Fiz este material para trabalhar com meus alunos, da Sala Multifuncional, que estavam com dificuldades em compreender potências. Sei que é um material simples (não sou professora de matemática rsrs), mas foi a maneira que encontrei para fazê-los compreender que 5² é diferente de 5.2, ou seja, que a potência é um produto de fatores iguais. No caso 5² é o mesmo que 5.5
Nos imagens abaixo, estão envelopes feitos de cartolina e "papel" transparente (tipo para retroprojetor). No centro escrevi a base e acima, a direita, escrevi o expoente . Dentro do envelope coloquei cartões, na quantidade representando o expoente (no caso do exemplo, expoente 2, coloquei dois cartões) e no centro de cada cartão escrevi o número que representa a base ( no exemplo, base 5) .
O aluno tira os cartões de dentro do envelope, coloca um do lado do outro e multiplica a base por ela mesma, quantas vezes forem os cartões.
|
5² |
|
Dois cartões representando o expoente 2, como o número 5 no centro 5² é o mesmo que 5 x 5 |
|
7⁴ |
|
7⁴ é o mesmo que 7 x 7 x 7 x 7 |
|
3⁶ |
|
3⁶ é o mesmo que 3 x 3 x 3 x 3 x 3 x 3 |
|
10⁴ |
|
10⁴ é o mesmo que 10 x 10 x 10 x 10 |
|
2³ |
|
2³ é o mesmo que 2 x 2 x 2 |
|
6² |
|
6² é o mesmo que 6 x 6 |
|
5³ |
|
5³ é o mesmo que 5 x 5 x 5 |
|
9⁴ |
|
9⁴ é o mesmo que 9 x 9 x 9 x 9 |
Eu farei este jogo com meus alunos do sexto ano, pois estão comk dificuldades em compreender que por exemplo cinco ao quadrado é diferente de 5x2
ResponderExcluir