quinta-feira, 9 de maio de 2013

Jogos de sucata

Passeando pelo face, olhem quanta coisa legal encontrei no Jogos de sucata na sala de aula. Vale a pena visitar.

Ábaco com tampinhas
Foto: Com 100 tampinhas coloridas, madeira de caixote de tomate e palito de churrasco, você pode fazer um ábaco para seus alunos. Ótimo material para contagem e realização de cálculos.  Pode substituir a parte de madeira por uma caixa de camisa resistente e os palitos por arame maleável.
Material Dourado com  tampinhas
Foto: O "Material Dourado" desperta no aluno a concentração, o interesse, além de desenvolver sua inteligência e imaginação criadora. Além disso, permite o estabelecimento de relações de graduação e de proporções, e finalmente, ajuda a contar e a calcular.
O material dourado originalmente é confeccionado em madeira, neste caso substituído por tampinhas plásticas de refrigerante. Ele é composto por: cubos, placas, barras e cubinhos. O cubo é formado por dez placas (mil), a placa por dez barras (cem) e a barra por dez cubinhos. Este material é de grande importância na numeração, e facilita a aprendizagem dos algoritmos da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão.
No Material Dourado com tampinhas, os cubinhos são representados por unidades de tampinhas, as barras por colunas com 10 tampinhas coladas com cola quente ou cola plástica (PVC) e as placas por 10 barras e assim sucessivamente. Você pode diferenciar cubos, placas, barras e cubinhos por cores diferentes como na imagem.



Caixinhas de contagem
Foto: Caixinhas de contagem - É um material simples e fácil de fazer.
Possibilita a associação entre quantidade e representação numérica, sequenciação e também a escala crescente ou decrescente. Muitas são as possibilidades de trabalho, vai depender do objetivo em questão. Pode substituir os palitos por feijões ou botões.
Algarismo Romano móvel 
Foto: Algarismo Romano móvel é uma material simples de fazer e excelente para trabalhar com as crianças. Facilita a composição numérica, leitura e escrita do número romano.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário