domingo, 29 de abril de 2012

Leitores de tela



Repassando conhecimentos do curso  "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS"


O NVDA (Non Visual Desktop Access) é um leitor de telas gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos, indo pela contramão do JAWS e Virtual Vision, onde o valor da licença é inacessível à grande parte da população.
O projeto foi iniciado em meados de 2006, pelo jovem australiano Michael Curran, mas ainda está um pouco aquém dos seus principais concorrentes comerciais nos quesitos de funcionalidades e interação com o sistema, no entanto o leitor está evoluindo a passos largos.
Uma característica que garante um grande diferencial ao NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, cd ou qualquer outro disco removível.


Ficha Técnica
Versão: 2011.1.1 (Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: NV Access;

Site Oficial: www.nvda-project.org
Download: Clique aqui para baixar o NVDA 2011.1.1 ou
Clique aqui para baixar o NVDA 2011.1.1 (versão portátil).
Fonte:Movimento livre [http://www.movimentolivre.org/artigo.php?id=50]
 No site Acessibilidade Legal, você encontra um  tutorial extremamente didático para ajudá-lo na instalação e na apropriação de suas principais funcionalidades. Não deixe de navegar e explorar esse site, pois apresenta informações de extrema relevância para apoiar o processo de inclusão sociodigital de alunos com deficiência visual.
 Para conhecer e explorar outros leitores de telas:
 http://www.movimentolivre.org/artigo.php?id=50
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário :