Tamanho da Fonte

A+ a-

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Dicas sobre Dosvox

Ligando o Sistema Dosvox

O Dosvox  pode ser ativado através do seguinte procedimento: Pressione as teclas CONTROL ALT D simultaneamente e você escutará a seguinte mensagem: "SISTEMA Dosvox - VERSÃO X.X - NÚCLEO DE COMPUTAÇÃO ELETRÔNICA DA UFRJ. Dosvox - O que você deseja?" A pergunta "Dosvox - O que você deseja?" será ouvida sempre quando ele necessite que você entre com alguma informação. A partir deste momento vocêpode comandar de forma interativa o computador através do teclado. Na tela do computador aparecem informações acerca de como adquirir ou obter ajuda sobre o Dosvox.

Alterando o Volume do Som do Dosvox
Por padrão, o sistema operacional (no caso o Windows), configura as placas de som dos computadores, de modo que qualquer som produzido e jogado ali saia plenamente audível pelos alto-falantes e/ou fones de ouvido cujo volume esteja regulado para uma posição média. Se, todavia, por qualquer causa, você estiver escutando um som demasiadamente baixo ou alto para seus ouvidos, ajuste da seguinte forma:
Após ouvir a pergunta: "Dosvox, o que você deseja ?", tecle a letra M, e, após a pergunta "Qual a letra do Programa de Multimídia ?", responda com a letra V. Neste momento, a máquina pede para digitar um número entre 10 e 100, o qual será, a partir de então, o novo volume de tudo o que se ouve pela placa de som. Recomendamos que, no caso que o som esteja baixo, ponha-se o valor 100, pois é esse o valor que coloca o volume em 100 porcento. Após digitar o valor, você retorna automaticamente à janela inicial e principal do Dosvox.

Menu Principal


Para conhecer ou ativar as opções do Dosvox, tecle F1 ou caminhe com as setas verticais. Pressionando a tecla F1 o programa falará apenas algumas opções.Utilizando as setas verticais serão encontradas mais opções, ou seja, você terá um menu mais completo.
No DOSVOX, o que é mostrado na tela também é falado. Em alguns casos a fala é um pouco diferente, mais reduzida.Se neste momento ou quando estiver em qualquer programa do ambiente Dosvox , você quiser saber que horas são segundo o relógio do computador, pressione F8; caso queira saber a data, pressione CONTROL e sem soltar pressione F8. Na tela principal do Dosvox, a tecla DEL tem a função de limpar a tela. Cuidado! Dependendo do local do sistema onde se encontra o foco, tanto essa tecla como outras podem realizar outras funções. Um erro comum dos alunos é a localização, ou seja, estar em uma tela e utilizar a opção de outra.

Dica: O usuário iniciante deve utilizar os menus opção com F1 ou setas verticais para conhecer as opções. Em alguns casos como será visto adiante a lista de opções também poderá ser encontrada se pressionada a tecla F9. 
Praticando... Ligue o Dosvox e utilize as setas para conhecer as opções do menu principal.
Como é Feita a Interface do Dosvox com o Usuário
No ambiente Dosvox a interação entre usuário e máquina ocorre basicamente através de 2 (dois) elementos: teclas do teclado (entrada de informações) e  retorno sonoro (saída de informação).

Teclas do Teclado
Como já dito anteriormente, o acesso aos programas do ambiente Dosvox será realizado através de teclas ou combinações de teclas do teclado.
A interface dos programas com o usuário é bem simples, sempre que o programa fizer uma pergunta, aperte a tecla F1 ou as setas, que serão mostradas as opções (possíveis respostas) para aquela aplicação. Existem casos em que as setas têm outras funções, por exemplo, no Editor, na listagens de arquivos e subdiretórios, a tecla F9 é utilizada para exibir a lista de opções. Este é um padrão em todo o ambiente. Assim como a tecla ESCAPE (ESC) é utilizada para sair ou fechar todos os programas do ambiente Dosvox, inclusive para sair do Dosvox.

Retorno Sonoro (feedback para o usuário)
O ambiente Dosvox trabalha com dois tipos de voz (som), a voz gravada e a sintetizada. A voz gravada estará presente nos menus de opções, entrada do programa e saída e em todas as situações que as mensagens já são conhecidas. Nas demais, a voz é sintetizada, uma voz criada pelo computador. Essa voz sintetizada não é uma voz definitiva, podem ser instalados outros sintetizadores com outros tons de voz, conhecidas como fala SAPI. O ambiente Dosvox pode fazer uso de qualquer sintetizador compatível com o padrão da Microsoft SAPI (speech application program interface) versão 4.0 ou 5.1. Ao ser instalado, o Dosvox reconhece imediatamente os sintetizadores SAPI já instalados no computador.
Conhecendo um pouco mais sobre fala SAPI
A possibilidade de utilizar outras sínteses de voz será muito útil para ler textos em outras línguas. Se tiver um texto escrito em Inglês, Espanhol, Francês, Italiano... Basta configurar o programa para utilizar a síntese do idioma desejado. Para isso, primeiro devo adquirir a síntese e instalar no computador, depois, configurar o programa para utilizar a síntese desejada.

Desligando o Sistema Dosvox

O Dosvox pode ser fechado através do seguinte procedimento: pressione a tecla F ou a tecla ESC e você escutará a seguinte mensagem: "Confirma o fim do Dosvox? Sim ou Não?". A pergunta deve ser respondida pressionando a tecla S para sair e finalizar o sistema Dosvox ou N para continuar com o Sistema ativado. Caso sua decisão seja a de fechar o Dosvox, após pressionar S você escutará a mensagem: "Trabalhar com você é sempre bom. Tchau!".

Em seguida ele pede que você digite a letra correspondente da aplicação que deseja executar: D - desligar o computador; L - Logoff; W - Windows (retorna ao Windows e permanece com o computador ligado); ou R - reiniciar o computador.

GPEC  ( Material do Curso Inclusão Digital - SISTEMA DOSVOX) 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário