sábado, 11 de agosto de 2012

Estimulação Visual


Atividade 1:
Material: Fotografias, recorte de revistas, folhas de papel, canetinhas, cola.
Faça um caderno dobrando as folhas de papel. Ajude então a criança a colar nas folhas as figuras. Peça para que ela identifique o que está colando, e registre logo abaixo.

Atividade 2:
Material: Sala escura e lanterna.
Com a lanterna acesa, ilumine objetos e partes do corpo da criança e do seu, chamando a atenção dela sobre o que está sendo iluminado. Peça para nomear o que vê.

Atividade 3:
Material: Canudos de papel toalha ou higiênico e papéis celofane de cores diferentes.
Use os canudos como lunetas e mostre objetos para a criança pedindo que olhe-os através delas. Depois cole o celofane em uma das pontas e peça para olhar de novo. Comparem o que viram.

Atividade 4:
Material: óculos escuros.
Saia com a criança na luz do dia e depois coloque os óculos escuros nela. Conversem sobre as diferenças observadas.

Atividade 5:
Material: papéis celofane de cores diferentes.
Num local iluminado, coloque em frente aos olhos da criança, papéis celofane de diferentes cores, para que ela perceba as mudanças que acontecem, relacionadas a cor.

Atividade 6:
Material: Bijuterias, chapéus, perucas,óculos, roupas extravagantes.
Apresente-se à criança vestido normalmente. Saia da sala e escolha um dos apetrechos selecionados e coloque-o. Apresente-se novamente à criança e peça para ela mostrar o que há de diferente em você.

Atividade 7:
Material: água e sabão.
Faça bolhas de sabão para que a criança as observe e siga seu trajeto. (Caso a criança também vá fazer as bolhas, cuidado para que não haja ingestão do líquido com sabão!!!!)

Atividade 8:
Material: Dois ou mais brinquedos ou outros objetos.
Apresente os brinquedos à criança. Tape-lhe os olhos. Retire um deles.peça para a criança tentar adivinhar que brinquedo está faltando. Inverta os papéis e peça que ela esconda para que você adivinhe.
 
Rodrigues, Maria de Fátima A. e Miranda, Silvana de Moraes. A estimulação da criança especial em casa. Entenda o que Acontece no Sistema Nervoso da Criança Deficiente e como Você Pode Atuar sobre Ele. Belo Horizonte: Atheneu 2005, 183p

Fonte:http://paralisiacerebral.webnode.com.br/orienta%C3%A7%C3%B5es%20fonoaudiologicas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário