sexta-feira, 31 de outubro de 2014

SUDOKU-fácil










Vinícius e Lucas jogando Sudoku. 

Sudoku é um quebra-cabeça que utiliza lógica e raciocínio.  Nesse jogo optei por usar um tabuleiro 2x2, feito de papelão e  números de 1 a 4, colados em tampinhas de Nescau. Os alunos tinham que colocar um número (de 1 a 4) em cada quadrinho vazio do jogo, de maneira que não se repita nenhum algarismo nas colunas ou linhas.
Clique aqui para conhecer detalhes desse jogo.
Aqui e aqui vocês encontrarão outros tipos de Sudoku feito de materiais reciclados.
A seguir seis imagens mostrando Lucas e Vinicius sentados no tapete da sala, jogando Sudoku
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Desafio da Multiplicação













Olhem que legal essa ideia! Foi compartilhada no grupo Sala Multifuncional Professora Bel pela querida Fabrícia Helena
O jogo consiste com cartelas com números até 100 (usei até 120) e 10 tampinhas de Nescau com os fatos da multiplicação colados na parte de baixo. (números de cima são de 1 a 9 e representam cada multiplicação).
Como jogar: Cada rodada um aluno escolhe e vira uma tampinha. Todos resolvem a operação, registram no tabuleiro e o primeiro que chegar ao resultado vence a rodada. 
Observação: Os alunos podem usar qualquer recurso para chegar ao resultado: palitinhos, risquinhos, contar nos dedos, tabuada de tampinhas, ábacos... Em algumas situações usamos também o dinheirinho de papel.

Clique aqui para baixar a tabela e aqui para baixar os círculos da multiplicação.
A seguir nove imagens mostrando Daniel e Ricardo jogando "Desafio da Multiplicação. Vocês podem observar que sobre a mesa tem dinheirinho de papel. Usamos notas de R$2, R$5 e R$10 reais para auxiliar na multiplicação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogo "Vira e mexa-se"

Sara e Ingrid jogando uma adaptação do jogo  Vira e Mexa-se. Neste jogo, usei imagens e palavras estudadas pelas crianças.
O material pode ser usado de duas maneiras: associando as imagens das fichas com as imagens do tabuleiro ou, lendo as palavras das fichas e procurando a imagem correspondente no tabuleiro. 
Aproveitei a mesma ficha, de um lado da ficha  a criança encontra só imagens e do lado oposto, somente palavras (diferente da imagem da ficha).
O objetivo do jogo é encontrar, no menor tempo possível,  o par igual de cada imagem ou imagem/palavras representada nas fichas e no tabuleiro.
A seguir, cinco imagens. As quatro primeiras mostrando as meninas jogando, e a última imagem mostrando o tabuleiro com todas as peças sobrepostas.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Atividades de revisão: Língua Portuguesa







Atividades que adaptamos para nosso aluno do 5º ano que começou a ler recentemente.
Como ele insiste em escrever em letra cursiva, mas ainda apresenta dificuldade na leitura (de escrita cursiva) e no traçado das letras, optamos por fazer as atividades com a fonte "mamãe que nos faz".
Clique aqui Para baixar as atividades em PDF ou aqui para baixar no formato word.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogo 50 fichas










Lucas, Vinícius e Natália  jogando com o jogo 50 fichas.
A cada nova jogada tinham que somar os pontos dos dados, pegar a quantidade de pecinhas, colocar no tabuleiro e depois tinham que falar o nome do algarismo. Essa atividade me permitiu descobrir o que cada aluno já sabe sobre os números; quais algarismos reconhecem, se sabem contar em sequencia e se tem noção de quantidade. 
Dependendo do nível da criança, podemos pedir para as crianças  falarem o nome do algarismos onde pararam e depois adicionar mentalmente os pontos tirados no dado.
Clique aqui para conhecer detalhes do jogo e  baixar o tabuleiro.
A seguir, seis imagens mostrando as crianças, cada uma com seu tabuleiro, em volta da mesa jogando.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Mosaico da Tabuada

O objetivo principal da atividade com o Mosaico da Tabuada é mostrar aos alunos que as tabuadas são formadas por sucessões de números que possuem certa regularidade, além de desenvolver a percepção de padrões e a noção de simetria.
Mosaicos para as tabuadas do 2 e do 3.

