escolhe uma ficha, lê a palavra e verifica se corresponde a algumas das imagens da sua cartela. Se a resposta for positiva, coloca a ficha com a palavra sobre a imagem da cartela, se for negativa, devolve a ficha para o centro da mesa.
O jogo segue até todas as imagens ficarem cobertas.
Clique aqui para baixar as imagens
A seguir, oito imagens mostrando as crianças jogando "Relação palavra/imagem".
Marcadores:
alfabetização
,
Sala Multifuncional
Quando sinto que já sei
O documentário a seguir é apenas uma pequena prova de que o mundo já sinaliza mudanças no seu entendimento sobre o ser humano. E como escola é feita de gente, já diria Paulo Freire, é ela que deve retratar essa metamorfose.
Independente das opiniões contrárias que se possa ter a todos os projetos apresentados no filme, que não são apenas ideias, mas ações, é preciso que façamos a reflexão do que queremos para nosso futuro, porque ele depende do que fazemos hoje.
Fonte: https://ameninaqueescreviaversos.wordpress.com/2014/10/30/quando-sinto-que-ja-sei/
Marcadores:
Dicas úteis
,
Vídeos educativos
Assinar:
Postagens
(
Atom
)