sexta-feira, 26 de junho de 2015

Atividades do Atendimento Educacional Especializado (AEE)

O atendimento Educacional Especializado (AEE) visa atender às necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, público alvo da educação especial, devendo a sua oferta constar no projeto pedagógico da escola, em todas as etapas e modalidades da educação básica. Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes. As atividades desenvolvidas no AEE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos estudantes com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela e é realizado no turno inverso ao da escolarização, prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou de outra escola de ensino regular, podendo, ainda, ser realizado em centros de atendimento educacional especializado.

 Atividades do – AEE:

* Ensino do Sistema Braille: consiste na definição e na utilização de métodos e estratégias para que o estudante se aproprie desse sistema tátil de leitura e escrita.

 *Estratégias para autonomia no ambiente escolar: consiste no desenvolvimento de atividades, realizadas ou não com o apoio de recursos de tecnologia assistiva, visando à fruição, pelos estudantes de todos os bens sociais, culturais, recreativos, esportivos entre outros; serviços e espaços disponíveis no ambiente escolar, com autonomia, independência e segurança.
* Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos: consiste no ensino das funcionalidades dos recursos ópticos e não ópticos e no desenvolvimento de estratégias para a promoção da acessibilidade nas atividades de leitura e escrita. São exemplos de recursos ópticos: lupas manuais ou de apoio, lentes especificas bifocais, telescópios, entre outros, que possibilitam a ampliação de imagem. São exemplos de recursos não ópticos: iluminação, plano inclinado, contraste, ampliação de caracteres, cadernos de pauta ampliada, caneta de escrita grossa, lupa eletrônica, recursos de informática, entre outros, que favorecem o funcionamento visual.
* Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais: consiste na promoção de atividades que ampliem as estruturas cognitivas facilitadoras da aprendizagem nos mais diversos campos do conhecimento, para o desenvolvimento da autonomia e da independência do estudante frente às diferentes situações no contexto escolar. As ampliações dessas Caderno de Instruções 65 estratégias para o desenvolvimento dos processos mentais possibilitam maior interação entre os estudantes, o que promove a construção coletiva de novos saberes na sala de aula comum.
*Técnicas de orientação e mobilidade: consiste no ensino de técnicas e desenvolvimento de atividades para a orientação e a mobilidade, proporcionando o conhecimento dos diferentes espaços e ambientes para a locomoção do estudante, com segurança e autonomia. Para estabelecer as referencias necessárias ao ir e vir, tais atividades devem considerar as condições físicas, intelectuais e sensoriais de cada estudante.
* Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras): consiste no desenvolvimento de estratégias pedagógicas para a aquisição das estruturas gramaticais e dos aspectos linguísticos que caracterizam essa língua.
*Ensino do uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA): consiste na realização de atividades que ampliem os canais de comunicação, com o objetivo de atender às necessidades comunicativas de fala, leitura ou escrita dos estudantes. Alguns exemplos de CAA são cartões de comunicação, pranchas de comunicação com símbolos, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador, quando utilizado como ferramenta de voz e comunicação.
*Estratégias para enriquecimento curricular: consiste na organização de práticas pedagógicas exploratórias suplementares ao currículo comum, que objetivam o aprofundamento e a expansão nas diversas áreas do conhecimento. Tais estratégias podem ser efetivadas por meio do desenvolvimento de habilidades; da articulação dos serviços realizados na escola, na comunidade, nas instituições de educação superior. Da prática da pesquisa e do desenvolvimento de produtos; da proposição e do desenvolvimento de projetos de trabalho no âmbito da escola com temáticas diversificadas como artes, esporte, ciência e outras.
* Ensino do Soroban: o ensino do Soroban, calculadora mecânica manual, consiste na utilização de estratégia que possibilitem ao estudante o desenvolvimento de habilidades mentais e de raciocínio lógico matemático.
* O ensino da usabilidade e das funcionalidades da informática acessível: consiste no ensino das funcionalidades e da usabilidade da informática como recurso de acessibilidade à informação e à comunicação, promovendo a autonomia do estudante. São exemplos desses recursos: leitores de tela e sintetizadores de voz, ponteiras de cabeça, teclados alternativos, acionadores, softwares para a acessibilidade.
* Ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita: desenvolvimento de atividades e de estratégias de ensino da língua portuguesa, na modalidade escrita, como segunda língua, para estudantes usuários da Libra, voltada a observação e à análise da estrutura da língua, seu sistema, funcionamento e variações, tanto nos processos de leitura como produção de textos.

Sala de Recursos Multifuncionais:


Espaços localizados nas escolas de educação básica onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE. São constituídas por equipamentos, mobiliários, recursos de acessibilidade e materiais didático/pedagógicos para atender escolas públicas com estudantes público alvo da educação especial, matriculados em classe comum do ensino regular, registrado no Censo Escolar. Para serem contemplados pelo programa, os estabelecimentos públicos de ensino deverão ter registro no Censo escolar, de matrículas de estudantes público alvo da educação especial em classe comum de ensino regular. O AEE é realizado pelo professor com formação continuada em educação especial

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