Como será feita a atividade:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Enigma de letras















Essa atividade estimula a curiosidade, desperta a atenção, concentração, discriminação visual e auxilia na formação de palavras e frases através de códigos secretos 
Para fazer as cartelas usei papelão (desses de caixa de leite), contact preto, número e letras impressos. Cada tabela numerei de 1 a 37, sendo para cada número, usei uma letra do alfabeto, incluindo as vogais acentuadas. Fiz também diversas cartelas menores com palavras ocultas, onde as letras  foram substituídas por números. (plastifiquei as cartelas para que ficassem mais resistentes e permitissem o uso de pincel)
Para jogar: Cada criança escolhe uma tabela, pega um pincel para quadro branco e uma cartela de palavras. Observa cada número da cartela, pesquisa na tabela e substitui os números pelas letras correspondentes, até formar uma palavra. Cada nova palavra formada, deve ser lida em voz alta para os colegas.
Observação: Optei por fazer 3 tabelas diferentes: Uma com as letras em formato bastão, outra com as letras minusculas e a terceira com as letras minúsculas cursiva.
A seguir, nove imagens mostrando os alunos, cada um com sua tabela, formando palavras
Para baixar as fichas com as letras em formato word, clique aqui e para baixar em pdf, clique aqui


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 25 de outubro de 2014

Atividades sistema digestório

Texto e atividades sobre sistema digestório para nosso aluno com D.I do 5º ano.
Nosso aluno já consegue ler textos em letra bastão, porém , insiste em escrever cursiva, mesmo sem conseguir ler nem traçar a letra corretamente. Como não conseguimos convencê-lo a escrever em letra bastão, optamos por preparar a maioria dos materiais dele em letra cursiva, para que ele possa melhorar a leitura da letra cursiva e também sua escrita.
Se for de seu interesse, clique aqui para baixar o material em PDF e aqui para baixar no formato word

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Avaliação Língua Portuguesa




 Atividade de fixação que adaptamos para nosso aluno com D.I do 5º ano.
Clique aqui para baixar a avaliação em PDF ou aqui para baixar no formato word.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogo 50 fichas

Esse jogo trabalha, além da socialização, noção de quantidades, dezenas e números pares e ímpares. 
Pode ser jogado com um ou dois dados.
Todos os jogadores devem ter uma cartela e 50 fichas (ou tampinhas).

O primeiro participante joga o dado e coloca sobre o tabuleiro o número de fichas correspondente ao número que saiu no dado. (ou ao resultado da soma dos dois dados) sobre o seu tabuleiro.
Vence o jogo quem primeiro conseguir preencher toda a cartela.
Clique aqui para baixar o tabuleiro do jogo.
Obs: Substituí as fichas por pecinhas ( dessas que veio no sacolão criativo, enviado pelo MEC). Juntei de 10 em 10 para trabalhar dezenas.

A seguir quatro imagens: A primeira mostrando a tabuleiro impresso, um dado branco e cinco conjuntos de pecinhas, com 10 pecinhas cada. A segunda imagem mostra o tabuleiro com duas cobrindo o número 1 e 2 e o dado mostrando o número 2. A terceira imagem mostrando pecinhas cobrindo os oito primeiros números do tabuleiro e o dado mostrando o número 6 ( 2+6=8). A última imagem mostra o tabuleiro para imprimir.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Jogo vai e volta

Material: 1 tabuleiro (utilizei a impressão de cartazes 2 x 2), pinos ou tampinhas para marcar a jogada no tabuleiro e um dado com os números 2 e 4 em vermelho e  os números 1, 3, 5 e 6 azul.
O primeiro jogador joga o dado e anda no tabuleiro seguindo as regras abaixo:
Se tirar os números azuis, deve andar a quantidade correspondente para frente. Se tirar os números vermelhos, anda a quantidade indicada para trás. 
(Exemplo: se o dado indicar o número 2 (vermelho) o jogador deverá andar duas casas para trás, se indicar o número 5 (azul) deverá andar cinco casas a frente).
Caso o jogador volte para o início do tabuleiro (número 1), será necessário que ele sorteie um número azul no dado para continuar a jogar.

Vence quem chegar primeiro ao final do tabuleiro (número 50).
Clique aqui para baixar o tabuleiro do jogo e aqui para baixar o dado.

A seguir três imagens: A primeira mostrando o jogo impresso; a segunda mostrando o tabuleiro do jogo e a última, o dado para imprimir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Site com atividades educacionais.

Olhem que dica legal da colega de grupo, Aline Aguiar. O site worksheetworks.com permite fazer centenas de combinações de planilhas para trabalhar com os alunos.
Tem atividade de matemática, Inglês, Jogos e muito mais.
Vale a pena visitar e conferir!
Clique aqui ou na imagem para acessar o site.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Jogo Zigue zague

Acredito que vi esse jogo no face da professora Benedita Amélia. Ela desenvolve o projeto "desenrolando a matemática" e compartilha ideia e jogos maravilhosos. 
Nesse jogo, cada jogador, coloca seu pino (ou tampinhas) na linha de partida. O primeiro aluno joga os dados (pode ser dois ou três dados) e de acordo com os números obtidos, deve fazer uma operação de cabeça (adição, subtração...), de forma a conseguirem chegar a um dos números que está próximo da sua casinha, de preferência para cima. o jogador deve colocar o seu pino sobre o resultado obtido.
Cada jogador poderá movimentar o seu pino apenas uma casa em cada jogada, para frente, para trás, para os lados ou na diagonal.
Ganha o jogador que chegar ao topo ou o que conseguir subir mais.
Ainda não testei com meus alunos. Em breve compartilho aqui a experiência com as crianças ;)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Frações da borboleta

Olhem que legal essa dica para adicionar ou subtrair frações com denominadores diferentes.


* Escreva as frações como de costume. Desenhe duas asas ao longo das diagonais feitas pelo numerador de uma fração e o denominador da outra fração. Depois desenhe uma antena em cada asa (conforme imagem em vermelho).

* Observe que as asas se parecem com um sinal de multiplicação. Multiplicar os números em cada asa e coloque o produto no interior das antenas.

*  Desenhe um corpo na borboleta, conectando as partes inferiores das asas,  e multiplique os dois denominadores. Coloque o produto dentro do corpo.

* Adicionar ou subtrair os números nas antenas de acordo com o que pede na fração. Coloque o resultado, em forma de fração, do lado do "corpo da borboleta".

* Se for necessário, reduza ou simplificar o resultado.

As "borboletas" abaixo para  as frações 3/4 + 2/5 e 3/4 - 2/5 ilustram o procedimento. 


Borboleta
Clique aqui para olhar os exemplos no site original:  Borboleta Frações
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ITAÚ está distribuindo nova coleção de Livros



Quem aprende a gostar de ler sabe escrever a própria história.

O Itaú realiza uma série de programas e parcerias para tornar o Estatuto da Criança e do Adolescente uma realidade para todos. E investe cada vez mais na qualidade da educação. A Coleção Itaú de Livros Infantis foi criada pela Fundação Itaú Social para ajudar a despertar desde cedo o prazer pela leitura. Ela foi feita para você que também acredita que a educação é o melhor caminho para a transformação do Brasil.
A educação muda o Brasil.
Quer receber a sua coleção gratuitamente?

Clique no link abaixo e solicite a sua coleção.


https://www.itau.com.br/crianca/pratique/#
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...