Tamanho da Fonte

A+ a-

domingo, 29 de abril de 2012

Leitores de tela



Repassando conhecimentos do curso  "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS"


O NVDA (Non Visual Desktop Access) é um leitor de telas gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos, indo pela contramão do JAWS e Virtual Vision, onde o valor da licença é inacessível à grande parte da população.
O projeto foi iniciado em meados de 2006, pelo jovem australiano Michael Curran, mas ainda está um pouco aquém dos seus principais concorrentes comerciais nos quesitos de funcionalidades e interação com o sistema, no entanto o leitor está evoluindo a passos largos.
Uma característica que garante um grande diferencial ao NVDA é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, cd ou qualquer outro disco removível.

No site Acessibilidade Legal, você encontra um  tutorial extremamente didático para ajudá-lo na instalação e na apropriação de suas principais funcionalidades. Não deixe de navegar e explorar esse site, pois apresenta informações de extrema relevância para apoiar o processo de inclusão sociodigital de alunos com deficiência visual.


Ficha Técnica
Versão: 2011.1.1 (Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: NV Access;

Site Oficial: www.nvda-project.org
Download: Clique aqui para baixar o NVDA 2011.1.1 ou
Clique aqui para baixar o NVDA 2011.1.1 (versão portátil).
Fonte:Movimento livre [http://www.movimentolivre.org/artigo.php?id=50]
 Para conhecer e explorar outros leitores de telas:
 http://www.movimentolivre.org/artigo.php?id=50
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário :