Tamanho da Fonte

A+ a-

sábado, 5 de maio de 2012

Atividade 4: Relato de atividade / práticas de inclusão escolar

Uma das atividades do curso de FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS é destacar e relatar duas atividades desenvolvidas com  alunos especiais que ilustrem práticas de inclusão escolar.  Cada dia mais descobrimos que o  uso de softwares educacionais permite que pessoas com necessidades especiais e muitos alunos  com dificuldades de aprendizagens tenham acesso a uma educação de qualidade. Entre esses softwares que permitem uma melhor integração na sala de aula, que estou aprendendo a usar e que me encanta a cada dia é o DOSVOX. Um dos recursos do Dosvox é transformar palavras em áudio, permitindo que alunos com deficiência visual e até aqueles com dificuldades de leitura possam estudar o mesmo material que é lido pelos outros alunos.




*Como em nossa escola trabalhamos com uma aluna com cegueira total, pedi o autorização para a equipe pedagógica da escola e passei a fazer as avaliações da menina no notebook. Digito e adapto algumas as questões no Edivox . A menina acessa o programa através das CONTROL ALT D e após a pergunta "Dosvox - O que você deseja?" clicou “E”  Edivox. Após a pergunta “Qual o nome do Arquivo” ela tecla F9 e através das teclas verticais, procura o arquivo da avaliação. Após a leitura inicial, digita seu nome completo e começa a resolver a avaliação. 
Se surgir alguma dúvida, ela conta também com a ajuda da auxiliar na sala de aula porque ainda não domina bem o computador.  Depois da avaliação pronta, imprimimos e entregamos para a professora.
Esta é uma das maneiras que encontramos para que a aluna adquira independência e faça seus trabalhos "sozinha", sem precisar de uma monitora lendo e transcrevendo suas respostas e trabalhos.
*Agora estamos convertendo textos para mp3 através do utilitário multimídia do Dosvox. Essa é outra maneira de nossa aluna ter acesso a textos que antes estavam em tinta e também aos alunos que ainda não estão alfabetizados conseguirem estudar os textos passados pelos professores.
Vou deixar os passos para quem se interessar em fazer. Primeiro é necessário verificar a configuração da voz Sapi., Verifique em  C – configura o DOSVOX” se a opção “usa fala sap?”está marcada com “S” e também” se o “tipo de fala sap” está marcada como “3”.  Ajuste também a velocidade para um número que lhe agrade: sugiro. Depois vá no E “edivox” e digite ou escolha um dos textos do arquivo. Se o mesmo estiver em txt ou doc será necessário renomear para “.tm3”.  Basta selecionei o arquivo , ir em F9, A: “arquivo”, depois em C “ salva como outro arquivo” e renomear o arquivo.tm3. Saia do edivox, vá para A “arquivos”, procure o texto escolhido e selecione. Vai abrir a tela do CDPM3 e a conversão será iniciada. Ao finalizar o processo de conversão, um “subdiretório” com o mesmo nome do arquivo (sem extensão) é criado e, dentro dele, você encontrará o arquivo.mp3 já convertido.  Volte para a tela principal, teclei S “subdiretórios”, clique no arquivo. Depois de ESC, voltei para a tela principal, tecle A “arquivos”, selecionei o texto, de um enter , a tela do midiavox se abrirá e fará a leitura do arquivo convertido.
No início parece complicadinho, mas depois de pegar o jeito se torna legal de trabalhar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário