Tamanho da Fonte

A+ a-

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Jogos pedagógicos

O jogo "Troca letras" faz parte do kit de 10 jogos educativos, enviados pelo Ministério da Educação para as escolas públicas. 
mec
Este jogo é composto de 20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras são semelhantes, com diferença apenas em relação a uma das letras) e um alfabeto móvel. No kit vem também um quadro de pregas pequeno, mas optei por fazer um maior e colei em um papelão para que ficasse mais resistente.
Nessa atividade deixei Eduardo livre para escolher 6 cartelas com figuras. Ele organizou no quadro de pregas e depois começamos a procurar as letras para formar as palavras. A medida que ia formando novas palavras eu ia perguntando se tinha letras iguais e qual letra estava diferente. Na palavra bolo e bola, por exemplo, ele notou que somente a última letra estava diferente, as outras três letras se repetiam. Percebeu que a letra O apareceu em todas as palavras, mas o T, C e o P apareceu somente uma vez.
Depois da atividade concluída fomos para o caderno. Eduardo pegava uma figura e escrevia seu nome. Depois das 6 palavras escritas foi o momento de procurar, em livros, figuras que as ilustrassem.
A seguir, seis imagens mostrando Eduardo formando palavras no quadro de pregas.







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário :

Postar um comentário