domingo, 4 de agosto de 2013

Truques para segurar o lápis corretamente

Hoje visitando a página  De Pernas Para o Ar encontrei várias dicas importantes, entre elas, alguns truques para ajudar a criança a segurar o lápis corretamente.


















Pegar num lápis corretamente pode não ser tarefa fácil e porque essa capacidade tem um forte impacto sobre a capacidade de escrita das crianças aqui ficam alguns truques da Terapia Ocupacional. 

1. Utilizar lápis triangulares. Os lápis de formato triangular têm um formato anatômico que condiciona a criança a segurar o lápis de maneira correta  colocando os três dedos nos três pontos de apoio. 


2. Utilizar lápis pequenos. As crianças têm de fazer mais força com o polegar e o dedo indicador e não é tão fácil apoiar o lápis em partes da mão incorretas. 


3. Esconder algo sob o dedo mindinho e anelar. Estes dois dedos devem segurar algo contra a palma da mão enquanto os restantes fazem todo o trabalho. O objeto deve ter o tamanho ideal para que os dedos não sejam empurrados para fora porque o objeto é muito grande, ou terem que apertar com muita força porque é muito pequeno. Use uma pequena bola de plasticina, bola de algodão, pedaço de papel amassado ou uma borracha pequena.


4. Aumentar o peso do lápis. O peso extra dá mais informação proprioceptiva, o que alerta para o facto de estar a segurar alguma coisa e dá um pouco mais de informação sobre onde está o lápis na mão.


Fonte: https://www.facebook.com/pages/De-Pernas-Para-o-Ar/244795812233369?hc_location=timeline
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário