sábado, 26 de maio de 2012

APLICAÇÃO DE PROGRAMAS DE ESTIMULAÇÃO VISUAL NA ESCOLA




... considerando que os professores não contam geralmente com formação 
específica e, além disso, nem sempre dispõem do tempo que a estimulação
visual muito individualizada exige, entendemos que a aplicação dos programas
voltados ao desenvolvimento da eficiência visual devem estar a cargo dos 
especialistas em crianças com baixa visão.

Não obstante, os professores devem estimular o uso da visão em todas as 
ocasiões que se lhes apresentem, ao longo da jornada escolar, que são muitas.
E promover na sala de aula tarefas como as apresentadas a seguir, nas quais o
deficiente visual grave deve participar ativamente.



RELAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO VISUAL PARA O CICLO DA
EDUCAÇÃO INFANTIL


 ENSINO DO MOVIMENTO DOS OLHOS
- Avançar da esquerda para a direita.
- Aumento da visão periférica.
- Focalização com a cabeça em movimento.
- Seguir movimentos regulares.
- Seguir movimentos irregulares.

b) ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO VISOMOTORA
- Recortar.
- Colagem livre.
- Localização e colagem.
- Traçar com os dedos.
- Passar contas por fios.
- Traçar e colorir.
- Habilidades de autonomia:
- abotoar/desabotoar;
- amarrar/desamarrar cadarços;
- uso de ferramentas simples;
- transportar objetos;
- verter líquidos em recipientes.
- Brincadeira:
- tocar e bater;
- lançar e receber;
- corrida;
-salto/impulso/sucessão de saltos.

c) ATIVIDADES DE FIGURA-FUNDO
- Discriminações de objetos por categorias.
- Seleção de objetos, identificação de qualidades.
- Narrações de varreduras oculare:
- ao ar livre;
- em interiores;
- em lâminas.

d) ATIVIDADES DE CONSTÂNCIA PERCEPTIVA
- Manipulação de objetos e materiais.
- Construções livres.
- Construlçoes bidimensionais com movelos.
- Reconhecimento de objwtos tridimensionais em lãminas.
- Comparações e diferenças entre formas mais complexas.
- Classificações (busca e seleção)tamanho-forma-cor.

e) ATIVIDADES DE POSIÇÃO NO ESPAÇO
- Exercícios de relação corpo-objeto.
- Direcionalidade:
- diferenciação esquerda-direita na própria pessoa;
- diferenciação entre posições direita-esquerda de objetos em relação
à própria pessoa.
- Inversão e rotação.

f) ATIVIDADES DE RELAÇÕES ESPACIAIS
- Construções de modelos.
- Distinção de posições em modelos.
- Construções com objetos de modelos apresentados em lâminas.
- Simetrias.

g) ATIVIDADES PARA A MEMÓRIA DE ESTÍMULOS VISUAIS
- Memória da figura isolada.
- Memória de modelos complexos.
- Memória de sequências visuais.
- Memória de série de ações.

h) ATIVIDADES DE VISUALIZAÇÃO/IMAGINAÇÃO/ELABORAÇÃO 
MENTAL
- Composição de estruturas com formas geométricas. Com modelo/sem
 modelo.
- Inversão da ordem.
- Mudança de posição de uma figura.
- Construções simétricas.
- Repetições de memória.

FONTE: Texto copiado do livro "DEFICIÊNCIA VISUAL - Aspectos 
Psicoevolutivos e Educativos". Manuel Bueno Martin e Salvador Toro 
Bueno. Livraria Santos Editora Ltda., 2003. Pág. 189/191

http://jucimarsidney167.blogspot.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário