Uma das atividades do curso
de FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS é destacar e relatar duas atividades desenvolvidas
com alunos especiais que ilustrem
práticas de inclusão escolar. Cada dia
mais descobrimos que o uso de softwares
educacionais permite que pessoas com necessidades especiais e muitos
alunos com dificuldades de aprendizagens
tenham acesso a uma educação de qualidade. Entre esses softwares que permitem
uma melhor integração na sala de aula, que estou aprendendo a usar e que me
encanta a cada dia é o DOSVOX. Um dos recursos do Dosvox é transformar palavras
em áudio, permitindo que alunos com deficiência visual e até aqueles com
dificuldades de leitura possam estudar o mesmo material que é lido
pelos outros alunos.
*Como em nossa escola
trabalhamos com uma aluna com cegueira total, pedi o autorização para a equipe
pedagógica da escola e passei a fazer as avaliações da menina no notebook. Digito
e adapto algumas as questões no Edivox . A menina acessa o programa através das CONTROL ALT D e após a pergunta "Dosvox - O que
você deseja?" clicou “E” Edivox.
Após a pergunta “Qual o nome do Arquivo” ela tecla F9 e através das teclas
verticais, procura o arquivo da avaliação. Após a
leitura inicial, digita seu nome completo e começa a resolver a avaliação.
Se surgir alguma dúvida, ela conta também com a ajuda da auxiliar na sala de aula porque ainda não domina bem o computador. Depois da avaliação pronta, imprimimos e entregamos para a professora.
Se surgir alguma dúvida, ela conta também com a ajuda da auxiliar na sala de aula porque ainda não domina bem o computador. Depois da avaliação pronta, imprimimos e entregamos para a professora.
Esta é uma das maneiras que
encontramos para que a aluna adquira independência e faça seus trabalhos
"sozinha", sem precisar de uma monitora lendo e transcrevendo suas
respostas e trabalhos.
*Agora estamos convertendo
textos para mp3 através do utilitário multimídia do Dosvox. Essa é outra maneira de
nossa aluna ter acesso a textos que antes estavam em tinta e também aos alunos que ainda não
estão alfabetizados conseguirem estudar os textos passados pelos professores.
Vou deixar os passos para
quem se interessar em fazer. Primeiro é necessário verificar a configuração da
voz Sapi., Verifique em C – configura o
DOSVOX” se a opção “usa fala sap?”está marcada com “S” e também” se o “tipo de
fala sap” está marcada como “3”. Ajuste
também a velocidade para um número que lhe agrade: sugiro. Depois vá no E
“edivox” e digite ou escolha um dos textos do arquivo. Se o mesmo estiver em
txt ou doc será necessário renomear para “.tm3”. Basta selecionei o arquivo , ir em F9, A:
“arquivo”, depois em C “ salva como outro arquivo” e renomear o arquivo.tm3.
Saia do edivox, vá para A “arquivos”, procure o texto escolhido e selecione.
Vai abrir a tela do CDPM3 e a conversão será iniciada. Ao finalizar o processo
de conversão, um “subdiretório” com o mesmo nome do arquivo (sem extensão) é
criado e, dentro dele, você encontrará o arquivo.mp3 já convertido. Volte para a tela principal, teclei S
“subdiretórios”, clique no arquivo. Depois de ESC, voltei para a tela principal,
tecle A “arquivos”, selecionei o texto, de um enter , a tela do midiavox se
abrirá e fará a leitura do arquivo convertido.
No início parece
complicadinho, mas depois de pegar o jeito se torna legal de trabalhar.
Nenhum comentário :
Postar um comentário