O objetivo principal da atividade com o Mosaico da Tabuada é mostrar aos alunos que as tabuadas são formadas por sucessões de números que possuem certa regularidade, além de desenvolver a percepção de padrões e a noção de simetria.
Como será feita a atividade:
Os alunos receberão uma folha com algumas grades como as que estão abaixo (Figura 1 e 2) e terão que realizar o seu próprio mosaico de acordo com a tabuada que for pedida. Por exemplo, as Figuras 3 e 4 abaixo, ilustram mosaicos para as tabuadas dos números 2 e 3, respectivamente. Nestas figuras, consideramos os seguintes motivos simples:
· Quando um número não estiver na tabuada (não for múltiplo), então a quadrícula correspondente a este número deve ser preenchida desenhando a diagonal para cima,
· De outro modo, se um número estiver na tabuada (for múltiplo), então a quadrícula correspondente a este número deve ser preenchida desenhando a diagonal para baixo,
Em seguida é só colorir como preferirem, mantendo a simetria ou não.
Para variar o mosaico podemos usar para “não-múltiplo” e para “múltiplo” . Obtendo estes resultados:
Fonte: http://www2.mat.ufrgs.br/matematicao/assessorias/2011/mat5_111/aula10.htm
Mosaicos para as tabuadas do 2 e do 3.
Os alunos receberão uma folha com algumas grades como as que estão abaixo (Figura 1 e 2) e terão que realizar o seu próprio mosaico de acordo com a tabuada que for pedida. Por exemplo, as Figuras 3 e 4 abaixo, ilustram mosaicos para as tabuadas dos números 2 e 3, respectivamente. Nestas figuras, consideramos os seguintes motivos simples:
· Quando um número não estiver na tabuada (não for múltiplo), então a quadrícula correspondente a este número deve ser preenchida desenhando a diagonal para cima,
· De outro modo, se um número estiver na tabuada (for múltiplo), então a quadrícula correspondente a este número deve ser preenchida desenhando a diagonal para baixo,
Em seguida é só colorir como preferirem, mantendo a simetria ou não.
Para variar o mosaico podemos usar para “não-múltiplo” e para “múltiplo” . Obtendo estes resultados:
Fonte: http://www2.mat.ufrgs.br/matematicao/assessorias/2011/mat5_111/aula10.htm
Nenhum comentário :
Postar um comentário