Tamanho da Fonte

A+ a-

sábado, 3 de maio de 2014

Jogo cubra e descubra

Ideia compartilhada por Fabricia Helena Biaso Campos, uma colega maravilhosa que faz parte do grupo Sala Multifuncional-professora Bel. 
Este jogo é semelhante ao "fecha a caixa" pois além de trabalhar adição ele é excelente para estimular o cálculo mental. 

Para fazer o jogo usei uma base de compensado (dessas que vem com torta rs. Forrei com feltro vermelho. Coloquei duas barras marrons, uma em cada lateral onde vai os números. Para abrir/fechar os números, usei uma tira de feltro branca, cortada em 10 tirinhas. Optei por usar essa maneira para cobrir os números, mas você pode usar 22 tampinhas de refri ou retângulos de EVA.

Ah! você vai precisar também de 2 dados

Objetivo do jogo: Descobrir os números do tabuleiro, usando a soma dos
pontos nos dados.


Como jogar:


*Cobrir todos os numerais do tabuleiro;

* O primeiro jogador lança os dois dados e conta o total de pontos; retira a tampinha da casa correspondente a esse total. 

*O segundo jogador faz o mesmo. 
*O primeiro torna a jogar, e assim por diante;
* Quando as casas 7, 8, 9 e 10 forem descobertas, passa-se a jogar somente um dado. Segue-se assim até que fique impossível abrir mais casas.
Ao terminar a jogada, somam-se as casas fechadas (quem descobriu o maior número de casas, perdendo o mínimo de pontos, vence a jogada).
*Ganha quem descobrir primeiro todas as casas.

A seguir, seis imagens mostrando o tabuleiro do jogo "cubra e descubra".
Na imagem aparece 1 dado, mas são necessários dois dados para realizar as jogadas.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários :

  1. Ficou legal o jogo,bem diferente sem contar que as regras do jogo será um desafio, para cada jogador durante a jogada.

    ResponderExcluir
  2. ELE TAMBÉM PODE SER USADO PARA COBRIR AS CASAS, DE ACORDO COM OS NÚMEROS DOS DADOS PODEMOS IR COBRINDO, GANHA QUEM COBRIR TODAS.

    ResponderExcluir